Pular para o conteúdo

Babosa no cabelo: Confira 5 benefícios e dicas práticas de como usar

Você já usou babosa no cabelo? Este ingrediente poderoso e versátil é um dos mais conhecidos em toda a indústria cosmética, e não apenas no mercado profissional de cabelos.

Conheça os 5 principais benefícios do babosa para os cabelos e dicas práticas de como usá-lo no cabelo! Quer saber mais? continue lendo!

Qual é a melhor maneira de usar babosa no cabelo? Babosa, também conhecida como aloe vera, é uma planta amplamente distribuída em países tropicais, e suas folhas contêm um gel translúcido.

Conhecida por suas propriedades calmantes, essa substância semelhante a gel faz parte de muitos produtos para cabelos e pele.

Você sabia que o aloe vera ajuda a hidratar os cabelos secos e combater a caspa e até o crescimento do cabelo? Conheça agora os principais benefícios e receba algumas dicas de como usar a babosa no cabelo. Verificar!

1. Babosa para hidratar o cabelo

Aloe Vera é hidratante? Sim! A babosa é muito utilizada na hidratação capilar e é uma das substâncias preferidas para cabelos cacheados e crespos. Além de hidratar o cabelo naturalmente, o aloe vera também contribui para a saúde do couro cabeludo: contém vitaminas, enzimas, aminoácidos, minerais e outros ativos e nutrientes. Uau!

Dica de como passar:A melhor maneira de usar babosa para hidratação é usar um produto com ingredientes de aloe vera ou uma fórmula caseira: seja aloe vera puro, adicionado a uma máscara hidratante ou combinado com outros ingredientes naturais. Tente fazer isso uma vez por semana!

2. Babosa para queda de cabelo

Babosa é bom para queda de cabelo? Na verdade, o aloe vera contém enzimas proteolíticas que ajudam a remover as células mortas, que normalmente impedem o aparecimento de novos folículos capilares.

Aloe vera também possui propriedades queratolíticas que ajudam a combater o excesso de sebo e contribuem para um cabelo mais saudável. O melhor de tudo é que ainda é rico em queratina, uma das proteínas essenciais para um cabelo saudável.

Dica de como passar:O gel pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo ou combinado com alguns óleos vegetais, como óleo de coco ou óleo de rícino. No entanto, é importante consultar um dermatologista primeiro para ver se o tratamento é adequado para você.

3. Babosa para o crescimento do cabelo

Babosa ajuda o crescimento do cabelo: mito ou verdade? A verdade é que o aloe vera é um ingrediente rico em vitaminas e nutrientes que são benéficos para a saúde geral do cabelo e do couro cabeludo. Portanto, o aloe vera pode promover um crescimento capilar naturalmente mais forte e saudável.

Dica de como passar:Para o crescimento capilar, aposte em tratamentos como hidratação capilar, alguns dos quais óleos vegetais podem ser combinados com aloe vera puro. Além disso, nossa principal dica é apostar no cronograma de crescimento capilar.

4. Babosa para combater a caspa

Aloe vera tem uma substância chamada pectina, que ajuda a combater a caspa. Por exemplo, xampus, tônicos e loções anticaspa com aloe vera ajudam a aliviar a coceira e manter o couro cabeludo hidratado de maneira adequada, reduzindo os pontinhos brancos.

Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, antipruriginosas e antifúngicas graças à sua bradicinase e ácido salicílico. Juntos, eles ajudam a reduzir a vermelhidão e a irritação, ajudam a prevenir a ação de fungos e bactérias nas raízes do cabelo e mantêm o equilíbrio do pH.

Dica de como passar:O gel de aloe vera pode ser aplicado de forma limpa no couro cabeludo onde ocorre a caspa, mas também existem receitas caseiras em que o aloe vera é misturado com outros ingredientes naturais. De qualquer forma, o mais seguro é apostar em um xampu que contenha babosa ou babosa.

5. Babosa para reduzir o frizz

O aloe vera é rico em vitamina E, que ajuda a controlar o frizz e proteger as fibras capilares. Forma uma película protetora ao redor do cabelo, evitando que ele perca umidade e nutrientes. Ou seja, o cabelo fica hidratado por mais tempo!

