8 laxantes para combater a constipação

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Podemos tomar algumas medidas para evitar o colapso do sistema digestivo e resistir à constipação.

Acredita-se que uma pessoa que tenha um bom processo digestivo possa realizar no máximo três evacuações por dia. Se você tiver 2 a 3 evacuações por semana, pode ter constipação. Quando o movimento do intestino se torna uma atividade dolorosa, surge um problema.

As fezes devem estar duras e secas. Caso contrário, é importante iniciar o tratamento e, claro, mudar sua dieta.

Dicas para combater a constipação

  • Aumente a ingestão de fibras: frutas, vegetais e grãos.
  • Beba ao menos 2 litros de água por dia.
  • Faça atividades físicas (andar, correr, dançar).
  • Por motivo algum force ou interrompa o processo de defecação.

Enquanto isso, outra maneira de limpar o corpo e acelerar o processo digestivo é tomar laxantes.

Teoricamente, é necessária uma indicação médica se forem produtos farmacêuticos. No entanto, existem laxantes naturais com os mesmos efeitos que não prejudicam o corpo. Você pode encontrá-los na despensa.

1. Água de coco para combater a constipação

A água de coco não só tem um sabor refrescante. Responsável pela remineralização do corpo, razão pela qual é recomendado na estação quente. Suas propriedades incluem:

  • Elimina o excesso de álcool que se acumula no corpo.
  • Aumenta a quantidade de plaquetas e fortalece o sistema imunológico.
  • Limpa o trato urinário e funciona como lubrificante no sistema corporal.
  • É um laxante que purifica o sangue.

2. Vinagre de maçã

As maçãs destacam-se de outras frutas por conterem o aspecto de pectina: é uma substância responsável por estimular os tecidos intestinais, sendo ideal para combater a constipação.

Tudo que você precisa fazer é adicionar uma colher de vinagre de maçã à sua bebida diária. Outra opção é comer maçãs diretamente, porque sua fibra faz o sistema digestivo funcionar.

3. Aloe vera

Se tomado em estado puro, o aloe vera pode ser usado como um laxante poderoso, pois contém antraquinona.Além de remover as partículas acumuladas no sistema digestivo, a antraquinona pode aumentar a quantidade de líquido no intestino.

Apenas adicione algumas gotas de aloe vera em sua bebida diária.

4. Chia e sementes de linhaça

As sementes de chia têm um alto teor de fibras, o que é ótimo para combater a constipação.

As sementes de linho não apenas fornecem ômega-3, mas também ácido alfa-linolênico, que reduz as doenças cardiovasculares e elimina o excesso de gordura.

É aconselhável beber uma grande quantidade de água ao consumi-las, para que não sejam tão agressivas ao corpo.

5. Café

Você ainda quer tomar café? Bem, você deve saber que pode melhorar a digestão e, portanto, ajudar a combater a constipação.

Quando comemos, nosso corpo libera hormônios: gastrina e colecistoquinina, responsáveis ​​pelos movimentos intestinais.

Quando tomamos café, a quantidade desses hormônios aumenta exponencialmente, por isso ajuda a defecar mais rapidamente.

6. Bicarbonato de sódio

Esta substância garante que o ar circule rapidamente através do sistema digestivo. O bicarbonato de sódio pode reduzir cãibras, dores de estômago e neutralizar o ácido. Isso ajuda a soltar as fezes grudadas na parede do trato digestivo e a limpar o cólon.

Como consumi-lo?

  • Para combater a constipação com este ingrediente, você só precisa adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água quente.
  • Misture e beba rapidamente.
  • Finalmente, repita o procedimento pela manhã em um período de 3 dias.

7. Ameixas

Ameixas contêm uma substância chamada pectina. Sua função é semelhante à fibra, pode remover o excesso de gordura e colesterol. Comer ameixas é uma boa maneira de combater a constipação.

Como consumi-las?

  • Mergulhe 3 ameixas em um copo com água durante a noite.
  • De manhã, beba a mistura resultante com o estômago vazio.
  • Repita o procedimento durante 3 dias.

8. Vegetais

Para combater a constipação, você também pode usar vegetais crus. Note-se que a matéria orgânica tem um efeito melhor. Eles são ricos em fibras e podem acelerar o metabolismo.

  • Alho
  • Repolho
  • Cebola
  • Beterraba
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Aspargos
  • Alcachofras

Recomendações

  • Comer leguminosas frequentemente não ajuda a combater a constipação. Em particular: grão-de-bico, lentilhas ou feijão.
  • Recomenda-se 5 porções de frutas ou vegetais por dia.
  • Um punhado denozespor semana acelerará o metabolismo.
  • Inclua produtos com lactobacilos na dieta.
  • Faça alguma atividade física 30 minutos por dia.