O poejo é um dos medicamentos mais potentes e mais antigos da história da humanidade. Carlos Magno ordenou que a erva fosse cultivada em todo o império. Seu alto teor de mentol e outras substâncias curativas o mantém fresco em casa. Seu uso em doenças brônquicas é bem conhecido, mas esta não é sua única propriedade terapêutica.
Os chamados “chás do campo” são frequentemente usados na culinária de muitos países ocidentais. Alguns medicamentos, como o mentol, incluem esta planta aromática em seus ingredientes. No entanto, outra forma de obter as propriedades terapêuticas desta planta aromática é através da preparação de infusões.
Conheça os benefícios, propriedades e contraindicações do chá de Poejo
Poejo: benefícios e propriedades
Veja também: Emagrecer X perder peso: qual é a diferença?
O poejo é usado para afetar a recuperação de uma variedade de condições. De fato, seus efeitos no alívio do desconforto intestinal e na melhora da digestão talvez sejam suas principais vantagens. Esta infusão é útil para quase todas as doenças do trato digestivo. Pode ser usado para pessoas com vômitos, indigestão ou para aliviar cólicas. Por sua vez, esta planta também é utilizada para estimular o apetite.
As infusões de poejo também podem ser usadas para regular o ciclo menstrual quando ocorrem mudanças. Isso é muito útil quando certas alterações hormonais estão causando problemas de atraso. Da mesma forma, suas propriedades antiespasmódicas podem aliviar essas dores nesses dias.
O poejo também possui propriedades antissépticas e é um excelente parasiticida. Isso é ótimo para o trato digestivo, mas também em caso de feridas. De fato, neste caso, pode-se usar uma infusão ou aplicar diretamente na área afetada. Isso junto com seu uso em doenças brônquicas e como bebida calmante.
O poejo é conhecido por seus amplos poderes digestivos, mas também é um ótimo repelente natural de mosquitos. Esta planta contém um ingrediente orgânico muito eficaz contra qualquer tipo de inseto.
Como fazer o chá de poejo
- Lave primeiro as folhas, depois ferva 500ml de água e quando a água começar a esquentar coloque as folhas. Tampe a panela e deixe ferver.
- Quando ferver, desligue e deixe esfriar um pouco antes de beber.
Um pouco de mel pode ser adicionado antes de beber, mas é recomendável beber sem açúcar.
Tem algumas contraindicações
O poejo pode ser consumido por qualquer pessoa que não tenha nenhum efeito colateral após experimentá-lo. No entanto, o uso excessivo pode causar alguns problemas de saúde. Como outras ervas, esta erva estimula o trato digestivo. Isso pode se traduzir em azia, sensação de queimação e dor de estômago.
O consumo excessivo desta erva também pode causar diarreia e dores de cabeça. Em superdosagem, o óleo de hortelã-pimenta pode ser tóxico, afetando a função renal e hepática. Na verdade, esta bebida não é recomendada para pacientes com problemas renais ou hepáticos. Um suprimento contínuo pode diminuir os níveis de ferro no sangue.
O chá de poejo é muito perigoso durante a gravidez, pois pode desencadear contrações uterinas em momentos inapropriados e até estimular a menstruação.
Por isso é fundamental usar o poejo somente quando for absolutamente necessário. Outros tipos de infusões suaves podem ser consumidos por quem o consome regularmente. Sem dúvida, este é um aliado confiável dos remédios caseiros.
Atenção! Esta informação é apenas para fins informativos e não substitui de forma alguma o aconselhamento profissional. Consulte o seu médico antes de usar remédios caseiros e antes de aplicar qualquer produto na pele.
VEJA TAMBÉM: Faz mal? Aqui está o que está acontecendo com seu corpo se você beber chá preto todos os dias