Dica de como passar:Por ser um hidratante leve, o aloe vera pode ser facilmente usado em todos os tipos de cabelo como condicionador, máscara de tratamento ou creme para pentear.

Babosa para passar no cabelo
Foto: Unsplash

Outros benefícios da babosa

Não é nenhum segredo que o aloe vera é um ingrediente natural que é conhecido por trazer benefícios não só para o cabelo, mas também para a pele. Além de suas propriedades hidratantes, o aloe vera também possui propriedades cicatrizantes e regeneradoras, tornando-se uma excelente opção para aplicação na pele do rosto.

O aloe vera pode ajudar a deixar a pele mais hidratada e revigorada, e pode até atuar como um aliado no combate às rugas, pois aumenta a produção de colágeno.

Dica de como passar:O gel de aloe vera pode ser aplicado puramente na pele do rosto para limpar ou hidratar o rosto. Ele também funciona como um ótimo removedor de maquiagem, mas fique atento às contraindicações antes de apostar nesse ingrediente.

Saiba mais: Estimule o crescimento natural do seu cabelo com apenas 3 ingredientes

A babosa tem contraindicações?

Aviso importante:Embora o aloe vera seja um ingrediente natural, é sempre importante consultar um médico antes de aplicar aloe vera no cabelo ou na pele. Apesar de reduzido, existe o risco de reações alérgicas ou irritação da pele, e essa regra vale para qualquer outra receita caseira, ok? Principalmente quando estamos falando de gestantes e crianças!

No caso da babosa, há um líquido amarelo na casca chamado aloína, que é uma substância tóxica e deve ser evitada. O mais recomendado é apostar em produtos que tenham  aloe vera nos ingredientes porque têm benefícios botânicos mas são dermatologicamente testados, sem aloína e seguros.

Afinal, a babosa afina ou engrossa o cabelo?

É um mito! A verdade é que o aloe vera não tem a capacidade de afinar o cabelo. Por outro lado, você se sentirá mais saudável, mais resistente e, portanto, mais forte ou “mais grosso” depois de usar aloe vera, graças aos seus benefícios que ajudam a hidratar e restaurar a umectação do seu cabelo.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Pode dormir com babosa no cabelo?

Não há problema em princípio, é até possível secar aloe vera no cabelo ou até dormir com aloe vera no cabelo. Por exemplo, especialmente se você optar por misturá-lo com óleos vegetais ao hidratar à noite.

De qualquer forma, o mais recomendado é deixar o gel de aloe vera agir no cabelo por até meia hora, e depois lavar o cabelo.

A babosa escurece mesmo o cabelo?

Aloe vera tem muitos benefícios para o cabelo, mas escurecer (ou clarear!) seu cabelo não é um deles. Esse mito pode estar relacionado a alguns relatos de que a hidratação com aloe vera mancha os cabelos loiros.

Por isso, quem tem cabelos mais claros ou proeminentes geralmente prefere evitar esse tratamento. As loiras, no entanto, têm alguns truques para se beneficiar da hidratação da babosa, como adicionar produtos tonificantes à mistura.

Pode passar babosa no cabelo sujo?

sem problemas! Por exemplo, se você for usar aloe vera para hidratar o cabelo, basta aplicar gel puro ou alguma mistura nos fios sujos e secos, deixar agir no cabelo por cerca de 20 a 30 minutos e depois lavar o cabelo normalmente. – com shampoo e condicionador.

Babosa para usar no cabelo
Foto: Unsplash

Sugestões de produtos

Para incorporar aloe vera em sua rotina, recomendamos o Shampoo Seda By Rayza Babosa + Óleos, que remove os resíduos do couro cabeludo e proporciona nutrição e força aos fios.

O Condicionador Seda By Rayza Babosa + Óleos deixa os fios mais saudáveis, umectados, além de ser liberado para técnicas no poo e low poo.

Para completar a lavagem dos cabelos, recomendamos o Creme de Pentear By Rayza Aloe + Oils Silk, que restaura a estrutura, nutre, dá flexibilidade e maleabilidade aos cabelos.

                    Creme de Pentear By Rayza Aloe + Oils Silk

Confira: Estimule o crescimento natural do seu cabelo com apenas 3 ingredientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *