As infecções causadas pelo fungo Candida albicans (vulgarmente conhecido como candidíase) são muito comuns, principalmente em pacientes do sexo feminino, pois acomete a vagina.
No entanto, na maioria dos casos, esta não é uma situação grave. Com cuidados médicos adequados e algumas medidas extras, pode proporcionar alívio imediato e completo.
Veja também: Receita de Tacacá para Surpreender seu Paladar
A seguir, discutiremos os remédios naturais que se tornaram populares como auxílios complementares para esse problema.
No entanto, não há evidências científicas suficientes para sua eficácia contra a candidíase.
Devemos sempre consultar um especialista antes de começar a usar um medicamento.
O que é candidíase?
Candida albicans é uma levedura que existe em pequenas quantidades no corpo. Quando surgem certos problemas, como obesidade ou diabetes, ela pode crescer e causar algum desconforto, principalmente em áreas úmidas e quentes do corpo.
Para que esse fungo se multiplique e cause o que é comumente conhecido como “candidíase”, pelo menos uma das seguintes condições deve estar presente:
Áreas com pele úmida ou suada. As áreas mais comuns para candidíase são a virilha, axilas e sob os seios, ou entre os dedos dos pés ou os cantos da boca.
Não trocar de roupa por vários dias. Desta forma, a transpiração resseca o próprio corpo e cria habitats com maior umidade. A mesma coisa pode acontecer com bebês que passam horas na mesma fralda.
Uma dieta rica em açúcar e farinha refinada (branca), pois isso “alimenta” o fungo.
Uso prolongado de certos tipos de medicamentos, como antibióticos, esteroides ou pílulas anticoncepcionais hormonais. Porque as boas bactérias que controlam esta levedura morrem.
Pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como pessoas com AIDS, pessoas em quimioterapia, pessoas que passaram recentemente por cirurgia ou hospital, pessoas acamadas ou pessoas com um determinado distúrbio sanguíneo.
Quando você tem candidíase, uma erupção vermelha se desenvolve nas dobras da pele. Pode aumentar ao longo do tempo sem qualquer tratamento. Causa ardor, coceira, inchaço, dor e corrimento branco.
Quando se torna crônica, a pele afetada pode ficar espessa e esbranquiçada.
Remédios caseiros
1-Iogurte e canela
Embora comer iogurte ou usar supositórios vaginais contendo Lactobacillus possa ser um tratamento eficaz para candidíase, não há evidências de que os remédios propostos abaixo possam ser usados topicamente.
Ingredientes
- ½ xícara de iogurte natural, sem açúcar.
- ½ colher de sopa de canela em pó.
Modo de Preparo
- Misture os dois ingredientes. Aplique na área afetada por 5 noites consecutivas e deixe descansar por alguns minutos. Lave com água.
2-Água de lavanda
O óleo essencial de lavanda tem certas propriedades antifúngicas.
Ingredientes
- 1 ramo de flores de lavanda.
- 1 litro de água.
Preparação
- Em uma panela, ferva a água com lavanda por 10 minutos. Deixe esfriar e coe. Dê banho ou lave a área afetada com esta preparação uma ou duas vezes por dia.
3- Calêndula, camomila e óleo de melaleuca
Embora existam algumas evidências das propriedades antifúngicas da calêndula e da camomila, não há suporte empírico suficiente para essa terapia no tratamento da candidíase.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Ingredientes
- 150 ml de óleo essencial de amêndoas
- 1 colher de sopa de pétalas de calêndula
- 1 colher de sopa de flores de camomila
- 10 gotas de óleo essencial de (melaleuca) tea tree
Modo de Preparo
- Coloque pétalas de calêndula e flores de camomila junto com óleo de amêndoa em um recipiente de vidro com tampa hermética e deixe de molho por três semanas em temperatura ambiente em local seco e escuro. Coe e adicione gotas de óleo de melaleuca. Use um pano limpo ou bola de algodão para aplicar nas áreas afetadas pela candidíase.
4- Sálvia, tomilho e lavanda
Existem algumas descobertas sobre a atividade antifúngica dessas plantas, mas são necessárias mais pesquisas sobre sua eficácia combinada em tais remédios.
Ingredientes
- 5 litros de água
- 1 ramo de sálvia
- 1 ramo de tomilho
- 1 ramo de lavanda
Modo de preparo
- Use plantas frescas sempre que possível. Aqueça tudo em uma panela. Quando ferver, deixe no fogo e cozinhe por mais 5 minutos. Retire e esfrie. Coe e reaqueça sem queimar.
- Tome um banho de assento ou lave com este líquido duas vezes ao dia. Reaqueça toda vez que você usá-lo.
5- Equinácea
Existem resultados que mostram a capacidade inibitória da equinácea sobre o crescimento de Candida albicans.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de raiz de equinácea
- 1 litro de água
Modo de preparo
- Ferva água em uma panela. Quando atingir o ponto de ebulição, adicione a raiz de equinácea. Cozinhe por cerca de 10 minutos. Coe e beba 2 a 3 xícaras por dia durante um mês inteiro.
Considerações finais
Esses remédios não são de forma alguma um substituto para os tratamentos prescritos pelo seu médico.
confira: Herpes zóster contagio