Pular para o conteúdo

Ácido muriático para que serve e como usar na limpeza

O ácido muriático é um tipo de ácido clorídrico, que só pode ser usado para limpar pisos e remover resíduos de cimento, não podendo ser usado na limpeza diária da casa. E durante o manuseio, você deve usar luvas e botas de borracha especiais.

Portanto, o ideal é substituí-lo por alvejante, vinagre ou detergente.

Entre os produtos de limpeza domésticos comuns, o ácido clorídrico é um dos produtos mais nocivos e perigosos. Por causa de seus ingredientes fortes e do uso de muitos produtos químicos, seu efeito de limpeza é muito bom, mas acabará prejudicando a saúde de quem o usa de forma incorreta.

O ácido clorídrico, o verdadeiro nome do ácido clorídrico, é um composto ácido ardente que existe na forma líquida. Como um excelente reagente químico, o ácido clorídrico pode remover a sujeira e ajudar na limpeza, o que não é possível com outros produtos.

Devido às suas propriedades corrosivas, é usado para limpar superfícies duras e sujidades difíceis de limpar. Ele pode ser usado para limpar superfícies de concreto e tijolo, banheiros sujos e sujos, mármore envelhecido e pisos de cerâmica sujos.

Porém, seu uso é muito padronizado, e é preciso ter cuidado para evitar acidentes. Visualizar:

Como usar o ácido muriático

Leia bem o rótulo

Primeiro, leia o rótulo do produto que você adquiriu com atenção. Você deve encontrar na embalagem os ingredientes completos do produto e como usá-lo corretamente.

Isso é muito importante porque alguns produtos são mais poderosos do que outros, o que determinará quanto tempo levará para o produto funcionar e atingir seu efeito.

Algumas lojas e vendedores porta-a-porta vendem produtos sem etiqueta, mas não é recomendável comprá-los. Isso porque a embalagem do produto também contém informações sobre como agir em caso de acidente, que é muito importante entender.

Lembre-se que acidentes podem acontecer com crianças e idosos, e quem faz a limpeza da casa pode não ser o único afetado, por isso é importante entender as indicações de primeiros socorros.

Use luvas e máscara

Sempre que precisar manipular ácido em casa, é muito necessário usar luvas. Luvas de borracha e até luvas específicas para o manuseio de produtos corrosivos podem ser encontradas em lojas de reforma, quintal e jardinagem.

Os ácidos usados ​​nos produtos de limpeza são perigosos para a pele e para o sistema respiratório porque geralmente reagem liberando gases nocivos e / ou tóxicos. Para proteger suas mãos, use luvas, proteja sua boca e nariz e use uma máscara.

Essas máscaras podem ser compradas em farmácias e são descartáveis. A escolha ideal ao usar ácido clorídrico é usá-lo durante o trabalho e mantê-lo afastado do local, mesmo usando máscara durante o uso, é possível evitar problemas e acidentes.

Se possível, é recomendado também usar óculos de proteção. Estes são equipamentos de proteção essenciais para a casa.

Use roupas e sapatos fechados

Além do equipamento de proteção, também é muito importante usar roupas herméticas para evitar o contato do ácido clorídrico com a pele.

Algumas pessoas usam roupas leves para limpar a casa – principalmente no Brasil, onde o clima é quente e a limpeza nos faz suar e dificultar o trabalho – mas não é o caso com o ácido clorídrico.

A melhor maneira de se vestir para utilizar o ácido em questão é:

  • Camisa de manga comprida
  • Calça comprida
  • Sapato fechado

Sapatos fechados são muito importantes. Não use chinelos, sandálias ou ande descalço, pois o ácido pode espirrar em seus pés e causar irritação e dor. Em alguns casos, a exposição ao ácido pode causar danos permanentes à aparência e à saúde.

Calcule o tempo

Embora existam várias marcas que produzem ácido clorídrico, o valor medido de cada componente pode ser diferente. Com isso, pode haver produtos mais fracos e mais fortes.

Na embalagem, você encontra o tempo médio de uso e o tempo de ação do produto, que devem ser seguidos. O ácido clorídrico é um produto que não pode funcionar por muito tempo, pois danifica a estrutura e a superfície e libera gases nocivos.

Veja no rótulo a margem de tempo e se baseie nela para realizar a limpeza.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Dilua o ácido muriático

O uso de ácido puro pode danificar muitas estruturas, por isso é ideal para diluir com água. Um método de medição comum é usar 1 medição de produto com 10 medições de água pura em temperatura ambiente.

Onde usar o ácido muriático?

O ácido muriático serve para limpar pisos, azulejos e vasos sanitários

Essa solução é corrosiva, devendo ser manuseada com cautela (Foto: Reprodução | Mercado Livre)

Ácido muriático para limpar pisos e azulejos

Essa medida é usada para montar a mistura que será usada para limpar a superfície e o piso. Aplique e deixe por 5 minutos. Em seguida, enxágue com água corrente e pronto. É muito adequado para a limpeza de fissuras e formação de sujeira em ladrilhos.

Veja Mais: Como passar roupas com e sem o ferro

Ácido muriático para limpar vaso sanitário

Para limpar sujeira e sujeira de banheiro, verifique a quantidade de água dentro e despeje 1 a 10 colheres de ácido. Cubra o vaso e deixe agir por 5 a 10 minutos (conforme indicado na embalagem). Em seguida, use a escova do banheiro para esfregar a sujeira – com cuidado para não pingar – e enxágue.

Pronto, vaso limpinho. Limpe o exterior do vaso com um pano molhado e luvas.

Precauções

O ácido clorídrico também é ótimo para deixar pisos brancos e banheiros superlimpos, mas lembre-se: o ácido não deve ser usado com frequência a curto prazo, pois usá-lo danifica a estrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *