Benefícios do exercício físico para a psoríase

Benefícios do exercício físico para a psoríase
Conteúdo Criado e Revisado pela nossa equipe

Um estilo de vida saudável, tanto em termos de dieta, controle emocional e exercícios, pode ajudar a controlar um surto de psoríase.

Dependendo da gravidade do diagnóstico e da orientação dermatológica, podem ser realizados exercícios que contribuam positivamente para o tratamento da doença.

Tratar a psoríase é mais do que apenas cuidar da pele. Quando você aborda os fatores internos com medicamentos e atividades que promovem o bom humor, você tem mais chances de reduzir as sequelas. Mostraremos o quanto a atividade física pode fazer na luta contra esta doença.

Psoríase: um problema do sistema imunológico

A psoríase é uma doença crônica da pele causada por alterações no sistema imunológico. A Clínica Universitaria de Navarra (CUN) explicou que esta patologia apresenta eritema delimitado e coberto por escamas prateadas.

Em alguns casos, o diagnóstico leva à disfunção. É até possível confundir a primeira avaliação médica com artrite reumatoide.

As causas estão relacionadas à genética, infecção, estresse e efeitos colaterais de certos medicamentos. Além do tecido articular, as partes do corpo afetadas são as seguintes:

  • Rosto;
  • Unha;
  • Cotovelos;
  • Joelhos;
  • Órgãos genitais;
  • Couro cabeludo;
  • Planta dos pés;
  • Mucosa da boca;
  • Palma das mãos;
  • Parte inferior das costas;

Sintomas e tipos de psoríase

De acordo com a Clínica Mayo, os sintomas da psoríase variam de pessoa para pessoa. Geralmente, esses sinais aparecem como uma erupção cutânea ou manchas vermelhas ou roxas de textura áspera.

Pele rachada, sangramento, coceira e queimação. Essas manifestações são cíclicas.

Quanto à classificação, há o seguinte:

  • Invertida: Lesões vermelhas, lisas e brilhantes aparecem em áreas macias e dobradas, como axilas, nádegas e sob os seios.
  • Ungueal: Crescimento anormal, descoloração e coceira das unhas das mãos ou dos pés. Existe o risco de descamação das unhas.
  • Gutata: são pequenos pontos nas extremidades ou no corpo. Ocorre mais em crianças.
  • Pustulosa: Bolhas de pus são expostas, com vermelhidão ao redor delas. Sua aparência é parcial, reduzida ou expandida. Ocorre em adultos.
  • Artrite psoriásica: Incluindo inflamação das articulações associada a alterações na pele. Geralmente aparece algum tempo após o dano à pele.
  • Em placas: É a mais comum e consiste em uma laceração superior que se forma em relação ao resto da pele. Um revestimento de flocos pode cobri-lo.
  • Eritrodérmica: É inflamatório e afeta grandes partes do corpo. A pele se desprende facilmente, causando dor intensa e desconforto. É o tipo menos comum de psoríase.
Psoríase no joelho.
Embora a doença fique mais evidente na pele, é uma condição sistêmica que pode comprometer vários órgãos.

Relação entre exercício físico e psoríase

Pesquisas mostram que o exercício regular pode reduzir as erupções cutâneas. De fato, a ONG Acción Psoríase recomenda 45 minutos de atividade física várias vezes por semana.

Os exercícios sugeridos incluem caminhada, ciclismo, natação e dança. A ONG enfatiza a escolha do exercício que o paciente gosta, pois assim mantém o hábito.

As convenções serão mantidas tanto quanto possível. Às vezes, a dor da artrite psoriática dificulta a movimentação. O mesmo pode acontecer com a psoríase plantar ou quando o paciente opta por esportes de contato.

Quais são os benefícios do exercício físico para a psoríase?

O exercício desempenha um papel complementar no tratamento desta condição da pele, afetando a eficácia da medicação e a qualidade de vida do paciente. Vamos rever os principais benefícios da atividade física para a psoríase.

Minimiza o risco de hipertensão e diabetes

Como diz a Fundação Espanhola do Coração, a psoríase aumenta a gravidade dos casos de pressão alta em comparação com pessoas sem distúrbios imunológicos.

Note-se também que os problemas de pressão arterial elevada podem levar ao risco de complicações cardiovasculares. Como medida preventiva, o exercício diário é a recomendação mais importante, juntamente com uma dieta saudável para o coração, não fumar e consumo moderado de álcool.

Por outro lado, a revista Diabetes relatou que pessoas com psoríase tinham mais resistência à insulina. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirmam que a atividade física torna o corpo mais sensível a esse hormônio, que reduz o açúcar no sangue.

Combate a obesidade

Os sintomas óbvios da psoríase influenciam alguns indivíduos diagnosticados a mudar seu estilo de vida para não expor as lesões. Alguns até evitam sair, evitando esportes ao ar livre ou a academia.

Este estilo de vida sedentário pode levar à obesidade. Um artigo na revista Actas Dermo-Sifilográficos menciona que a obesidade predispõe à psoríase, assim como a patologia intervém nos distúrbios de peso.

Portanto, o exercício físico é necessário para o tratamento do excesso de peso. Combine-o com uma dieta de psoríase orientada por nutricionista sem um regime rigoroso que possa piorar a condição.

Aumenta a força muscular

A espondilopedia vê a atividade física como o principal tratamento para a psoríase. Esta rede de conteúdo científico afirma que o exercício pode reduzir a dor e a rigidez na artrite psoriática e melhorar a massa muscular.

Para fazer isso, os pacientes devem realizar exercícios regulares, incluindo exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular. Exceto para circuitos isométricos, no caso de inflamação articular aguda.

Melhora a flexibilidade nas articulações

Acción Psoríase comentou que hidroginástica, natação e caminhada aquática são bons tratamentos para pessoas com artrite psoriática. O exercício na água protege as articulações do choque e melhora a flexibilidade, especialmente quando feito em uma piscina quente.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Exercício de natação para psoríase.
Pacientes com psoríase podem se inscrever em atividades aquáticas normalmente.

Contribui para a socialização e autoestima positiva

Em condições como a psoríase, o exercício é benéfico para interagir com outras pessoas. O Journal of Social Research respondeu a um estudo que mostra os benefícios do esporte em termos de socialização e melhoria da qualidade de vida.

Em relação à autoestima, o INFAD Journal of Psychology relata que a atividade física pode aumentar a autoestima, o autoconceito e melhorar as medidas de depressão e bem-estar subjetivo.

Reduz o estresse

A Sociedade Espanhola de Dermatologia e Venereologia nos diz que o estresse está associado ao agravamento da psoríase.

Por sua vez, a American Psychological Association (AAP) afirma que o exercício é bom para a saúde mental porque ajuda o cérebro a lidar com o estresse.

A AAP falou sobre testes preliminares em que pessoas fisicamente ativas apresentaram baixos índices de depressão e ansiedade, ao contrário dos sedentários.

Terapias de suporte juntamente com exercício físico para a psoríase

A Revista Farmacéutica SA destaca que existem vários tratamentos alternativos para a psoríase. Dependendo da gravidade, desde medicamentos tópicos para diagnóstico leve até fototerapia, terapia sistêmica ou biológicos.

Cabe ao dermatologista decidir o tipo de tratamento e exercício adequado para lidar com a condição. Consulte um médico de sua confiança.

Confira: Remédios caseiros para a dor de garganta

Imagem de perfil

Escrito por Francisco Araújo

Todos os Direitos Reservados ao site - bemaisaude.com.br © 2024 Por Logo Robô das Receitas Robô das Receitas