[faceturbo][bloqueador]
Veja também: Biscoitos de abóbora e chocolate
Como fazer ovo de diversas maneiras? Estas são dúvidas bem comuns principalmente pelo fato do ovo ser um alimento muito versátil. Ele também se destaca por suas propriedades. Veja mais a partir de agora!
O ovo é considerado um dos mais completos alimentos disponíveis, por isso, diversificar a forma com que é preparado faz com que ele seja consumido sem que a pessoa enjoe.
É importante destacar que, em caso de dúvida em relação à ingestão do ovo, o médico, nutricionista ou endocrinologista deve ser consultado. Isso assegura que o corpo esteja sempre aproveitando o que há de melhor no alimento.
Diversas maneiras de cozinhar o ovo
O ovo pode ser feito de diversas maneiras, entre as mais conhecidas encontramos: ovo cozido, frito, mexido e assado. Porém, ainda tem o omelete e ovo poche. Sem dúvida toda essa diversidade já deve ter dado até água na boca, correto
Para aprender todos os detalhes destas receitas, fique de olho na explicação de todas elas. Ah! Também é importante prestar atenção aos ingredientes e nas dicas de preparo, pois através delas se tem o resultado esperado.
Ovo cozido
Para fazer o ovo cozido você vai precisar apenas dos ovos e de um litro de água. Com ajuda de uma panela funda, coloque a água para ferver junto com os ovos. Use a tampa para que a água ferva mais rápido.
Para que a gema fique bem durinha, é só deixar o ovo ferver entre 7 e 10 minutos. Já para quem prefere a gema um pouco mais mole, deixe fervendo por aproximadamente 5 minutos.
Passado o tempo de cozimento do ovo, o passo seguinte é desligar o fogo e despejar a água fervente na pia. Deixe o ovo esfriar um pouco e retire a casca do ovo. Para evitar queimaduras, espere até esfriar a uma temperatura que consiga segurá-lo.
Ovo frito
Para fazer o ovo frito, você vai precisar de uma frigideira e um pouco de azeite ou manteiga light. Caso a frigideira seja antiaderente, tire a gordura, o que vai deixar o seu ovo mais saudável.
Coloque a frigideira para esquentar em fogo médio e acrescente o azeite ou manteiga light. Logo em seguida, coloque o ovo tomando cuidado para a gema não desmanchar. Enquanto frita, use uma tampa para abafar.
Você vai aguardar cerca de 5 minutos para que o ovo fique pronto. Se gostar que ele fique mais assadinho, é só virar o ovo com ajuda de uma espátula. Logo em seguida, é só colocar em um prato e servir.
Ovo mexido
Considerado uma das maneiras mais fáceis de consumir o ovo, você não vai precisar mais do que três minutos para fazer um bom ovo mexido. Sendo assim, separe uma frigideira, uma colher de pau e o ovo.
Caso a frigideira utilizada seja antiaderente, basta levá-la ao fogo, quebrar ovo e mexer com a colher de pau. Espere ficar soltinho e sequinho e desligue o fogo. Porém, para quem quer incrementar um pouco o ovo, basta usar azeite ou manteiga light.
O processo de preparo é o mesmo. Coloque a frigideira para esquentar, seguido da manteiga ou óleo. Depois de alguns segundos, coloque o ovo. Mexa com ajuda da colher de pau e o ovo estará pronto para ser servido.
Ovo assado
Para muita gente essa modalidade pode até parecer estranha, porém, quando é feita com o incremento de outros ingredientes pode surpreender você. Para prepará-lo você vai precisar aquecer o forno a 170°.
Pegue uma tigela pequena que possa ir ao forno. Logo em depois unte-a com azeite ou manteiga light. Logo após, é só quebrar o ovo dentro. Depois, é só levar ao forno com cuidado para manter a gema intacta.
Sobre a forma de incrementar o ovo assado, basta untar a tigela com azeite ou manteiga light. Logo em seguida você pode colocar cebola, tomate, cogumelos, queijo, um pouco de leite desnatado ou creme de leite light. Para temperar, pode usar sal, pimenta ou outros ingredientes. Leve para assar entre 12 e 20 minutos.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Omelete
Para preparar uma boa omelete, além do ovo, que é o ingrediente principal da receita, você pode colocar a imaginação para funcionar e preparar uma receita a seu modo. Aí vai uma receita simples:
Separe 2 ovos, 1 colher (de sopa) de farinha de trigo, ½ pimentão, 1 cebola pequena, 1 tomate, 1 colher (de sopa) de azeite extra virgem e temperos da sua preferência. O primeiro passo é separar a clara da gema. Coloque a clara em um prato e bata com garfo até ficar em neve. Logo em seguida, adicione as gemas aos poucos e bata mais um pouco.
No passo seguinte você vai adicionar a farinha de trigo e os demais ingredientes. Coloque uma frigideira no fogo para esquentar e despeje o azeite. Assim que estiver quente, coloque a mistura para fritar. Assim que estiver bem assado, dobre ao meio e espere fritar mais um pouco.
Ovo poche
Esse tipo de preparo do ovo é mais comum em países da América do Norte. Porém, alguns brasileiros não dispensam essa iguaria. Para prepará-lo você só vai precisar de uma panela com água e um ovo fresco.
Quebre o ovo em um pirex e reserve. Coloque a água para ferver. Assim que ela apresentar os primeiros sinais de ebulição, desligue o fogo e despeje o ovo. Deixe ele por lá por cerca de 3 minutos.
Veja também: Tabela nutricional do ovo cru, cozido e frito
Passado esse tempo, você pode retirar o ovo. Ao servir, você vai perceber que o ovo ficou com a clara bastante firme e a gema derretida por dentro.
Como cozinhar ovo no micro-ondas
Para muita gente, preparar o ovo no micro-ondas pode parecer uma novidade. Porém, é preciso ter um pouco de atenção e tomar certos cuidados para que a receita dê certo. Fique atento em todos esses pontos.
Ovo cozido no micro-ondas
Para preparar essa receita você só vai precisar de um ovo, água, um recipiente de vidro para levar ao micro-ondas e uma taxinha. O primeiro passo é pegar a taxinha e realizar dois pequenos furos na parte de baixo do ovo.
Feito o furo, pegue o recipiente de vidro e coloque o ovo. Logo em seguida complete com água até o nível cobrir o ovo e passar mais um dedo. Leve ao micro-ondas por 2 minutos e 30 segundos. Espere esfriar, descasque o ovo e sirva.
É muito importante que você não deixe de fazer os dois furos na casca do ovo antes de levá-lo para micro-ondas. Caso contrário um acidente pode acontecer.
Ovo frito no micro-ondas
Depois de aprender a fazer ovo cozido no micro-ondas, agora chegou a hora de fazer ele frito. Para isso você vai precisar de um prato, manteiga light para untar e um ovo. Pegue o prato e passe um pouco da manteiga no fundo dele. Logo em seguida, quebre o ovo.
Antes de colocar o ovo no micro-ondas, a recomendação é espetar a gema com um garfo. Quanto ao tempo de preparo, isso vai depender do seu gosto. Ele pode variar de 30 segundo, para o mais mole, passando por 50 segundos, até 1 minuto e 30.
Como cozinhar ovo rápido
Essa receita é para preparar o ovo cozido. Para isso, você vai precisar de uma panela funda, água e um ovo fresco em temperatura ambiente. Para começar, coloque a água para ferver. Assim que ela estiver borbulhando, desligue o fogo e coloque o ovo dentro.
Até aí, nada diferente do que você já costuma fazer, certo? Assim que o ovo for jogado na água você vai marcar um minuto. Passar esse tempo, desligue o fogo e deixe o ovo na água até que ele esfrie.
Pode não parecer, mas, o calor da água vai fazer com que o ovo termine de cozinhar. Quando a água esfriar, descasque o ovo normalmente e sirva. Você vai ver que o ovo ficou cozido de forma normal, gastando bem menos tempo de fogo.
Benefícios do ovo
Depois de conhecer todas essas formas de preparar o ovo, agora você terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que faz do ovo um alimento tão importante para a saúde.
Antes de começar a listar todos os benefícios do ovo para a saúde, é bom que você saiba que ele é considerado um dos mais completos alimentos existentes. Entre os nutrientes que ele apresenta, um total de 13 são identificados.
Na lista dos sais minerais apresentados pelo ovo existem o ferro, fósforo, manganês, potássio e zinco. Além do mais, vitaminas dos complexos B, E e ácido fólico também aparecem na sua composição.
Veja mais benefícios do ovo:
- Faz bem para os olhos
- Prevenção de doenças cardíacas
- Combate os radicais livres
- Regula a atividade cerebral
- Prevenção do câncer de mama
- Pode ser usado no tratamento da diabetes
- Trata doenças inflamatórias
Agora chegou a hora de detalhar cada um desses benefícios. Quanto a inclusão do ovo na resolução dos casos levantados acima, o mais aconselhável é que o médico seja consultado. Pois cada paciente necessita de uma atenção especial.
Faz bem para os olhos
A presença de substâncias como carotenoides, luteína e zeaxantina fazem do ovo um ingrediente indispensável para prevenir degeneração ocular. Dessa forma, o paciente fica mais protegido de problemas relacionados à visão, sobretudo catarata.
Prevenção de doenças cardíacas
A inclusão do ovo na alimentação tende a aumentar o índice de colesterol bom do corpo, o conhecido como HDL. Em contrapartida, ele diminui o colesterol LDL, também conhecido como colesterol mau.
Essa condição reduz, significativamente a incidência de doenças relacionadas ao coração. “Muitos estudos mostram que os ovos realmente podem melhorar a qualidade do colesterol”, afirma o médico Juliano Pimentel.
Combate os radicais livres
Na composição do ovo, as vitaminas e oxidantes são destaque. Na prática, isso atua direto no combate aos radicais livres, o que afasta o risco do desenvolvimento de algumas doenças graves.
Outro ponto positivo em relação à ingestão do ovo é a possibilidade de retardar o envelhecimento natural das células. Esse benefício também pode ser sentido na aparência do rosto, aliviando algumas marcas de expressão.
Regula a atividade cerebral
Devido a existência de uma substância conhecida por colina, o ovo possui o benefício de regular a atividade cerebral. Sendo assim, o sistema nervoso e sistema cardiovascular podem funcionar de forma saudável.
Prevenção do câncer de mama
A possibilidade de eliminar as toxinas acumuladas pelo corpo faz do ovo um excelente alimento para reduziu a incidência de câncer de mama. De acordo com alguns estudos, essa redução pode chegar a casa dos 44%.
Pode ser usado no tratamento da diabetes
Através da existência de gorduras estratégicas, o ovo pode ser usado no tratamento de diabetes tipo 2. Essas gorduras acabam por saciar e nutrir o corpo, “mantendo os níveis de açúcar e insulina baixos no sangue”, como certifica o médico Patrick Rocha.
Trata doenças inflamatórias
O efeito anti-inflamatório faz do ovo um excelente aliado no tratamento de doenças como artrites, dores de coluna e enxaquecas. Mas, para obter esses benefícios, é preciso seguir uma dieta equilibrada, até porque, comendo o ovo pontualmente não vai resolver.
O ovo e suas peculiaridades
Hoje você teve a oportunidade de conhecer as diversas formas de preparar o ovo. Seja cozido, frito, assado ou em outra receitas mais elaboradas, porém sem perder o toque simples, o ovo se mostra bem versátil.
Fora isso, acreditar nas propriedades que o alimento apresenta para a saúde também é uma forma de usá-lo conscientemente. Em qualquer outra dúvida, não hesite em procurar um médico. Pois o que está sempre em jogo é a sua saúde!
[/bloqueador][/faceturbo]