Chás para combater a gripe e fortalecer a imunidade

0
56
Chás para combater a gripe
silviarita / Pixabay

Chás para combater a gripe e fortalecer a imunidade é uma forma simples e natural de auxiliar no alivio dos sintomas dessa virose.

Que tal aprender um remédio caseiro para gripe e resfriado? Já que nessa época do ano, as temperaturas caem e nossa imunidade cai junta.

Mais antes de tudo, vamos lembrar o que afeta nossa imunidade:

  • Hábitos e estilo de vida
  • Sedentarismo
  • Alimentação

Sabendo disso, vamos fazer uma breve auto-análise: Como está sua rotina? Você está sempre  no corre corre?

Se exercita algumas vezes por semana? Dorme pelo menos 8h por dia?

Consome alimentos frescos e poucos industrializados? Consome pelo menos 3 porções de frutas e 5 de legumes diariamente? Senta e faz suas refeições com calma?

Feito esse checkup, agora  você já suspeita aonde está seu ponto fraco, vamos aos Chás para combater a gripe!

Como nós já é conhecimento de todos, nossa imunidade está totalmente ligada ao nosso intestino, que por sua vez é 100% afetado pelo o que comemos.

Por isso, uma dieta rica em nutrientes vai ajudar a fortalecer nossa imunidade.

Quando nós estamos gripados podemos contar com os seguinte remédios caseiros:

Veja Mais: Como se cuidar em casa quando você tem gripe

1. Própolis

Como Imunoregulador, vai auxiliar a aumentar imunidade. Além disso tem em ação bactericida, antiviral, antifúngica e é um excelente cicatrizante interno, o que é ótimo para quem está gripado ou resfriado.

Também é rico em flavonoides (antioxidantes). Ao comprar procure o extrato de própolis puro, os ingredientes devem ser álcool de cereais e extrato de própolis, ou seja, nada de inventar moda!

2. Alho

O alho além de ser ótimo para regularizar pressão arterial e níveis de colesterol, ele também é rico em substância com efeito antibacteriano e anti-inflamatório que são a alicina e alina.

3. Cebola

Rica em vitaminas A e C, auxilia nos sintomas de congestão, junto com seus óleos essenciais.

É também um alimento probiótico, que fortalece a microbiota intestinal.

Duas sugestões para consumir: sopa de cebola ou fazer chá!

3. Limão

Além de ser rico em ácido ascórbico (vitamina C) e saponina, que são bactericidas, ele alcaliniza o PH sanguíneo, e um organismo alcalino é menos suscetível a inflamações e doenças.

4. Gengibre

Anti-inflamatório e antibactericida. Seus óleos essenciais têm diversos benefícios para inflamações de garganta.

Dá para bater ele com limão e mel, ralar e espremer para tomar como um shot poderosíssimo ou fazer chá.

5. Cúrcuma ou açafrão da terra

Altíssimo poder anti-inflamatório. É excelente para melhorar as diversas inflamações e aumentar a imunidade e resistência.

6. Alimentos e bebidas fermentados (probióticos)

Conservas caseiras, iogurtes, kombucha, kefir, rejuvelac, missô, chucrute, todos são alimentos vivos e ricos em probióticos.

Vão regular a flora intestinal (microbiota) e consequentemente aumentar a imunidade.

Aqui os probióticos em saquinhos e cápsulas também ajudam!

7. Água

Sempre fundamental! Auxilia na limpeza do sangue, órgãos, regulação da temperatura corporal, eliminação de resíduos e toxinas e mantém o corpo hidratado.

Imunidade caiu? Dá-lhe água!!!

8. Canja de galinha

O clássico é clássico por algum motivo, né? A canja, feita com um frango de boa qualidade (de preferência sem hormônios e antibióticos), é um santo remédio!

Ferver a carne do frango, seus ossos e temperos, faz com que a canja seja um potente aliado ao combate à gripes e enfermidades.

Minerais, vitaminas e nutrientes que ficam no caldo são incríveis!

 Chás para combater a gripe com especiarias

As quantidades variam, importante é a diversidade.

Ingredientes:

  • Canela em pau
  • Sementes de cardamomo
  • Sementes de pimenta preta
  • Folha de louro
  • Talos de salsinha
  • Talos de coentro
  • Pedaços de cebola com casca
  • Dentes de alho
  • Gengibre com casca
  • Cravo
  • Casca de limão ou laranja

Modo de preparo:

Coloque em uma panela todas as ervas e especiarias, encha com água e deixe ferver por uns 15-20 minutos.

Desligue o fogo, abafe por mais 5 minutos.

Coe e sirva com uma colher de chá de mel por cada xícara.

Se preferi mude os ingredientes, importante é a diversidade.

Faça uma reflexão do porquê que a sua imunidade estar baixa.

Se alimente com comidinhas caseiras, sem conservantes, frescas e naturais,aproveite para descansar,e durma bem.

Veja Também: Alho: e suas Contraindicações para saúde