O Chá de Cavalinha é ótimo para uma alimentação natural e saudável,é considerado um ótimo diurético.
A Cavalinha é uma planta medicinal muito popular e utilizada como remédio caseiro para parar hemorragias e menstruações abundantes.
Seu uso medicinal se dá também para o tratamento de doenças reumáticas, cálculos renais e demais infecções do trato urinário”, conta a nutricionista Laís Gomes, da Aliança Instituto de Oncologia.
Os benefícios do chá de cavalinha podem ajudar a combater:
- Estresse e ansiedade
- Anemia
- Variações de humor
- Pedra na vesícula e pedra nos rins
- Pressão arterial alta
- Fluxos excessivos na menstruação
- Febre, dores e desconfortos na cabeça
- Reumatismo e osteoporose
- Úlcera
- Inchaço
- Retenção de líquido
O Chá de cavalinha: ajuda a emagrecer e reduz celulite
O chá de cavalinha não deve ficar de fora do cardápio,pois contém silício, um mineral essencial para estabilizar o colágeno e melhorar a saúde da pele. Consumir o chá de cavalinha contribui para a melhora do aspecto da celulite, mas sua ingestão deve ser associada à uma alimentação adequada.
Confira: Alimentação de Verdade Com 10 Dicas Práticas e Saudáveis
O chá também é um poderoso aliado do emagrecimento, isto porque é rico em saponinas e flavonoides, que funcionam como diuréticos. “O chá de cavalinha ajuda na redução de inchaço e eliminação de toxinas.
O chá de cavalinha funciona como uma drenagem linfática natural no corpo pois expulsa o excesso de água, mantém sais minerais essenciais e alivia inchaço.
A ação diurética – que faz com que os rins funcionem melhor e eliminem líquidos do organismo – é proporcionada já que possui em sua composição há elementos funcionais, como as saponinas e os flavonoides. Isso, aliado ao fato de a cavalinha ser rica em minerais, causa a eliminação de substâncias tóxicas.
Como fazer chá de Cavalinha
A parte usada da Cavalinha é seu talo seco para fazer chá, banhos e cataplasmas, por exemplo. A principal forma de consumo da cavalinha é o chá, que é muito fácil e rápido para fazer:
Ingredientes
- 1 xícara de água fervente;
- 1 colher de sopa de cavalinha.
Modo de preparo
Para fazer o chá basta colocar a cavalinha na água fervente e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.
Outra forma de usar a cavalinha é por meio de cápsulas, que devem ser tomadas de acordo com orientação médica, sendo normalmente indicado o consumo de 2 cápsulas 2 vezes ao dia, ou por meio do banho de assento, que também pode ser usado para tratar infecções urinárias. Para fazer o banho de assento basta colocar 3 punhados de talos secos na água do banho e permanecer mergulhado na água por 5 a 10 minutos.
A quantidade sugerida de chá de cavalinha é de 2 a 3 xícaras de chá ao dia, de preferência após as principais refeições, como o almoço e a janta. Todavia, o ideal é buscar orientação de um nutricionista para receber indicações precisas.
Caso você já faça uso de outro tipo de chá durante esse período, pode tomar o de cavalinha após os lanches da tarde.
Contraindicações
O chá não deve ser consumido por:
- Grávidas ou mulheres que estejam amamentando
- Pessoas com pressão baixa
- Pessoas com deficiência de vitamina B1 ou com risco de desenvolver deficiência de potássio
Efeitos colaterais
A cavalinha normalmente não está associada com efeitos colaterais, no entanto quando consumida grande quantidade, e por muito tempo, pode causar perda de minerais importantes para o corpo, que pode resultar em diarreia, dor de cabeça, desidratação, perda de peso, alteração da frequência cardíaca e fraqueza muscular, por exemplo.
Por isso, é recomendado que a cavalinha apenas seja consumida por curtos períodos, de até uma semana, ou conforme orientação de um médico, nutricionista ou fitoterapeuta.