[bloqueador]
A população mundial está enfrentando uma verdadeira epidemia de níveis altos de açúcar no sangue nas últimas décadas, já que o consumo deste ingrediente na dieta tem sido cada vez maior.
Veja também: Bicarbonato de sódio quais são os usos na cozinha
O mercado oferece uma grande variedade de alimentos com adição de açúcar, como refrigerantes, doces, chocolates, bolos… Existem até alimentos que parecem não levar açúcar, mas que o contêm. É o caso de salgados, massas ou conservas.
Este tipo de alimentação tem afetado a saúde de muitas pessoas, e é uma das principais causas de doenças como:
- Obesidade
- Intolerância à glicose
- Diabetes tipo 2
- Sobrepeso
Níveis altos de açúcar no sangue
A hiperglicemia ocorre quando os níveis de glicose no sangue são elevados. O problema surge quando o organismo não produz a quantidade suficiente de insulina ou quando esta é escassa.
- O primeiro passo é verificar o seu nível de glicose no sangue com um glicosímetro.
- Se os seus níveis são superiores a 180 mg/dl, a doença deve ser tratada imediatamente por um médico, já que isso pode trazer sérios problemas de saúde.
Maneiras de controlar os níveis altos de açúcar no sangue
1. Diminuir o consumo de açúcar
- Escolha alimentos de baixo índice glicêmico, observando atentamente a quantidade e os tipos de ingredientes no rótulo.
- Aumente o consumo de frutas e vegetais frescos.
A sua alimentação deve ser saudável, variada e equilibrada, tentando consumir um número menor de alimentos ricos em gorduras.
- Incorpore à dieta proteínas e carboidratos saudáveis, como os cereais integrais.
2. Consuma sementes de linhaça
Você pode consumi-las inteiras, moídas, em chás ou como óleo de linhaça. A linhaça traz diversos benefícios para a saúde, como:
- Menor risco de doenças cardíacas
- Prevenção do câncer
- Reduz o colesterol ruim (LDL)
O consumo de 10 a 20 gramas de sementes de linhaça moídas durante um período contínuo reduz em 20% os níveis altos de açúcar no sangue.
3. Praticar exercício físico diariamente
Fazer atividade física regula os níveis de glicose no sangue, já que os músculos utilizam glicose como fonte de energia para poder se mover e, em consequência, diminui a quantidade de açúcar na circulação.
Você deve medir regularmente os seus níveis de açúcar no sangue, para determinar qual a melhor atividade física para o seu caso, e para evitar uma queda brusca de açúcar no sangue (hipoglicemia).
4. Mantenha-se hidratado
Consumir pelo menos 2 litros de água diariamente hidrata o sangue, reduz os níveis de açúcar no organismo e reduz o risco de diabetes.
É fundamental estar hidratado para o bom funcionamento dos rins, que vão tentar se livrar do excesso de açúcar no sangue através da urina.
- A água e bebidas sem calorias são as mais recomendadas.
- Evite refrigerantes e outras bebidas adoçadas, porque promovem o ganho de peso e aumentam a glicose no sangue.
5. Controle os níveis de estresse
O estresse pode afetar os níveis de açúcar no sangue, seja causado por cansaço físico ou mental, preocupações, problemas no trabalho, etc.
O relaxamento e a meditação reduzem o estresse e diminuem os níveis de açúcar no sangue, além de trazerem grandes benefícios para todo o corpo e a mente.
Coloque em prática exercícios e métodos de relaxamento, como:
- Meditação
- Ioga
- Mindfulness
São todos muito adequados para controlar os níveis de açúcar no sangue, bem como para a obtenção de melhorias na saúde em geral.
6. Durma o suficiente
O descanso é necessário para manter uma boa saúde. O sono irregular ou insuficiente afeta os níveis de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina.
Assim, este problema pode acabar aumentando o apetite e favorecendo o ganho de peso.
7. Consuma canela como suplemento em sua dieta
A canela traz muitos benefícios para a saúde e pode ser consumida de várias maneiras.
Há estudos que afirmam que a canela pode reduzir em até 29% os níveis de açúcar no sangue. Ela atua de maneira semelhante à insulina, mas num ritmo muito mais lento.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Recomendações finais
- Consulte o seu médico antes de fazer alterações no seu estilo de vida ou alimentação.
- Existem muitos suplementos naturais para reduzir o açúcar do sangue que não têm contraindicações.
- Lembre-se de perder peso e manter uma dieta equilibrada.
- Meça seus níveis de açúcar no sangue regularmente.
- Você deve fazer um exame de sangue para saber como estão os seus níveis. Com eles em mãos, seu médico lhe dará as recomendações necessárias.
Se tiver dúvidas, você pode recorrer a um nutricionista para indicar qual é a dieta adequada para o seu organismo.
Cuidar da nossa alimentação e ter hábitos de vida saudáveis é essencial para a prevenção de doenças e para manter a saúde em dia.
7 sintomas de um nível alto de açúcar no sangue
O conteúdo 7 maneiras de controlar os níveis altos de açúcar no sangue aparece primeiro em Melhor Com Saúde.
[/bloqueador]