5 Exercícios Para Afinar a Cintura de Forma Efetiva

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Para as mulheres, conseguir afinar a cintura é mais do que uma questão de estética. Pode ser muito frustrante se olhar no espelho e ficar incomodada com o que vê. O vestido que você comprou a pouco tempo não fica mais legal no corpo, aquela calça social fica muito apertada para usar, e assim por diante. Por isso, a pratica de exercícios para afinar a cintura e atividades físicas é essencial.

Se você sofre com esse problema, saiba que não está sozinha. Muitas mulheres sofrem com gordura em excesso na área da cintura, e como eu já mencionei em outros artigos, isso é perigoso.

Para mudar essa realidade e ter resultados efetivos, os exercícios e treinos precisam ser regulares, aliados a uma reeducação alimentar e a mudanças no estilo de vida.

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Exercícios para Afinar a Cintura

Exercícios para Afinar a Cintura. Imagem: (Divulgação)

Antes de iniciar os exercícios, faça o aquecimento e alongamento para preparar o corpo e evitar lesões.

#1 Cardio

Exercícios de cardio de intensidade moderada por 30 minutos por cinco dias na semana, ou cardio de alta intensidade por 20 minutos, durante 3 dias na semana (5). Quanto mais massa você constrói mais gordura você vai queimar.

#1 Abdominal Cruzado

Esse é um exercício de baixo impacto mas possui um grau de dificuldade moderado.

Deite de costas em um colchonete para exercícios, tapete felpudo ou toalha macia; com as mãos posicionadas atrás da cabeça e com os cotovelos flexionados.

Contraia o abdômen e fique em uma posição de 1/2 de uma série de abdominais comum; estenda a perna direita, deixando-a no ar entre 5 a 10 cm do chão.

Flexione a outra perna, em direção à cabeça acima da musculatura do quadril, ao mesmo tempo.

Faça as abdominais enquanto gira o cotovelo direito em direção ao joelho esquerdo. Aproxime o máximo que conseguir sem que o joelho passe a articulação do quadril.

Troque a posição das pernas e faça a repetição.

Repetições: 10 vezes

#2 Exercício Saca-rolha

O exercício de levantamento de pernas pode ser feito no estilo do Treino HIIT. Deite-se com a coluna reta e apoiada sobre o colchonete de exercícios; posicione os braços ao lado do seu tronco.

Durante o exercício, os braços, o tronco e a cabeça devem ficar na mesma posição, apoiados no colchonete.

Estire, junte e comprima as pernas; devagar vá elevando as pernas em direção à cabeça, formando um ângulo de 45 graus entre a cabeça e as pernas.

Desça as duas pernas lentamente ao mesmo tempo (1,2,3). Após essa série, role o tronco para o lado direito e incline ligeiramente as pernas para a mesma direção. Sinta os músculos oblíquos sendo trabalhados.

Comprima as duas pernas ao mesmo tempo, inale o ar e segure por 2 segundos. Retorne as pernas para a posição do centro, sem tocar o chão.

Repita agora o movimento de inclinação para a sua esquerda e faça o mesmo procedimento.

Inale o ar e segure novamente por 2 segundos.

Repetições: 10-15

Série: 3

#3 Exercícios de Estabilização

Esses exercícios visam trabalhar os músculos do abdômen e queimar as gorduras na cintura; aumenta a resistência, evitam as dores lombares e ajudam a endireitar a coluna (4).

Você pode colocar no seu plano de exercícios, para realizar os exercícios de estabilização por 2 a 3 vezes na semana.

Beneficiam os músculos do abdômen e os bíceps.

  • Prancha Rastejando

Fique em pé, com a postura reta e os pés juntos, abaixe com a coluna reta e tente tocar o chão. Lentamente fique em posição de “prancha” por uns 5 segundos, e volte lentamente para a posição original.

Repetições: 15-20

#4 HIIT

Um opção que beneficia a queima de gordura e afinar a cintura, inclui o Treino HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), nele você intercala um treino curto de alta intensidade, com períodos de recuperação mais longos e menos intensos.

Ele ajuda a suprimir o apetite e a queimar gordura de forma efetiva por até 2 dias após os treinos. Fazendo regularmente, os benefícios para o seu corpo e perda de gordura na cintura, serão efetivos.

De acordo com pesquisas na área fitness, aliar o treino de resistência com exercícios aeróbicos beneficiam a perda de gordura abdominal.

Para ver outros artigos para perder gordura e fortalecer os músculos, click nos links:

Exercícios para Tonificar o Peitoral

4 Exercícios para fazer em casa

5 Regras básicas para Dieta e Emagrecimento

Comer Consciente Ajuda no Emagrecimento

Essas dicas são para você que deseja afinar a cintura nesse verão, e fugir do sedentarismo, trabalhar e fortalecer os músculos abdominais.

Para ter efetividade das suas práticas físicas para perder gordura, mantenha a reeducação alimentar, fuja dos alimentos industrializados que prejudicam o seu organismo e engordam, e mude o estilo de vida.

Dr. Juliano Pimentel

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