Pular para o conteúdo

Aprenda como remover cera do piso

[bloqueador]

Manter o piso limpo e longe de qualquer tipo de sujeira é um sentimento comum a muita gente, certo? E o que dizer então dos pisos vinílicos e de linóleo, que precisam de mais atenção na manutenção?

Eles não estão livres de problemas pontuais, como o acúmulo de cera – produto de limpeza utilizado para manutenção dos mesmos – ou então em acidentes anti-limpeza, que são mais frequentes do que se pode imaginar, como deixar pingar cera de vela.

A partir da leitura desse artigo, você vai aprender todos os truques para remover a cera antiga do piso e resolver problemas que podem danificar o mesmo. Ah! Lembrando que tudo pode ser feito de forma caseira.

Como remover a cera do piso

O objeto de estudo desse artigo será a cera. Trata-se de um produto de limpeza bastante utilizado para dar brilho e limpar superfícies revestidas de madeira e outros materiais sintéticos, como os conhecidos pisos vinílicos e de linóleo.

Para remover a cera acumulada no piso algumas técnicas caseiras podem facilitar o processo

A cera é usada para dar brilho a pisos de madeira, vinílicos e linóleo (Foto: depositphotos)

Para esses tipos de piso usados como referência no artigo, eles possuem várias vantagens, como informa o biólogo Alexandre Henrique. “Esses pisos são biodegradáveis, de fácil limpeza, baixo custo e bastante duráveis. Mas é preciso tomar cuidado com a manutenção”.

Para fazer a limpeza desses pisos, o uso de água não é recomendado, já que pode criar bolhas e até manchá-los. “A limpeza pode ser feita com um pano umedecido com um pouco de detergente neutro. Para finalizar, passe um pano seco”, orienta Alexandre.

Com o passar do tempo, a cera utilizada se acumula em algumas partes, fazendo com que o brilho não fique tão uniforme, passando, inclusive, uma aparência desagradável. Porém, para esse problema, existe uma solução.

A partir de agora você vai conhecer uma maneira rápida e fácil para remover o excesso de cera que vai se acumulando no piso.

Removendo a cera dos pisos

Antes de dar início à tarefa de remoção da cera, você vai precisar passar uma vassoura em toda a área. Isso vai evitar que as partículas de poeira causem danos ao piso, assim como arranhões.

“O tráfego de pessoas na área também interfere na durabilidade e conservação do mesmo. Alguns trechos podem apresentar riscos ou até maior desgaste”, adianta o biólogo. Na hora de limpá-los, “evite o uso de solventes ou derivados de petróleo”, acrescenta.

Agora, veja qual o seu tipo de piso e todas as especificidades que ele precisa para remover toda a cera:

Pisos vinílicos

Para remover a cera desse piso é necessário fazer uso de um esfregão para a aplicação do produto

Esse tipo de piso pode ser limpo com detergente em pó e amônia (Foto: depositphotos)

Para preparar a solução de limpeza, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 4 litros de água;
  • 1 xícara de detergente em pó;
  • 2 xícaras de amônia.

Modo de preparo

Com a ajuda de uma panela grande, você vai precisar esquentar toda a água. Em seguida, adicione o detergente e a amônia. Mexa até que todo o detergente em pó tenha sido dissolvido.

Quanto à utilização da água quente, é melhor tomar um pouco de cuidado, já que ela acelera as reações químicas dos produtos. “Caso você opte por utilizá-la, é bom usar equipamentos de proteção, tais como luvas, sapatos adequados e até óculos de proteção”, alerta Alexandre.

Aplicação

Para aplicar o produto, você vai precisar de um esfregão de espuma. Vá encharcando todo o piso com a solução e passando o esfregão logo em seguida. Depois, deixe agir por alguns minutos.

Passado esse tempo, faça movimentos suaves com o esfregão. Esse atrito, juntamente com a solução preparada, vai fazer com que a cera presente na superfície se desprenda com mais facilidade.

Logo em seguida, basta secar com ajuda de um pano. Faça isso em toda a área que se deseja remover a cera. É importante que você realize o procedimento por partes e não em toda a área de uma só vez. Isso vai facilitar o seu trabalho.

Nas áreas próximas aos rodapés, é necessário que a esfregação seja realizada de forma manual. Por isso, é aconselhável o uso de luvas de borracha para evitar o contato direto da solução de limpeza com a sua pele.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Para finalizar o trabalho, esquente mais um pouco de água e realize a limpeza de toda a área. Por último, basta secar toda a área com a utilização de panos secos.

Pisos de linóleo

Retirar o acúmulo de cera desse piso será mais fácil se for feito por partes

O vinagre branco e o creme de tártaro podem remover a cera desse piso (Foto: depositphotos)

Para esse tipo de piso, o procedimento é um pouco diferente. Confira!

