A salsa tem várias funções benéficas para o corpo. Tem efeito diurético, estimulante, vasodilatador e tonificante, contém fitoquímicos como flavonóides, carotenóides, possui propriedades antioxidantes, alivia sintomas e previne distúrbios no equilíbrio orgânico.
O chá de salsa contém nutrientes que ajudam a reduzir o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos e a desintoxicar o corpo. Além disso, auxilia no funcionamento dos rins e do fígado e melhora o metabolismo do organismo. Além disso, o chá é preparado com ervas e água em infusão e só pode ser usado com as folhas ou raízes da planta.
Adicione uma pequena quantidade de folhas de salsa a cada 250 ml de água quente e deixe ferver por 10 ou 15 minutos. Depois espere esfriar um pouco e tome.
O chá deve ser bebido por 2 semanas consecutivas. Além disso, é um dos melhores chás diuréticos e desintoxicantes, pois atua na remoção de líquidos.
Existem também casos específicos em que a planta não deve ser consumida: durante a gravidez, amamentação e em casos de nefrose (doença renal). Consumido em excesso, o chá de salsa pode prejudicar a audição, os rins e causar tonturas, entre outras coisas.