[bloqueador]
Você gosta de dançar? A dança é uma forma de expressão cultural, pessoal e coletiva, e que ajuda o organismo de diversas formas; uma delas envolve auxiliar no emagrecimento. Talvez você já tenha ouvido falar que a dança emagrece, mas o que você precisa fazer para que a dança ajude na perda de peso?
Para ajudar você a ter mais saúde e a perder gordura nesse verão, eu vou explicar como a dança emagrece de forma saudável.
Mas vale ressaltar que nenhum forma de emagrecimento é efetiva, se você não adicionar a reeducação alimentar e a mudança de hábitos na sua vida.
Não deixe de ler e compartilhar!
Dança Emagrece
A gordura abdominal é perigosa e precisa ser combatida, ela abre portas para as doenças crônicas como a diabetes tipo 2 e a doença cardíaca. Então, independente da sua faixa etária e gênero sexual, é importante dar atenção à prevenção do excesso de gordura. E uma das formas de prevenir esse problema e emagrecer, é através da dança.
Além de ajudar a perder gordura, a dança ainda beneficia a tonificação dos músculos, flexibilidade e a saúde mental por aliviar o estresse e a ansiedade, entre outros benefícios como:
- Melhorar o condicionamento cardiovascular
- Diminui a pressão arterial
- Ajuda a gerenciar o peso
- Equilíbrio
- Coordenação
- Densidade Óssea
- Melhora a autoconfiança
- Reduz o Estresse
- Traz relaxamento
- Melhora a postura
- Melhora a circulação
A redução do estresse também é importante para o emagrecimento, já que reduzindo o estresse você equilibra os níveis de cortisol, um hormônio que em níveis elevados no organismo pode prejudicar a perda de peso.
Você pode escolher entre muitos estilos de danças como o Hip Hop, dança do ventre, salsa, merengue, cúmbia, samba, jazz, funk e tantos outros; até mesmo a zumba, que não é um estilo de dança mas que ensina movimentos aeróbicos rítmicos com música.
Os movimentos rítmicos, frequência, complexidade e duração da dança, ajudam a queimar calorias diárias sem que você perceba.
Algumas dicas são:
1- Dança do ventre
A dança do ventre também ajuda na perda de peso, mas isso vai depender da frequência com que ela é feita e do movimento contínuo dos músculos do abdômen. Ela é considerada um exercício aeróbico de intensidade baixa à moderada.
Ela resulta em um aumento na taxa cardíaca e respiratória, que beneficia o sistema cardiovascular; também pode melhorar a resistência e a força muscular.
Ao realizar os movimentos suaves e ondulares que a dança do ventre exige, também traz benefícios como o relaxamento e alívio do estresse, e pode ser comparado a um tipo de meditação.
Procure profissionais que ensinem a dança do ventre com segurança e efetividade (1).
2- Zumba
A zumba não é um estilo de dança, porém, segue alguns movimentos semelhantes ao que você encontra em alguns estios de danças. Ela foi criada acidentalmente por um instrutor fitness, Alberto Perez, que acrescentou movimentos aeróbicos à músicas como salsa e merengue.
Com ela é possível perder em média 540 calorias por hora.
Aprenda a zumba com um profissional.
E faça sempre um acompanhamento médico.
Queimando Calorias
Se você nunca dançou ou praticou atividades físicas com regularidade, cuidado com as lesões que podem surgir e comece no nível de iniciante (2).
A quantidade de calorias que o seu corpo pode queimar com a dança, vai depender de fatores como a regularidade, intensidade e o tipo de dança que você escolhe fazer.
Se ela for uma dança rítmica como a valsa, por exemplo, você pode gastar até 260 calorias em uma hora de dança. Danças como a salsa elevam a quantidade de calorias gastas , que pode chegar até 500 calorias em uma hora.
A dança aeróbica de intensidade moderada pode fazer você perder em média 442 calorias em uma hora.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Em uma hora de zumba você pode perder até 540 calorias.
Outro fator indispensável para emagrecer, é o tipo de alimentação que você adere e a quantidade. É indispensável levar em consideração o tipo de alimento que você consome, antes e depois de praticar qualquer tipo de dança ou atividade física.
A dança emagrece, porém; se você consome alimentos industrializados, processados, açucarados, ricos em carboidratos e farinha refinada, dificilmente vai sentir alguma diferença no seu peso.
Ou talvez tenha que se exercitar o dobro para conseguir resultados passageiros.
Ao consumir esses alimentos você permite que o seu organismo fique debilitado e inflamado; o que pode resultar em doenças crônicas, inflamações, desconforto, inchaço abdominal e a própria obesidade.
Para emagrecer, você também precisa gastar mais calorias por dia do que consome, para evitar o acúmulo de gordura.
Se você deseja mesmo perder peso e ter uma vida mais saudável, saiba que precisa fazer mudanças significativas no seu estilo de vida e alimentação.
Dr. Juliano Pimentel
[/bloqueador]