[faceturbo][bloqueador]
O mau hálito é um problema de saúde que causa bastante hesitação social, uma vez que pode dificultar interações com outras pessoas.
Assim como outros odores produzidos pelo corpo (como odor das axilas e chulé) esse tipo de mau cheiro pode ser causado por diversos motivos e até mesmo ser uma questão natural do organismo de cada um.
A halitose (nome oficial para o mau hálito), no geral, é causada pelo acúmulo de bactérias nos componentes da parte bucal do sistema digestivo, como língua, dentes e gengiva. Pode ser causada também por outros locais do mesmo sistema, como por exemplo o estômago.
O que causa o mau hálito?
O mau hálito é causado pelo acúmulo de bactérias na boca (Foto: depositphotos)
De acordo com a marca fabricante de produtos de higiene bucal, Oral-B, as bactérias acumuladas que causam mau hálito aparecem geralmente devido a falta de uma rotina completa de higiene nessa região, resultando na placa bacteriana ao redor da linha das gengivas e na parte posterior da língua.
Ainda segundo a Oral-B, entre as principais causas do mau hálito estão: o acúmulo de bactérias ao dormir, o estresse, a xerostomia (boca seca), problemas dentais e a desidratação. Além desses fatores que podem contribuir ou até mesmo ser a causa para um hálito nada cheiroso, está a alimentação.
Veja também: Conheça os alimentos ‘milagrosos’ para evitar a halitose
Alguns alimentos e tipos de comidas podem causar o mau hálito. Esse dado é reforçado pela Listerine, empresa líder na produção de enxaguantes bucais, que afirma que mais de 80% das causas do mau hálito estão nos alimentos consumidos.
Importante! Vale ressaltar que em raras ocasiões, o mau hálito pode ser causado por doenças graves. Se o odor permanecer mesmo após vários métodos caseiros, procure um médico especialista.
5 alimentos que causam o mau hálito
Sendo assim, confira os principais alimentos que causam ou contribuem para o desenvolvimento do mau hálito:
Alho
O alho é o principal alimento causador do mau hálito (Foto: depositphotos)
No ranking dos alimentos conhecidos por causar mau hálito, o alho assume o primeiro lugar. Trata-se de um alimento com grande potencial sulfuroso, que acaba fixando nos componentes da boca, principalmente na língua.
Além disso, o alho é facilmente absorvido na corrente sanguínea, que pode causar odor na região dos pulmões, fazendo nossa expiração ter um cheiro forte. Além disso, o cheiro do alho pode inclusive aparecer nos poros da pele, acentuando o cheiro do suor.
Mas calma, o alho não é esse inimigo que parece. Ele traz grandes benefícios para a saúde e o seu efeito de causar odor na boca pode ser facilmente resolvido.
Nas refeições, basta evitar comer por último o alho ou receitas preparadas/refogadas com ele. Dê preferência a comer uma fruta leve após as refeições que contenham alho e lembre de escovar os dentes em seguida, fazendo uso de fio dental e enxaguante bucal.
Veja também: Veja como disfarçar o hálito de alho e cebola
Uma fruta leve como a maçã ou o melão após a ingestão do alho ajudam a neutralizar o cheiro dos resíduos. Com a prática da higiene bucal após as refeições, o odor do alho some completamente.
Cebola
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
O ‘bafo de cebola’ é um termo muito conhecido (Foto: depositphotos)
A cebola também é super conhecida por causar mau hálito. Quem nunca ouviu ou mesmo reclamou do “bafo de cebola”? Isso acontece pelo mesmo motivo do alho. A cebola possui componentes sulfúricos e suas propriedades – assim como seu cheiro – são absorvidas com facilidade pela corrente sanguínea.
Se o gás da cebola possui capacidade de fazer uma pessoa lacrimejar enquanto a manuseia, imagine a capacidade que esse vegetal possui de fixar o seu odor na boca de quem a consome. Por isso, a cebola causa mau hálito.
Mas se livrar do cheiro da cebola na boca é também uma tarefa simples. Basta escovar os dentes, após a ingestão da cebola, junto ao uso do fio dental e enxaguante bucal.
Uma dica é não consumir muita cebola (principalmente crua) se quiser evitar o mau-cheiro nas próximas horas, pois mesmo um boa e completa escovação podem não ser suficiente para eliminar o potencial sulfúrico da cebola.
Enlatados
Os enlatados, como a sardinha e o atum, têm sua oxidação rápida (Foto: depositphotos)
A oxidação de produtos enlatados é muito rápida, principalmente quando estamos falando de carnes. A carne enlatada, o atum, a sardinha e outros frutos do mar são as principais.
As carnes enlatadas estragam muito rápido e, para que isso não aconteça, elas são mergulhadas em soluções conservantes ou mesmo tendo essas substâncias adicionadas a sua receita.
Veja também: Como prevenir e tratar cárie, gengivite, periodontite, bruxismo e mau hálito
Quando consumimos esses alimentos, a oxidação deles pode acontecer em nosso organismo e a liberação de odores que causam mau hálito.
Alimentos gordurosos e lanches
Os fast foods são grandes exemplos de lanches gordurosos (Foto: depositphotos)
É comprovado cientificamente que o organismo humano libera mais odores ao digerir alimentos gordurosos. Esse efeito pode vir em forma de mau hálito, assim como suor e até cheiro forte nas partes íntimas.
Hambúrguer, pizza, pastel, linguiça, salame, mortadela, lanches prontos, coxinha e frituras no geral são exemplos de alimentos que podem contribuir para o mau hálito.
Leite e derivados
Leite, manteiga, iogurte e queijos integram essa lista (Foto: depositphotos)
Embora não pareça, os leites possuem gordura, mesmo os desnatados. Os derivados do leite possuem bem mais gordura ainda. Dessa forma, podem contribuir para o mau hálito, a ingestão em excesso do leite, queijos (principalmente amarelos), creme de leite e manteiga.
Veja também: Tratamento caseiro para acabar com o mau hálito
[/bloqueador][/faceturbo]