A deficiência de ferro a anemia é uma doença que mais frequentemente durante a gravidez. Por esta razão, é necessário seguir algumas orientações, a fim de evitá-lo.
O que é a anemia por deficiência de ferro?
A Anemia é uma doença que é definida como uma diminuição na concentração de hemoglobina (Hb) no sangue. A hemoglobina é uma proteína encontrada nas células vermelhas do sangue que une com o oxigênio, para mais tarde ser transportado a diferentes tecidos do corpo.
Há um número de causas que levam a diferentes tipos de anemia, a deficiência de ferro é a mais comum, conhecida como anemia por deficiência de ferro.
Durante a gravidez há um aumento nas necessidades de ferro, e por esta razão, é necessário aumentar as reservas corporais da mãe. O principal objetivo é prevenir a deficiência deste elemento de traço e as possíveis complicações que ela envolve.
Os parâmetros que definem o
Como para os indicadores, bio-químicos, é considerada como a anemia durante a gravidez, quando a concentração de hemoglobina é inferior a 11,0 g/dl no primeiro e terceiro trimestre de gestação ou menos de 10,5 g/dl durante o segundo trimestre do ano.
É comum que sofrem com esta doença?
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 41,8% das mulheres grávidas em todo o mundo sofrem de algum tipo de anemia. Anemia por deficiência de ferro é a deficiência nutricional mais comum entre as mulheres grávidas.
Na Europa, estima-se que a prevalência de 25,1%, e, mais especificamente, na Espanha, de 17,6%. No entanto, os números e os resultados após a doença vai piorar quando estamos falando sobre o continente da áfrica, onde mais de metade das mulheres (57%) tem a ver com isso.
Assim, se queremos expandir a distribuição e a prevalência de anemia no mundo, este é o mapa publicado pelo QUE, nos oferece com total clareza.
Que implicações isso pode ter?
Por um lado, no caso de deficiência de ferro durante a gravidez tem sido associada ao parto pré-termo, baixo peso ao nascimento, reduziu o crescimento físico e o cérebro dos recém-nascidos, doenças infecciosas e aumento da mortalidade perinatal.
Mas, por outro lado, deve ser observado que o excesso também efeitos negativos, tais como trabalho de parto prematuro, pré-eclâmpsia, ou distúrbios neurológicos do feto. Por isso, é muito importante a acrescentar a ele sem a supervisão de um profissional.
Como prevenir o aparecimento da anemia por deficiência de ferro?
Sem dúvida, a maneira mais simples e eficaz para tratar a anemia por deficiência de ferro, é por meio da prevenção. Uma dieta adequada durante a gravidez pode ajudar a prevenir a eles, em primeiro lugar, mas também para promover o crescimento das reservas de ferro no organismo da mãe-de-ser.
Para fazer isso, precisamos incluir algumas orientações em sua dieta, tais como uma oferecemos a seguinte, o que irá permitir a ingestão e assimilação de ferro suficiente na dieta.
Orientações dietéticas
- Aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro, tais como:
- Moluscos: amêijoas, conquilhas…
- Peixe.
- Ovos.
- Vegetais de folhas verdes: espinafre, acelga,…
- Sementes: pistache.
- Sementes: as sementes de girassol.
- Leguminosas: lentilhas.
- Comer alimentos que são uma fonte natural de vitamina C. Esta vitamina promove a absorção de ferro, aumentando sua biodisponibilidade. Entre os alimentos com altas concentrações dessa vitamina incluem:
- Frutas: groselha vermelha, kiwi, caqui, morango, frutas cítricas…
- Legumes: pimentão, brócolis, batata-doce,…
- Não beba café, chá e chocolate, até 1 hora após a refeição. Alguns compostos desses alimentos interfere na absorção de ferro, por isso não recomendamos que você comer imediatamente após a sua principal refeição.
- Evitar o uso de suplementos de cálcio dentro de 2 horas após a refeição principal. O cálcio é essencial para a formação óssea, também pode impedir a absorção de ferro. Por esta razão, no caso das mulheres de tomar os suplementos, ela deve ser feita 2 horas antes ou depois de comer.
Para concluir, vale a pena mencionar a importância da dieta na saúde da mãe e o do bebê no futuro. Por esta razão, vamos insistir e insistir sobre a importância do consumo de alimentos de alta qualidade que permitem você para desfrutar de sua gravidez e a maternidade com o mínimo de complicações possíveis.