Pular para o conteúdo

Alterações anatomofisiológicas em mulheres grávidas

As alterações no anatomofisiológicas em mulheres grávidas devido a novas exigências e as necessidades do seu corpo e o bebê. Estas alterações irão afetar todos os órgãos e sistemas do corpo, e nem todas as mulheres experimentam da mesma maneira. Por esta razão, neste artigo, vamos apresentar todas as suas alterações.

Alterações anatomofisiológicas em mulheres grávidas

Player

O útero é o órgão do sistema reprodutor que muitas mudanças. Ele aumenta de tamanho, com uma capacidade de cerca de 5 litros e 1100 gramas de peso no final da gravidez.

A mulher não está grávida, o útero fica dentro da pelve. Durante a gravidez, no entanto, é um órgão no abdômen , e como ele aumenta de tamanho, é possível sentir o fundo através do abdómen.

O crescimento do útero, um dos parâmetros que são utilizados para controlar o progresso da gravidez. Este aumento é devido à ação dos hormônios estrogênio e progesterona, e para o estresse que é causado pelo crescimento do feto, a partir do interior.

Além disso, o fluxo de sangue para o útero aumenta à medida que a gravidez progride, até o final do perfundir apropriado para a placenta, e, por extensão, o feto.

Alterações anatomofisiológicas

Há outras alterações no sistema reprodutivo

No pescoço do útero, as secreções das glândulas do pescoço aumenta, levando a um tampão mucoso, que serve como uma proteção contra a entrada de micro-organismos na vagina.

A bomba também é aumentada, e o inchaço, maciez (um sinal de Hegar) e, em seguida, adquire uma cor um pouco de tom azulado.

Na região vaginal e vulvar, no sangue também aumenta, o que faz com que o tecido a ser um pouco edemaciada e cianóticos (sinal, Chadwick).

A vagina torna-se mais elástica, em preparação para o parto, e há um aumento na secreção de corrimento vaginal, que é branca e grossa. O pH do ácido corrimento vaginal, protege contra muitas infecções, mas é um meio de cultura para fungos. Isso faz com que a levedura infecções (aftas) são comuns durante a gravidez.

Até 7 semanas de gravidez, aproximadamente, o ovário que contém o corpo lúteo, que mantém a produção de hormônios, permitindo que a mãe, durante a gravidez progride até que a placenta é o principal produtor de hormônios.

O tamanho dos seios para aumentar o tamanho, pigmentação da aréola e o mamilo aumenta, e colinas baixas aparecem nos mamilos (tubérculos de Montgomery) são glândulas sebáceas inchaço. Além disso, a rede venosa do Haller aparece, e, a partir do 4º mês de gravidez , é possível que a primeira secreção do leite é exibida.

Entre as mudanças no anatomofisiológicas em mulheres grávidas, o sistema reprodutivo é um dos mais personalizados.

A pele

As alterações hormonais são a causa de a maioria das alterações da pele. Durante a gravidez, você pode enfrentar:

  • Hiper pigmentação da linha alba na parte inferior do abdômen, nas mamas, nos mamilos ou a vulva.
  • As manchas no rosto (cloasma gravídico).
  • Eles podem aparecer vasinhos na face, pescoço, braços ou no peito.
  • As estrias no peito, o abdômen ou nas nádegas.
  • O aumento na atividade das glândulas sudoríparas e sebáceas.

Doenças metabólicas

Em termos de metabolismo no corpo de uma mulher grávida também experiências alterações:

  • O aumento do peso. Principalmente por causa do feto, e o anexo sobre o aumento no volume de sangue e o fluido intersticial, o crescimento do útero e o de mama, e de novos depósitos de gordura.
  • O metabolismo dos hidratos de carbono. A produção de insulina é aumentada e, ao mesmo tempo, a resistência dos tecidos ao seu efeito. A utilização periférica de glicose sobe e a produção de glicose no fígado, o que reduz.
  • O metabolismo de gorduras. Durante o segundo trimestre, a síntese e o número de colesterol e triglicérides, para aumentar, bem como a acumulação de gordura nos tecidos do corpo.
  • O metabolismo das proteínas. Com o crescimento dos tecidos do feto irá provocar uma alta demanda por proteína.
  • O metabolismo da água. A retenção de líquidos durante a gravidez, é natural que se mantenha até 7 galões de água é distribuído entre a mãe e o feto, e nos apêndices.

O trato respiratório superior

O estrogênio aumenta durante a gravidez, faz com hiperemia da membrana mucosa do nariz, causando episódios de rinite alérgica, congestão nasal, ou epistaxe (sangramento do nariz).

A caixa torácica também alterar durante a gravidez. O diafragma sobe, e a largura do corpo aumenta. Essas alterações são devido a um aumento no tamanho do útero e para relaxar os ligamentos e os intercostais por causa dos hormônios.

hiperemia da mucosa nasal

Além disso, alterações na função dos pulmões:

  • A capacidade residual funcional, e a redução total.
  • A capacidade inspiratória e volume corrente aumenta.
  • A taxa de respiração aumenta ligeiramente, especialmente no terceiro trimestre do ano.

Alterações anatomofisiológicas no sistema digestivo de uma mulher grávida

É comum que as mulheres grávidas sentem enjoo e experiência vômitos. Isto é principalmente devido à presença e ação de β-hCG) e progesterona (hormônios que agem durante a gravidez).

A boca também sofre alterações durante a gravidez e, portanto, devido à ação dos hormônios, pH, diminuição da saliva, o que poderia alterar a flora bacteriana. Se adequada higiene oral é feito, ele pode levar para o início da cárie dentária.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Portanto, é o aumento de estrogênio no sangue, que pode causar sangramento e inflamação das gengivas.