Ingredientes

  • 4 litros de vinagre branco;
  • 1 xícara de bitartarato de potássio, também conhecido por creme de tártaro.

Modo de preparo

Com os ingredientes a mão, pegue um balde a misture os dois de uma só vez. O ponto ideal da mistura é até você perceber que todos os ingredientes estão misturados de forma homogênea.

“O vinagre pode ser usado para eliminar as bactérias. Para a limpeza ser mais eficaz, o mais recomendado é a utilização do vinagre de maçã, já que ele é um pouco mais ácido”, indica o biólogo Alexandre Henrique.

Aplicação

Depois da mistura pronta, você vai precisar de um esfregão macio. Despeje um pouco da mistura na superfície e vá espalhando com ajuda do esfregão. Logo em seguida, esfregue o piso com movimentos circulares.

Antes de seguir para outra área, a dica é remover toda a mistura com ajuda de um pano limpo. Dependendo da quantidade de cera que esteja no seu piso, pode ser necessário que o procedimento seja repetido.

Ao fim de tudo, você vai precisar de um balde cheio de água morna para fazer o arremate da limpeza na área. Assim como foi indicado na receita anterior, o uso de luvas plásticas ou de borracha é imprescindível para evitar alergia.

Frequência de limpeza

É indicado fazer uma limpeza mais completa nos pisos com cera uma vez por ano, no mínimo

Para realizar a limpeza do piso vale apostar no vinagre branco e no bicarbonato de sódio (Foto: depositphotos)

A indicação é que todo o processo de limpeza seja repetido ao menos uma vez por ano. Isso vai evitar que a cera se acumule por muito tempo, o que tornará a sua remoção ainda mais difícil.

Para que seu piso fique brilhoso, basta repetir o processo de aplicação de cera. Para isso, você pode utilizar a marca da sua preferência. Para que a aplicação seja eficiente, siga as recomendações da embalagem.

Dicas adicionais

É importante destacar que o bicarbonato e o vinagre branco são produtos naturais que não vão agredir a natureza. “Apesar de serem industrializados, eles são produzidos com ingredientes que não prejudicam o meio ambiente”, afirma o biólogo Alexandre Henrique.

Na hora de preparar as receitas, tome cuidado com os excessos, pois pode ser prejudicial. “Tudo tem de ser utilizado na quantidade adequada. Esses produtos são muito difíceis de ocasionar manchas, justamente por serem produtos naturais”, finaliza Alexandre.

Para remover cera de vela

O secador de cabelo pode ser a fonte de calor necessária para derreter a cera da vela

Aquecendo a cera decorrente do pingo de vela é possível removê-la sem danificar o piso (Foto: depositphotos)

Se o problema do seu piso não é o acúmulo de cera usada na limpeza e sim um incidente ocasionado por pingo de vela ou atrito de um objeto de cera, não se preocupe, pois há solução para isso.

Na maioria dos casos, dependendo do tipo de piso, acidente com objetos de cera ficam ainda mais visíveis. O bom é tomar o máximo de cuidado para evitar que o piso seja danificado.

Apesar de não ser impossível, limpar cera do piso pode ser uma tarefa complicada. As manchas localizadas bem no meio da sala ou área de circulação ficam mais visíveis quando deixadas de lado. Por isso, coloque já em prática algumas dessas dicas.

Dica 1

Antes de tentar qualquer coisa, a recomendação é que a superfície seja totalmente limpa. Para isso você pode utilizar uma vassoura e, logo em seguida, passar um pano úmido. Isso vai deixar o piso pronto para que a cera da vela seja removida.

Para os casos de cera de vela e manchas ocasionadas por objetos de cera, o procedimento é diferente. Mas, a higienização prévia é imprescindível, já que isso facilita a remoção.

Dica 2

Evite tentar raspar a cera, já que isso pode riscar o seu piso. O mais recomendado é usar uma fonte de calor para que a cera derreta. Para tanto, pegue um pedaço de papel manteiga e coloque sobre a mancha.

Logo depois, com a ajuda de um secador de cabelo, direcione o ar quente para a área onde a cera está. Depois de alguns minutos com o jato direcionado para o local, verifique se ela está derretendo. Complete o processo limpando a cera com um papel toalha.

Caso você não tenha papel manteiga, vale a dica do papel toalha. Ele também funciona da mesma forma. Lembrando que esse procedimento é indicado para quando a mancha está no piso a mais tempo.

Dica 3

Caso a mancha tenha sido ocasionada pela fricção de um objeto de cera, você pode usar o secador de cabelo com o jato direcionado para a área. Para isso, tome um pouco de cuidado para que o ar quente não fique tão próximo do chão.

A medida que for passando o secador, use um pedaço de papel toalha para limpar a área. Quando perceber que a área está totalmente livre da cera, você pode realizar a limpeza normalmente.

Remédio Caseiro.

[/bloqueador]