Vários são os fatores que causam dores nas costas em gestantes, mas o principal deles se deve às mudanças estruturais internas durante a gravidez. Conforme o bebê cresce, o útero aumenta e começa a comprimir e mover outros órgãos e músculos ao redor do abdômen, mudando automaticamente o centro de gravidade do corpo feminino, o que força automaticamente os nervos espinhais a trabalhar.
Tão comum quanto protuberâncias abdominais, a dor nas costas (também chamada de dor lombar) afeta oito em cada dez mulheres grávidas. Devido à perda de equilíbrio (que também é comum nesta fase), é natural que as mulheres comecem a dobrar a coluna para suportar o peso. Ao contrário do que acreditam, este tipo de exercício pode causar episódios dolorosos. Portanto, minha sugestão é manter a coluna vertebral o mais saudável possível, atentar para as orientações posturais nas atividades diárias, realizar exercícios ativos e ativar esse tecido muscular.
Veja também: O Guia Definitivo para Torta de Cachorro-Quente: Uma Deliciosa Especialidade Brasileira
Veja também: Como passar roupas com e sem o ferro
A dor geralmente aparece no segundo trimestre e torna-se mais intensa no final da gravidez, mas algumas pessoas ainda se sentem mal desde o início. Portanto, o ideal é auxiliar na preparação desse corpo por meio de exercícios regulares de fortalecimento e alongamento. Pilates sempre foi uma atividade amplamente praticada por mulheres grávidas, e até mesmo muitos obstetras o prescreveram.
Sob a supervisão de uma profissional grávida, o foco do exercício é o fortalecimento da coluna (para evitar que ocorram dores); nos membros superiores (considerando o pós-parto e a demanda do bebê pelos braços da mãe) e em toda a musculatura abdominal (que ajudam a administrar e prevenir a dilatação abdominal).
Para a dor lombar, muitos exercícios de mobilidade da coluna e fortalecimento de músculos estáveis podem ser realizados, o que reduzirá esse desconforto. Além de exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, prepare as mães para o parto e o pós-parto! Pernas inchadas no final da gravidez são normais. Nesse sentido, os exercícios de Pilates também têm um efeito direto
Fazer uma caminhada relaxante ao ar livre é muito bom, porque a dor e o desconforto causados pelo estômago afetam não apenas a caminhada, mas também todos os outros esportes. Se o corpo não funcionar adequadamente para aliviar esses desconfortos, as mulheres grávidas não conseguirão apreciá-lo . grávida.
Além de manter o exercício, você também pode fazer um exercício de alongamento que pode ser realizado a qualquer hora do dia: deitado de bruços, flexionando as pernas, segurando uma perna por vez, enquanto coloca as mãos atrás das coxas. Segure sua perna nesta posição por um minuto e depois troque de lado.