No útero, à medida que cresce o tamanho, ele desloca os órgãos abdominais que faz com que a pressão intra-abdominal para aumentar. A progesterona também relaxa o trato gastrointestinal, assim, o trato intestinal torna-se mais lento e mais lento. Que pode fazer o seguinte:

  • Azia (refluxo ácido ou uma sensação de queimação).
  • Legal.
  • A digestão é lenta e pesada.
  • Uma hérnia do hiato.

A ação da progesterona, que também afetam a vesícula biliar, o que leva a esvaziar mais lentamente, aumentando a espessura da bile. Essas alterações promovem a colelitíase (a chegada dos cálculos, ou “pedras”) na vesícula biliar.

O trato urinário

Durante a gravidez, os rins aumentam de tamanho com o aumento da vascularização, o volume intersticial e dead space. A pelve renal e ureter também são ampliados.

Estas alterações são mais proeminentes no rim direito (devido à rotação do útero), o que pode ser visto nos três primeiros meses de gravidez. Além disso, eles estão em uma estase de de urina, o que pode levar a uma infecção ou litíase em rim.

O útero e aumenta a pressão intravesical, que, além do aumento na produção de urina, leva a um aumento na água todos os dias.

Alterações anatomofisiológicas sobre o sistema endócrino da mulher grávida

Durante a gravidez, alterações na secreção de hormônios diferentes, bem como o lançamento de novos hormônios. Eles almae r guns dos hormônios que afetam durante a gravidez:

Gonadotrofina coriônica humana (hCG)

Este é um hormônio que é produzido pela placenta, e o beta-hCG é uma subunidade que é mais afectar a sua gravidez. Seus níveis são muito altos durante o primeiro trimestre, mas se recusou e, em seguida, manteve-se estável para o resto da gravidez.

Esse hormônio influencia o crescimento do feto, ela mantém o corpo lúteo, até que a placenta é capaz de produzir esteróides para ser o suficiente, e estimula os testículos continuam a produzir testosterona.

Este é o hormônio detectada em testes de gravidez, sangue e urina.

Lactogênio placentário (LP)

Além disso, é um hormônio que é a placenta. Seu trabalho é aumentar a lipólise, aumento da resistência à insulina, diminuição da gliconeogênese, e estimula a proliferação de tecido mamário.

O estrogênio e a progesterona

Também produzido pela placenta (placenta). Eles tomam parte na mais das alterações que ocorrem durante a gravidez.

O hormônio de liberação da gonadotrofina (GnRH)

Este é um hormônio do hipotálamo, que atua no crescimento da placenta e seus níveis aumentam durante a gravidez.

Produção

Este é um hormônio da hipófise. Seus níveis aumentam conforme a gravidez avança , a fim de se preparar para a amamentação.

Este hormônio tireotrófico (TSH)

Ele é produzido na hipófise, a tireóide. Níveis diminuiu ligeiramente no primeiro trimestre, com o aumento do HCG (eles são semelhantes). Mais tarde, seus níveis estão de volta ao normal.

O sistema cardiovascular

Como o volume de sangue aumenta durante a gravidez, há mais de 1.500 – 1.700 ml. Este aumento em números regularmente, como o volume de plasma no sangue aumenta, mais da célula, o que leva a hemodiluição e a anemia fisiológica.

Este é um aumento no número de sangue tem muitas funções diferentes durante a gravidez:

  • Ele protege contra a perda de sangue, e a mãe vai ter que sofrer durante o parto.
  • Atender as novas demandas metabólicas.
  • Ele protege contra os efeitos nocivos do retorno venoso é prejudicada durante a gravidez.

O número de células brancas do sangue aumenta, e a contagem de plaquetas é ligeiramente reduzido. Os fatores de coagulação são aumentados, e a atividade fibrinolítica quedas, que, juntamente com a estase de sangue, que é produzida pelo útero no retorno venoso, aumenta o risco de tromboembolismo.

Ao nível da anatomia, e o diafragma sobe, e desloca o coração na frente e para a esquerda. O débito cardíaco (co) aumenta, bem como a frequência cardíaca sobe para 15 a 20 batimentos por minuto.

Por outro lado, os valores de pressão arterial alterar durante a gravidez , e pode, em alguns casos, até mesmo inferior.

Outras alterações anatomofisiológicas em mulheres grávidas

Os ossos

A mulher desapareceu na absorção do cálcio e do fósforo é maior durante a gravidez, além de estimular o que está em seus ossos, a fim de permitir o bom desenvolvimento do feto. No entanto, após o nascimento, a densidade óssea retorna aos valores normais. Tem sido demonstrado que a gravidez não é um fator de risco para a osteoporose no futuro.

Sistema músculo-esquelético, sistema de

A coluna lombar é acentuada no baixo – para-adaptar-para o ganho de peso. As raízes dos nervos espinhais pode ser comprimido ou expandido do metal. Estas alterações podem causar dor lombar ou neuralgia.

O sistema imunológico

Durante a gravidez, algumas funções imunológicas são suprimidas, a fim de permitir o “estrangeiro” (o embrião) é alojado no corpo.

A sexualidade

As alterações descritas acima, e pode influenciar a sua orientação sexual. O aumento da vascularização da área genital, aumenta a sensibilidade, o que pode aumentar a satisfação do cliente, ou, pelo contrário, ainda incomoda algumas mulheres.

Os pacientes no curso normal, as contrações são produzidos no útero depois de um orgasmo, não causa o nascimento, porque eles são de baixa densidade.

Sobre as alterações anatomofisiológicas sua gravidez, lembre-se…

Quando você está grávida, por favor, não hesite em consultar o seu parteira ou obstetra sobre quaisquer preocupações que você possa ter sobre as mudanças que o seu corpo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *