Como limpar o intestino de forma natural? Os intestinos geralmente acumulam grandes quantidades de resíduos, o que interfere no funcionamento geral do corpo. Por isso, é importante saber limpá-lo naturalmente.
O intestino, também conhecido como cólon, pode causar muitos problemas se não estiver limpo. Portanto, recomenda-se a limpeza de tempos em tempos.
Além disso, entender o que causa o acúmulo dessa toxina nos permite evitar que isso aconteça novamente e nos ajuda a manter nosso intestino sempre saudável.
O que saber sobre a limpeza do intestino?
Se a sua ideia é limpar o cólon ou o intestino devido a constipação ocasional ou leve, basta adicionar fibras ou ervas à sua dieta para normalizar o trânsito intestinal. As alcachofras, por exemplo, são excelentes para esse efeito, como aponta este estudo.
No entanto, as toxinas aderidas à parede intestinal não são facilmente removidas. Uma pessoa que fica 3 dias sem ir ao banheiro provavelmente acumula resíduos de 15 refeições diferentes.
A limpeza do intestino é muito benéfica para o corpo, pois todas as coisas inúteis e desnecessárias são removidas. Por exemplo, parasitas em produtos ingeridos há muito tempo.
Com uma boa limpeza do cólon e uma dieta adequada, podemos manter nossos intestinos limpos. Isso se traduz em sentimentos de calma, melhor sono e respiração, odor corporal mais agradável, desaparecimento de espinhas ou erupções cutâneas e muito mais.
Além disso, a limpeza natural do intestino tem outros efeitos tônicos, como estimular as glândulas abdominais ou o fígado, principalmente o pâncreas. Isso ajuda a melhorar a absorção e assimilação dos alimentos.
O uso de laxantes não é uma boa ideia
Os laxantes devem ser usados sob a supervisão de um médico e sempre na hora certa. Isso porque seus ingredientes ativos são mais tóxicos e irritantes do que o próprio alimento.
A nível natural, as estratégias mais adequadas são lavagens, enemas, ervas ou sal. Esses são recursos mais confiáveis que podem ser selecionados a partir do momento em que a pessoa possui algum conhecimento sobre o assunto.
Nunca devemos precisar “depender” desses métodos ou usá-los com muita frequência porque eles têm o efeito oposto. A regularidade deve ser uma consequência natural das mudanças na nossa alimentação.
Isso significa que não “vale a pena” comer de tudo e limpar o intestino uma vez por semana. As toxinas continuarão a se acumular e afetar nossos corpos.
Na verdade, um dos remédios mais eficazes para promover a limpeza do cólon é o exercício moderado. Foi demonstrado que a atividade física facilita o trânsito intestinal e, assim, limpa a parte final do sistema digestivo.
Existem maneiras de limpar seu intestino naturalmente sem recorrer a laxantes ou outros métodos. A seguir, mostraremos algumas ideias para fazer isso acontecer.
Receitas vegetarianas para limpar o intestino
Você encontrará receitas para limpeza intestinal e digestiva simples e eficaz.
Tudo o que você precisa fazer é mudar sua dieta e começar a comer mais frutas, verduras, legumes e sementes da estação.
Seu intestino ficará mais limpo, assim como seus rins e fígado. Sua saúde melhorará visivelmente, assim como todos os seus órgãos em geral.
A melhor opção
Uma das melhores receitas de limpeza do cólon é usar:
- 2 laranjas.
- 7 morangos.
- 3 pêssegos.
Para fazer este remédio, basta bater a fruta no liquidificador. Os pêssegos devem ser cortados e sem caroço, usaremos o suco das laranjas.
Se você tomar este remédio natural para limpeza intestinal com o estômago vazio por 9 dias seguidos, notará que seu intestino ficará mais saudável. Você pode comer esta receita no café da manhã. Esta solução também pode fortalecer seu sistema respiratório e reduzir a depressão.
