Pular para o conteúdo

5 dicas para superar a culpa depois de terminar um relacionamento

Você decidiu terminar um relacionamento, mas não pode se livrar da culpa pelo fim do relacionamento. A verdade é que não é fácil. É preciso muita coragem e tato para causar o menor dano possível a outra pessoa. No entanto, isso não faz você se sentir melhor.

A primeira coisa que você deve lembrar é que esse sentimento é completamente normal. É você quem decide terminar o relacionamento, e seu parceiro pode não gostar disso. Talvez ele esteja muito chateado ou, na pior das hipóteses, culpe você e diga que você é o problema. De qualquer forma, você pode superar essa culpa.

Por que a culpa ocorre?

A culpa é um sentimento muito humano. O artigo Culpa e Perdão em Psicoterapia a define como a atribuição de agentes humanos ao mal. Esse agente humano pode ser você mesmo, então você se culpa por tomar uma decisão que temos certeza que você está pensando há algum tempo.

Você assume a responsabilidade pelo que faz para manter os outros vivos, o que cria pensamentos compulsivos. A culpa pode ser prejudicial se a outra pessoa insistir em tentar novamente, porque você pode dizer sim quando na verdade não quer. Portanto, é importante saber como gerenciar adequadamente esse sentimento.

Dicas para você superar a culpa

Existem muitas dicas para superar a culpa ao terminar um relacionamento, mas reunimos algumas que consideramos as mais importantes e eficazes. Livrar-se desse sentimento não é fácil, então você pode precisar de ajuda profissional.

Mas primeiro, você descobrirá que há coisas que podem fazer você se sentir melhor e tirar a culpa de sua vida.

Separação de casal que causa culpa.
Rompimentos podem levar à culpa. Aprender a gerenciar esse sentimento é necessário para seguir em frente.

1. Revise o que o levou a tomar essa decisão.

Quando esse sentimento surge, é normal você perder a visão. Portanto, é importante reconsiderar os motivos que levaram à sua decisão de terminar o relacionamento.

Isso irá acalmá-lo, permitir que você respire e siga em frente com sua vida. Se quiser, você pode anotá-las em um caderno e ler quando a culpa tomar conta de sua mente.

2. Troque o sentimento de culpa pelo de responsabilidade

Não é fácil de fazer, mas é importante trocar culpa por responsabilidade. É importante saber como você se sente e tomar decisões.

Você pode realmente se perdoar por estar com alguém que não ama mais? É muito pior que a culpa seja infundada.

Claro, não é agradável ver alguém que compartilhou tantos momentos com você sofrer. No entanto, você não está fazendo nada de errado.

3. Pare seus pensamentos obsessivos

Talvez você nunca tenha tempo para analisar seus pensamentos, mas muitos deles são negativos. “Olha o que você fez, você era um cara mau, seu parceiro te amava e você decidiu perdê-lo.”

Quando esses pensamentos bloqueiam seu pensamento, a melhor coisa que você pode fazer é parar seus pensamentos. Uma boa maneira de fazer isso é dizer “basta” quando detectar que isso acontece novamente. Além disso, praticar meditação ajuda muito.

4. Não assuma a responsabilidade pelos sentimentos do seu parceiro

Para superar a culpa por terminar um relacionamento, você deve evitar controlar os sentimentos de seu parceiro. Eles não são de sua responsabilidade.

Ninguém gosta de ser dispensado; geralmente é surpreendente e desagradável para você. Mas isso não significa que você deve ser responsável por isso. Para tornar isso mais fácil, as seguintes sugestões são essenciais.

5. Contato zero

Como explica a psicóloga Sylvia Congost, o contato zero é uma maneira de superar o colapso do relacionamento ou a dependência emocional. Trata-se de remover um parceiro da sua rede social, bloqueá-lo no WhatsApp, não ver nenhuma de suas mensagens.

Isso não apenas ajudará você, mas seu ex  também. Isso permitirá que ele se cure mais rápido e você será mais capaz de lidar com a culpa.

Ter zero contato com seu ex beneficiará ambos. Não se sigam nas redes sociais e eliminem as conexões virtuais.

A culpa ao terminar um relacionamento é esperada

Superar a culpa ao terminar um relacionamento não é fácil, mas também não é impossível. Requer apenas paciência, calma e reflexão sobre o que aconteceu.

Às vezes, apesar de parecer culpado, é melhor terminar o relacionamento do que mantê-lo porque você está causando mais danos à outra pessoa e a si mesmo. Qual é a coisa mais difícil para você terminar um relacionamento?

veja também: As crianças caem no amor?