A Ansiedade, também chamada de Transtorno de Ansiedade, é um distúrbio mental que se caracteriza por vivenciar sentimentos de medo, preocupação e ansiedade de forma exacerbada, chegando a interferir em atividades diárias.
Esse é um problema bastante comum, especialmente no Brasil. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 9,3% dos brasileiros tem Ansiedade, que pode ser desencadeada por diversos fatores, especialmente os socioeconômicos (desemprego, falta de dinheiro, pressão no trabalho, entre outros).
Veja também: Barbatimão emagrece, sim ou não?
Curiosamente, existem diferentes tipos de Ansiedade. Aprenda aqui quais são eles, saiba identificar seus sintomas e confira dicas para controlar crises de ansiedade, passando a ter melhor qualidade de vida.
Tipos de Ansiedade
1 – TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada)
O TAG caracteriza-se por gerar preocupação excessiva e expectativa preocupante, sentimentos que surgem de maneira contínua e que são difíceis de serem controlados, durando por seis meses, no mínimo.
Tais sensações sempre vêm acompanhadas de outros sintomas, como a irritabilidade, tensão muscular, insônia, inquietação, fadiga e dificuldade de concentração.
Vale mencionar que nesse tipo de transtorno, a Ansiedade é, sempre, desproporcional ao fato que a gerou, causando impactos negativos em todos os âmbitos (pessoais, sociais e profissionais).
2 – Transtorno do Pânico
Pessoas com Transtorno do Pânico têm a sensação contínua de que estão prestes a morrer, vivenciando sintomas físicos como a taquicardia e tremor. Além disso, pacientes diagnosticados sempre sentem perda de controle e consciência, como se estivessem enlouquecendo, chegando a alterar profundamente sua rotina.
3 – TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)
O TOC tem como característica a realização de atividades de maneira repetitiva, como se fossem rituais, porém compulsivos. A Ansiedade, neste caso, manifesta-se como uma cadeia de ideias obsessivas que o paciente sabe que é prejudicial, mas não consegue se desvencilhar dela.
4 – TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático)
Neste caso, a Ansiedade está diretamente ligada a algum trauma sofrido pelo paciente. Em casos assim, há um constante medo de vivenciar esse trauma novamente, fazendo com que a pessoa altere totalmente sua rotina e de pessoas ao seu redor.
5 – Fobia Social
É o tipo de Ansiedade relacionada à realização de atividades em público, como se apresentar ou manter uma simples conversação. Em situações assim, a pessoa sente como se estivesse sendo julgada negativamente pelos outros, o que faz com que fique constrangida, sem saber como interagir.
Sintomas da Ansiedade
Os sintomas do Transtorno de Ansiedade costumam variar de acordo com cada caso, mas é possível apontar os principais, que são considerados gerais e surgem com frequência, indicando que a pessoa está vivenciando uma crise:
- Irritabilidade e estresse;
- Fadiga;
- Inquietação;
- Tensão muscular;
- Falta de concentração;
- Palpitação;
- Taquicardia;
- Dificuldade para respirar;
- Sudorese;
- Dor de cabeça e muscular;
- Alteração do funcionamento intestinal;
- Náusea e vômito;
- Insônia;
- Pensamentos indesejados e rápidos;
- Preocupação excessiva com algo;
- Sentimento de tragédia.
Como controlar crises de Ansiedade
1 – Faça tratamento medicamentoso
Os Transtornos de Ansiedade podem ser controlados fazendo tratamentos medicamentosos, com administração de antidepressivos ou ansiolíticos, mas somente se forem receitados por um médico psiquiatra.
2 – Faça psicoterapia
A psicoterapia mais indicada para tratamento de Transtornos de Ansiedade é a comportamental cognitiva, mas um profissional saberá analisar seu caso e recomendar a opção mais adequada.
3 – Faça exercícios físicos
Praticar atividades físicas de 20 a 30 minutos, pelo menos por 5 dias na semana, ajuda a reduzir o estresse, por aumentar a serotonina no organismo, neurotransmissor que proporciona sensação de bem-estar.
4 – Invista em técnicas de relaxamento
Meditação e ioga são ótimos exemplos, bem como técnicas de respiração profunda, uma vez que ajudam a controlar o estresse, característica marcante da Ansiedade.
5 – Mude seus hábitos alimentares
É interessante cortar a cafeína, porque ela pode agravar os sintomas da Ansiedade. Além disso, reduza consideravelmente o consumo de carboidratos e alimentos com alta taxa de gordura e açúcar, para minimizar a irritabilidade e fadiga.
6 – Corte o consumo de álcool e cigarro
O álcool e tabagismo são grandes vilões de pacientes diagnosticados com Transtorno de Ansiedade, porque aumentam de forma significativa a intensidade dos sintomas. Ademais, podem proporcionar outros problemas paralelos, como o comprometimento do fígado e do pulmão.
7 – Aprenda a administrar sensações
Toda vez que sentir uma nova crise de Ansiedade chegando, procure administrar suas sensações e realizar alguma atividade que tire o foco do que causa o problema. Assim, será possível se desviar do estresse e garantir a saúde mental.