Pesquisas científicas mostram que o vinagre de maçã é um excelente aliado para a saúde. Um de seus benefícios é controlar a pressão arterial e combater o diabetes. Além disso, o ingrediente é de grande ajuda para quem quer perder alguns quilos na balança. Pelo menos é o que promete a “dieta do vinagre” que algumas pessoas já aderiram.
Dieta do vinagre: funciona mesmo?
Veja também: Manteiga de Amendoim Caseira: Como Fazer
Em primeiro lugar, vale ressaltar que este produto é recomendado por nutricionistas de todo o mundo para consumo regular por pessoas obesas ou com sobrepeso. Esses sinais ganharam destaque e deram sentido ao termo “dieta do vinagre”. Aprenda sobre os benefícios comprovados do vinagre de maçã para o corpo hoje.
De acordo com especialistas, o vinagre de maçã contém muito ácido acético. Esta substância se transforma em acetato no corpo. Este elemento requer muita energia no corpo para metabolizar, o que cria um gasto calórico adicional. Ou seja, o vinagre proporciona a queima de gordura através dessa relação com o acetato.
A pesquisa também aponta que o consumo de vinagre pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2. Vinagre de maçã foi observado para reduzir os níveis de açúcar no sangue em 4% a 6%.
Dito isto, ajuda a remover o açúcar do sangue, o que é ideal para qualquer pessoa com diabetes. Desta forma, a dieta do vinagre pode ser uma ótima maneira de entrar em forma e ficar mais saudável.
Benefícios do vinagre de maçã para o corpo:
Além desses dois recursos incríveis mencionados acima, o vinagre de maçã também oferece os seguintes benefícios:
- Melhora a saúde da pele;
- Tem efeito fungicida;
- Possui propriedades anti-inflamatórias;
- Auxilia na digestão e na absorção de cálcio;
- Atua como bactericida natural;
- Controla os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim).
Como aplicar a dieta do vinagre?
O vinagre de maçã pode ser consumido com água ou com as refeições. Vale ressaltar que você não deve tomar vinagre de maçã puro com o estômago vazio. A quantidade ideal é uma colher de sopa de vinagre junto aos alimentos, ou diluído com água após as refeições.
Outro ponto importante é que, para bons resultados, a alimentação precisa ser bem regulada sob a orientação de um nutricionista.