Aloe vera, maçã, pepino, abacaxi, limão e mel para limpar o cólon
Comece o dia com suco de limão em um copo de água morna com mel e suco de maçã pelo menos 3 vezes por semana. Recomenda-se evitar alimentos sólidos nesses dias.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Outra opção é o ginger ale. Pegue uma fatia e ferva, deixando o suco. Em seguida, aqueça um copo de água e adicione meia colher de sopa da mistura de gengibre e limão a gosto. Servir quente.
O suco de aloe vera também é muito eficaz. Pegue uma folha, divida-a e use uma colher para retirar os cristais. Coloque duas colheres de sopa de aloe vera, dois copos de água, suco de limão e mel no liquidificador a gosto. Beba com o estômago vazio por cerca de sete dias.
Uma variação é a seguinte: adicione uma maçã verde sem sementes e com casca ao suco de aloe vera sem limão, junto com meio pepino com casca e uma rodela de abacaxi. Por fim, adicione as laranjas e água a gosto. Tome com o estômago vazio por 7 dias.
Se você preferir algo mais simples, convidamos você a experimentar estes dois remédios:
- Adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de sopa de mel a um copo de água. Aqueça a água até morna, adicione o vinagre e o mel e mexa até dissolver. Tome quente e com o estômago vazio por três semanas.
- Infusão de anis antes e depois do café da manhã.
Como você pode ver, existem muitas opções, mas nenhuma delas será eficaz sem alterar a maneira como você come, dorme e se exercita.
Ervas para limpar o intestino de forma natural
Existem muitas ervas que podem ajudar a limpar o intestino naturalmente. Alguns deles são os seguintes:
Cáscara sagrada
Usada por mais de mil anos, esta é a casca que os aborígenes do norte introduziram aos espanhóis no século XVI.
Ele contém compostos chamados “antraquinonas” que ajudam a ativar as contrações do cólon, imitando a ação de ir ao banheiro.
Também ajuda a eliminar resíduos em pessoas com sistemas digestivos fracos.
Plantago Psyllium
Esta é uma casca de semente nativa da Índia e do Irã. Eles são usados na medicina herbal e alternativa.
Esta casca contém muita fibra dietética solúvel. Tem que ficar de molho para que se forme uma substância gelatinosa ao seu redor, que age como uma vassoura e varre tudo na parede intestinal. Promove a saúde geral do cólon.
Althaea Officinalis
Esta erva tem sido usada desde a Grécia antiga, de onde deriva o nome, pois “altho” significa “curar”.
Contém grandes moléculas de açúcar (muco) que têm um efeito calmante na membrana mucosa da parede do cólon.
Cinnamomum Cassia
Também conhecida como canela chinesa, foi a primeira espécie a ser trazida para o Egito e Israel depois que Alexandre, o Grande, entrou na Europa.
Cultivado no sudeste da China por seu óleo, brotos e casca, tem um grande efeito no sistema digestivo, promovendo tecidos e membranas saudáveis em várias partes do estômago e cólon.
Dicas para limpar o intestino permanentemente
- Coma de 8 a 10 porções de frutas por semana e coma muitas frutas. Escolha alimentos com mais fibras, como frutas vermelhas.
- Escolha comer carboidratos integrais 2 a 3 vezes por semana.
- Como alimentos que ajudam a limpar o cólon, ou seja, qualquer coisa rica em proteínas e fibras.
- Evite doces e alimentos gordurosos.
- Adicione sementes de linhaça moídas às suas refeições, polvilhando-as sobre a comida.
- Exercite-se diariamente (caminhe por pelo menos 30 minutos) e beba bastante água durante o dia (recomenda-se o mínimo de 2 litros).
Esperamos que você não esteja mais familiarizado com a limpeza de seu intestino de maneira natural. Agora que você sabe como limpar, esperamos que consiga atingir seus objetivos. Experimente as dicas acima e aproveite os benefícios!
Confira: Um detox para limpar seu corpo de toxinas depois da festas de junho