Ansiedade é um termo geral para várias doenças que causam nervosismo, medo, ansiedade e preocupação.
Preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.
Quando uma pessoa é diagnosticada com um distúrbio de ansiedade, ela geralmente aponta drogas que causam muitos outros efeitos colaterais. Portanto, se você tiver um transtorno de ansiedade, tente encontrar maneiras alternativas de controlar o transtorno de ansiedade.
Os alimentos anti-ansiedade listados abaixo forneceram dicas para você. No entanto, além de mudar os hábitos alimentares, você também deve começar a se cuidar mais fisicamente e mentalmente. Você pode fazer isso fazendo exercícios físicos, ioga, meditação, exercícios de respiração profunda e realizando alguns exercícios usando artesanato.
Você pode ter certeza de que, com esses alimentos anti-ansiedade, corporais e respiratórios, você pode controlar a ansiedade sem usar drogas!
Veja Mais: Como controlar a ansiedade durante a quarentena e não descontar na comida
Conheça 7 alimentos que combatem a ansiedade, apoiados pela ciência.
-
Camomila
A camomila é um medicamento herbal que acalma e ajuda a reduzir a ansiedade. Afinal, ela contém muitos antioxidantes, que comprovadamente reduzem a inflamação e, portanto, o risco de ansiedade.
Vários estudos examinaram a relação entre camomila e alívio da ansiedade.
Eles descobriram que as pessoas diagnosticadas com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) experimentaram maiores reduções nos sintomas do que aquelas que não usavam extrato de camomila.
2 – Chá verde
Outro tipo de chá que pode ser usado para controlar a ansiedade é o chá verde, pois contém L-teanina, que foi estudada para ter um efeito positivo na saúde do cérebro e reduzir a ansiedade.
Um estudo constatou que pessoas que bebem bebidas contendo L-teanina apresentam níveis reduzidos de cortisol, que é um hormônio do estresse associado à ansiedade.
Veja Mais: Remédios Caseiro para imunidade
Além disso, outro estudo mostrou que as pessoas que consomem L-teanina têm uma resposta reduzida ao estresse psicológico associado à ansiedade (como o aumento da freqüência cardíaca).
Mas o chá verde é um dos alimentos que também pode ajudar a ansiedade, pois contém epigalocatequina galato (EGCG), um antioxidante recomendado para promover a saúde do cérebro. Pode desempenhar um papel na redução de certos sintomas e no aumento do GABA no cérebro.
3 – Iogurte
O que faz do iogurte um dos alimentos para combater a ansiedade são os probióticos! Isso ocorre porque os probióticos são realmente bactérias saudáveis e são encontrados em certos tipos de iogurte para melhorar sua saúde física e mental, incluindo a saúde mental.
Estudos mostraram que alimentos probióticos (como iogurte) podem promover a saúde mental e a função cerebral, inibindo os radicais livres e as neurotoxinas, enquanto os radicais livres e as neurotoxinas podem danificar o tecido nervoso do cérebro e causar ansiedade.
Em um estudo, pessoas ansiosas que consumiam iogurte probiótico diariamente eram mais capazes de lidar com o estresse do que aquelas que não consumiam.
4 – Chocolate Amargo
Como as funções cerebrais se beneficiam, os antioxidantes podem ajudar a controlar a ansiedade.O chocolate escuro contém flavonóides, que são antioxidantes.
Os flavonóides melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro e aumentam sua capacidade de se adaptar ao estresse.
Além disso, alguns pesquisadores sugeriram que o papel do chocolate escuro na saúde do cérebro pode ser simplesmente devido ao seu sabor, que pode ser reconfortante para pessoas com distúrbios emocionais.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Comer chocolate amargo também mostrou aumentar os níveis do neurotransmissor serotonina, o que pode ajudar a reduzir o estresse que leva à ansiedade.
Mas isso não significa que você deva comer mais chocolate! Se você usa a comida como estratégia para aliviar a ansiedade, o fato é que você ficará impotente. Afinal, você está apenas mudando o problema!
O chocolate amargo é rico em calorias e fácil de comer demais, esteja atento à quantidade.
5 – Bananas
Graças à dopamina, as bananas tornaram-se alimentos anti-ansiedade. Afinal, essa nutrição pode ajudar a melhorar o humor.
Além disso, outros nutrientes essenciais para melhorar o humor nas bananas incluem vitamina B e magnésio. A vitamina B pode acalmar o sistema nervoso.
O mais interessante é que um estudo concluiu que a casca da polpa e da banana tem efeitos antidepressivos e ansiolíticos. Além de possivelmente melhorar a memória através de seu mecanismo antioxidante.
6 – Açafrão
A curcumina presente no açafrão tem sido amplamente estudada por seu papel na promoção da saúde cerebral e na prevenção de distúrbios de ansiedade.
Em um estudo, 20 mg / kg de curcumina produziu um efeito significativo de ansiedade em camundongos estressados em comparação com camundongos que receberam doses mais baixas.
Além disso, a curcumina também possui poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, pois tem o efeito de impedir danos às células cerebrais.
Esses efeitos são parcialmente devidos à capacidade da curcumina em reduzir marcadores inflamatórios (como citocinas) que geralmente estão associados ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade.
7 – Salmão
Por último, mas não menos importante, é o salmão! O salmão é um dos alimentos anti-ansiedade, pois contém nutrientes que promovem a saúde do cérebro, incluindo vitamina D e ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).
O EPA e o DHA (também encontrados no ômega-3) podem ajudar a regular os neurotransmissores dopamina e serotonina, que possuem propriedades calmantes e relaxantes.
Além disso, estudos mostraram que esses ácidos graxos podem reduzir a inflamação e prevenir a disfunção das células cerebrais, levando ao desenvolvimento de distúrbios mentais, como a ansiedade.
Mesmo algumas porções de salmão por semana são suficientes para promover o alívio da ansiedade.
Existem muitos fatores e problemas que podem controlar e destruir a saúde mental e o bem-estar de uma pessoa.
Um dos muitos fatores que causam ansiedade é realmente o estado nutricional, a dieta e os hábitos físicos de uma pessoa.