Pular para o conteúdo

Alergias: Saiba o que é mito e verdade

Alergias é a condição em que o sistema imunológico reage anormalmente a uma substância externa.

Chega o período de chuvas e inverno, e com isso uma série de doenças, dentre elas, as alergias. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), 30% da população brasileira sofre com alguma sensibilidade.

De acordo com a Organização Mundial da Alergia, 40% da população mundial tem algum tipo de alergia. A organização ainda estima que, o número de asmáticos no mundo chegue à 400 milhões até 2025.

Alergias Conheça alguns mitos e verdades que rondam o assunto.

1- A alergia é contagiosa?

Alergias
sweetlouise / Pixabay

Não. As pessoas alérgicas, principalmente, as que têm asma, rinite e dermatite atópica, possuem uma condição genética que determina que reajam de forma exagerada a determinados estímulos, causando os sintomas alérgicos.

2- Tratar alergia é um procedimento eficaz?

Embora não se possa alterar a herança genética que os alérgicos apresentam, os tratamentos disponíveis atualmente englobam medicamentos bastante específicos, com efeitos colaterais mínimos e que melhoram muito a qualidade de vida do paciente.

3- Todas as doenças alérgicas são incuráveis?

Embora a alergia seja uma condição herdada geneticamente e, na maioria das vezes, definitivamente, existem doenças alérgicas em que há a possibilidade da resolução completa do quadro, como acontece a alergia ao leite de vaca, que se inicia, na maioria das vezes, na lactância ( bebê) e tende a desaparecer por volta 2-5 anos de idade.

4- Ar condicionado faz mal aos alérgicos?

Os alérgicos podem permanecer em ambientes com ar condicionado. O importante é que a alergia esteja bem controlada e que os aparelhos estejam limpos. De preferência limpeza dos filtros a cada 15 dias.

5- Natação cura alergia?

Natação é um excelente exercício físico e sua prática traz benefícios para as pessoas alérgicas, em especial, para os asmáticos. Entretanto, o exercício não é capaz de “curar” a asma e, em algumas condições alérgicas, pode até agravar o quadro como, por exemplo, rinossinusites crônicas.

6- Corticóide faz mal?

A resposta não é simples, pois … Depende! Assim como as alergias são diferentes, os corticoides também não são iguais, e assim, possuem riscos conforme seu tipo de absorção, potência, dose, tempo de utilização. Mas existem formas e estratégias para o uso seguro dos corticoides? A resposta é… SIM! Converse com o profissional de saúde sobre qual a opção ideal para o seu caso.

7- Travesseiros e colchões “antialérgicos” não necessitam de capas impermeáveis?

Todos os tipos de travesseiros e colchões devem ser revestidos com capas apropriadas (revestidas internamente com película impermeável) para evitar a proliferação de ácaros e fungos.

8- Sorvetes desencadeiam crises de alergia respiratória?

O que desencadeia alergias respiratórias são, principalmente, as substâncias inaláveis, tais como os ácaros, fungos, baratas, epitélios de cão e gato, irritantes ambientais (poluentes, fumaça de cigarro, cheiros fortes…) etc.

9- Antialérgicos dão sono?

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Isso pode acontecer com certos medicamentos, principalmente os antialérgicos conhecidos como de primeira geração, mas não é uma regra. Já os mais modernos não têm esse inconveniente. Converse com o profissional de saúde sobre qual a opção ideal para o seu caso.

10- Purificadores de ar podem evitar crises alérgicas?

Verdade. Purificadores de ar com filtros especiais são eficazes em remover pelos de animais, restos de insetos e outros deflagradores de surtos de espirro, coceira e afins. Para os alérgicos, os purificadores valem como um investimento.

11- Alergia ao leite é o mesmo que

Alergia ao leite e intolerância à lactose são duas coisas bem diferentes. A alergia é uma alteração imunológica e os sintomas são causados pelo contato com as proteínas do leite, do soro e do coalho, e suas manifestações podem ocorrer no corpo todo, assim como a anafilaxia. Já a intolerância é um problema do organismo com o açúcar do leite, a lactose, e suas manifestações são sempre gastrointestinais.

12- Pessoas com alergia a crustáceos também têm alergia a peixes?

A pessoa pode ter alergia a crustáceos e não ao peixe, e vice-versa. O paciente alérgico ao camarão pode não tolerar outros crustáceos, mas não outros peixes.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *