Os piolhos e lêndeas causam danos às crianças: de repente, a cabeça começa a coçar muito, isso é um uma mensagem dos insetos andando no couro cabeludo é assustadora.
O tratamento comum para eliminar piolhos e lêndeas envolve um produto químico para matá-los e pentear os fios com auxílio de um pente fino para retirar qualquer ovo que sobre.
Veja também: Bolo Saudável de Chocolate e Banana com Apenas 2 Ingredientes: Uma Delícia Simples e Nutritiva
Veja também: O que Corta o Efeito do Anticoncepcional?
Os remédios caseiros são uma excelente opção para crianças pequenas porque não são tóxicos. Além de lidar com infecções, se irmãos ou amigos da escola têm piolhos, eles também podem ajudar a prevenir infecções – as infecções são altamente contagiosas.
Confira alguns tratamentos caseiros:
1. Lavar o cabelo com chá de arruda
Um excelente remédio caseiro para infestações por piolhos e lêndeas é lavar o cabelo com chá arruda, que mata insetos e acalma o couro cabeludo.
A recomendação é aplicar chá nos cabelos molhados antes de usar um pente fino.
Ingredientes
40 g de folhas de arruda
1 litro de água fervente
Modo de preparo
Coloque as folhas de arruda em água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Cubra, aqueça, coe. Depois de fazer o chá, aplique a infusão no cabelo com um pedaço de algodão, gaze ou imersão dos fios na mistura. O cabelo deve estar molhado.
Veja Mais: Benefícios do chá de arruda
Enrole uma toalha em volta da cabeça e deixe a infusão de arruda por 30 minutos. Em seguida, lave o cabelo com shampoo, aplique condicionador e não enxague. Use um pente fino para percorrer cada seção do cabelo para remover piolhos e lêndeas mortas.
2. Usar spray de citronela
A citronela afasta os insetos, inclusive os piolhos, por ter um aroma muito intenso.
Ingredientes
150 ml de glicerina líquida
150 ml de tintura de citronela
350 ml de álcool
350 ml de água
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e coloque em um recipiente bem fechado. Aplique nos cabelos e nas raízes todos os dias, deixe descansar por alguns minutos.
3. Aplicar óleos no couro cabeludo
Basta aplicar uma mistura de óleos em proporções iguais: óleo de lavanda, óleo de menta e óleo de eucalipto. Aplique a loção no couro cabeludo e deixe correr durante a noite. De manhã, lave o cabelo com um shampoo para cabelos oleosos.
4. Borrifar álcool canforado
O álcool de cânfora pode ser encontrado nas farmácias, mas outra opção é comprar a própria cânfora em pequenos pedaços e adicioná-la à garrafa de álcool. Polvilhe um pouco desse álcool no cabelo para evitar a infestação por piolhos.
Como é seu ciclo de vida?
Cada piolho vive cerca de 30 dias e deposita uma média de seis a oito ovos por dia. Dentro de uma semana, eles eclodem, causando mais piolhos.
Portanto, quando alguém está infectado, tome cuidado para não permitir que outros sejam infectados. Uma dica é evitar emprestar chapéus ou roupas que possam conter insetos.
Cuidados para eliminar os piolhos
Outra dica importante para parar os insetos é lavar suas roupas, lençóis, fronha e toalha de banho separadamente e ferver por alguns minutos.
Essas precauções devem ser seguidas diariamente até que todos os piolhos e lêndeas sejam eliminados.