Pular para o conteúdo

Como Planejar o Emagrecimento do Começo ao fim?

[bloqueador]

Perder peso é um assunto sério para muitas pessoas que estão com sobrepeso ou obesas. E é normal não saber por onde começar essa caminhada. Primeiro de tudo, quem deseja emagrecer, precisa levar a sério esse projeto, do começo ao fim. Por isso, o primeiro passo é planejar o emagrecimento. E eu quero te ajudar.

Você que deseja iniciar um emagrecimento precisa ter em mente os seus objetivos durante essa caminhada e, principalmente, e saber onde quer chegar. É preciso também manter o foco e não desistir das metas estabelecidas .

Quer saber como planejar o emagrecimento do começo ao fim e de forma prática? Então preste atenção nas minhas dicas.

Não deixe de ler e compartilhar.

Planejar o Emagrecimento

Planejar o Emagrecimento? Imagem: (Divulgação)

1- Anote seus planos

Antes de planejar o emagrecimento, você sabe que é importante começar uma reeducação alimentar e praticar regularmente exercícios físicos ou esportes.

Além disso, anote as mudanças que você quer fazer, e o motivos de realizar cada uma delas. Anote também os hábitos que deseja cortar e os hábitos que deseja acrescentar em sua rotina. Seja detalhista ao anotar os seus objetivos e suas regras, como por exemplo: “Vou me exercitar pelo menos 30 minutos por dia”.

2- Faça uma tabela

Crie uma tabela ou planilha para dividir sua alimentação e os exercícios físicos. A planilha surge como uma motivação também, pois cada vez que olhar ou atualiza-la, saberá o tempo que falta até alcançar o objetivo esperado.

Faça uma planilha ou um caderninho de anotações. Você pode usar as tabelas para separar os dias da semana e quais serão suas refeições; colocar os dias que irá se exercitar, o tempo de exercícios e quais exercícios você fará.

3 – Organização do tempo

Depois de anotar as metas que você deseja alcançar e fazer a tabela, estabeleça horários. Coloque o horário para alimentação, outras responsabilidades e os exercícios. 

É importante usar blocos de tempos para se organizar, e não deixar nenhuma atividade de lado. Organize o tempo.

4 – Planeje o orçamento

É fácil pensar que ficar em forma será caro, mas não tem que ser assim. Além de atividades ao ar livre como caminhar e correr, há muitas outras maneiras de entrar em um ótimo treino sem gastar muito dinheiro.

Planeje seu orçamento antes de iniciar um projeto de emagrecimento.

Estabeleça o valor que será destinado a alimentação e o valor que será destinado aos exercícios. Você pode, por exemplo, organizar a lista dos produtos da sua dieta com antecedência e fazer pesquisas antes de ir às compras.

Organize o seu orçamento. Vai perceber que os novos hábitos custam o mesmo valor que os maus hábitos anteriores, ou até mais barato. Emagrecimento saudável não é sinônimo de gastos exagerados.

5- Liste os alimentos

Faça uma lista dos alimentos que mais gosta e outros daqueles que não gosta tanto. Você pode não gostar de salada de cenoura, por exemplo, mas pode substituir por abobrinha, berinjela ou tomate.

Essa lista vai te ajudar a visualizar as opções saudáveis que você gosta e pode inserir no seu cardápio no dia a dia, te dando várias opções de pratos saudáveis, mesmo com as limitações do seu paladar.

Frutas, verduras, legumes, hortaliças, enfim; escolha com a ajuda de um profissional, os alimentos ricos em nutrientes, vitaminas, antioxidantes e fibras. Ele vai recomendar a melhor alimentação de acordo com o seu tipo físico e necessidade alimentar.

E mantenha um arco-íris no seu prato. Faça um esforço para experimentar novos sabores.

6 – Evite alimentos industrializados

Após conversar com o seu médico e fazer as mudanças necessárias na alimentação; é importante evitar o consumo de alimentos que prejudicam o seu processo de emagrecimento.

O açúcar, por exemplo, pode causar problemas de saúde e sobrepeso.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Ele está presente em doces e também em alimentos industrializados como molhos prontos. Por isso, evite o seu consumo, e evite ou busque formas de substituir, como por exemplo, usando a stevia, canela, tâmara ou o xylitol.

Da mesma forma acontece com o sal e carboidratos. Se você consome carboidratos tente trocá-los pelas formas mais saudáveis; opte por alimentos Low carb, por exemplo.

Também substitua as gorduras ruins pelas gorduras boas. Teste incluir diferente tipos de proteínas, animal e vegetal, como por exemplo, peixe, frango, carne, ovos, castanhas, amêndoas, pistache e avelãs (5).

Se for necessário faça uma listinha estabelecendo os alimentos prejudiciais e como substituí-los. Dessa forma, todas as vezes que der vontade de comer algo que te fará mal ou te distanciará do seu objetivo, você poderá substituir.

7 – Visualize a mudança

Antes de iniciar o processo de emagrecimento tire suas medidas, anote seu peso e analise o espaço de tempo que você precisará para alcançar seus objetivos. No decorrer do processo, se pese de novo, tire novas medidas e acompanhe a evolução do seu corpo.

A cada semana, reflita também em como você gostaria de estar e pense em como vai se sentir quando alcançar esse objetivo. A visualização da mudança é um momento de renovar as energias e aumentar a persistência.

Essas dicas são ótimas para planejar o emagrecimento e colocar em prática.

 

 

[/bloqueador]