Ariboflavinose, ou deficiência de vitamina B2, é um problema raro, mas pode afetar significativamente a saúde. Os sintomas estão associados a uma dor de garganta, que pode causar danos ao revestimento dos lábios e da boca. Há também a possibilidade de dermatite seborreica e até anemia.
É difícil desenvolver esta condição no contexto de uma dieta variada, pois a maioria dos alimentos de origem animal contém vitamina B2. Na verdade, esse nutriente geralmente não é suplementado, a menos que um multivitamínico seja consumido.
Por que ocorre a ariboflavinose?
Veja também: Chá de salgueiro e ulmária para tratar artrose
Veja também: Como cuidar da pele no inverno
A deficiência de vitamina B2 ocorre quando a ingestão de grãos, laticínios ou produtos de origem animal é insuficiente. Embora as condições diarreicas possam resultar em uma perda de nutrientes que diminuem seus níveis no corpo.
Mesmo o consumo pesado e crônico de álcool pode ser um dos principais fatores de risco. Afinal, a substância é diurética e provoca a perda de vitaminas na urina.
Sintomas
Em geral, os sintomas geralmente aparecem rapidamente e se manifestam como palidez e maceração das membranas mucosas nos cantos da boca. Nesse caso, pode ocorrer uma infecção por Candida, que também pode causar alterações na superfície da língua.
Diagnóstico
Para confirmar isso, a excreção urinária de riboflavina geralmente é medida. Desta forma, a patologia pode ser diagnosticada.
Então, nos casos mais graves, é necessário direcionar o consumo de suplementos ou a administração de nutrientes pela via intramuscular. Geralmente resolve com 5 ou 10 mg da vitamina por via oral diariamente.
Confira: Tosse seca constante – o Tratamento com Remédios caseiros
Qual é a função da riboflavina?
É importante entender que a riboflavina tem múltiplas funções no corpo. Está envolvido em muitas respostas fisiológicas diferentes.
De fato, produz efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro e o aparecimento de condições crônicas e complexas. Uma pesquisa publicada no International Journal of Molecular Science prova isso.
No entanto, como a maioria das vitaminas solúveis em água, não há depósitos no corpo. É necessário garantir que seu consumo diário seja suficiente.
No entanto, desde que uma dieta variada seja considerada, isso geralmente não é um problema. Também não é um déficit frequente no que diz respeito às orientações vegetarianas. Conforme confirmado por um estudo publicado no American Journal of Family Physician, o vegetarianismo geralmente leva ao fornecimento insuficiente de vitamina B12.
Quais são os alimentos com maior teor de vitamina B2?
Os produtos lácteos são uma das principais fontes de riboflavina. E ovos, nozes, carne. Todos estes são considerados alimentos ricos em nutrientes. Entre as frutas e legumes, destacam-se espinafres, ervilhas e cogumelos.
No entanto, deve-se notar que os requisitos de B2 podem mudar ao longo da vida. Enquanto os bebês normalmente precisam de cerca de meio miligrama por dia, os adultos precisam de mais de 1 grama por dia.
Ariboflavinose é um problema raro
Ariboflavinose é um problema raro causado por uma oferta insuficiente de vitamina B2. Este nutriente desempenha uma variedade de funções no corpo e também está envolvido no metabolismo energético e na comunicação com o sistema nervoso central.
Lembre-se que as necessidades nutricionais devem ser sempre supridas através da alimentação. Em algum momento, suplementos podem ser incluídos para contribuições maiores, mas isso não é o ideal. É sempre necessário garantir que os produtos de diferentes grupos sejam consumidos de forma a cobrir as quantidades diárias recomendadas de vitaminas e minerais.