Pular para o conteúdo

Dieta Sem Carboidrato: como funciona, beneficios e mais!

[faceturbo][bloqueador]

Dieta sem carboidrato pode te fazer perder peso de forma saudável, mas é preciso ter cuidado!

Em nossa rotina os cuidados com a alimentação e o sobrepeso hoje fazem parte da rotina de muitas pessoas. Por isso algumas delas estão usando as mais variadas dietas para alcançar o peso adequado e também estar em dia com sua saúde. No artigo de hoje vamos esclarecer tudo sobre a dieta sem carboidrato (low carb) que pode te mostrar realmente resultados muito bons, desde que alguns cuidados sejam vistos Mas primeiro, vamos compreender o que são os conhecidos carboidratos.

O que são os carboidratos

dieta sem carboidrato

Indo direto ao assunto, O carboidrato é um importante nutriente para o funcionamento do corpo humano. Formado por hidrogênio, carbono e oxigênio, é o responsável pelo entrega de energia por causa da liberação de glicose após a sua absorção.Principais fontes de energia de uma célula, além de fazerem parte da produção de ácidos nucleicos e da parede celular. denominadas também de glicídios, essas substâncias são achadas normalmente em alimentos de origem vegetal, como batatas e feijão. As plantas normalmente acumulam carboidratos na forma de amido. Como já fica implícito, eles tem muitos açucares e calorias, o que faz com que se forem ingeridos em exagero contribuem para as pessoas a engordarem.

Dieta Sem carboidrato – do que se trata?

As primeiras missões de uma dieta sem carboidrato (ou com níveis baixos desse nutriente) iniciram no decorrer do século XVIII. Em geral, as dietas assim surgiam como alternativas para o tratamento de certas doenças, sobretudo diabetes. Uma vez que dietas de baixo carboidrato de fato favoreciam os pacientes, logo vários médicos publicavam suas propostas de dieta para o grande público. As dietas mais famosas são a low carb, Dr atkins e paleo.Várias receitas fitness rolam por aí pra quem faz essa dieta.

VEJA MAIS: 121 Receitas Low Carb

Alimentos sem carboidrato

Carnes: Em sua maioria, carnes são bons alimentos e não possuem carboidrato, além da imensa quantidade de proteínas e vitaminas que podem ser usadas ao favor. O ideal é incluir em sua dieta: frango, peixes, carne suína e bovinas.

Vegetais: os vegetais são ótimos alimentos. É aconselhado o consumo de espinafre, couve, alface, pimentões, brócolis, cenoura, etc.

Frutas: As frutas são grande fonte de carboidratos. Contudo, abacates e tomates são adequados a qualquer dieta sem carboidrato.

Castanhas: de uma forma geral, possuem um baixo número de carboidratos, é uma boa opção para pequenos lanches durante a dieta.

dieta sem carboidratos

Alimentos a serem evitados

Para que ela funcione, voce deve evitar os seguintes alimentos:

  • Cereais (como arroz, milho etc.)
  • Alguns vegetais (como abóbora)
  • Tubérculos (batatas, aipim, inhame etc.)
  • Qualquer alimento que contenha farinhas (o que exclui o glúten, além de pães, massas etc.)
  • Leguminosas
  • Alimentos altamente processados (os industrializados).
  • Fast food e batata frita

Dieta sem carboidrato – Quais seus beneficios

São vários associados a sua aplicação:

Controle da pressão arterial – Dietas de baixo carboidrato são uma forma eficaz de reduzir a pressão arterial, o que deve levar a uma redução do risco dessas doenças e irá ajudá-lo a viver mais tempo (34, 35).

Simplicidade para fazer – A dieta também é simples, basta que você saiba o que deve comer e a quantidade certa, e você poderá fazê-la. Você também fica entusiasmado com sua perda de peso, o que contribui para que continue na dieta. A dieta ainda contribui para que você encontre a sua quantidade ideal de carboidratos que podem ser ingeridos, assim você pode manter o seu peso como desejar.

Queima de gordura – Eliminar alimentos processados, açúcares e alimentos ricos em carboidratos simples, e substituindo por alimentos ricos em gorduras saudáveis, vegetais não amiláceos, induzirá seu organismo a utilizar as gorduras como fonte de energia e não mais o carboidrato.

Além disso:

  • Perda de peso
  • Melhora nos triglicerídeos
  • Reduz a glicose no sangue para diabéticos e pré-diabéticos
  • O aumento da HDL (“bom” colesterol)
  • Melhora a sensibilidade à insulina
  • Diminuição da pressão arterial
  • Menor nível de insulina no sangue
  • Menor perda de massa muscular magra (quando somado aos exercícios)

Contra indicacoes da dieta sem carboidrato

problemas dieta sem carboidrato

De acordo com especialistas, existem vários problemas que podem ocorrer se essa dieta for feita por muito tempo:

Problemas renais – O desequilíbrio na ingestão de carboidratos e o elevado consumo de proteínas, provoca uma pressão excessiva sobre os rins, e como consequência, aumentam as chances da pessoa desenvolver diversas doenças renais.

Além disso, pode causar mau hálito, boca seca e prisão de ventre. A longo prazo, pode sobrecarregar os rins, aumentar o nível do colesterol e o risco de gota. Em algumas pessoas, pode causar enjoos, fadiga e dores de cabeça.

Importante

Sempre procure seu médio nutricionista antes de fazer qualquer tipo de dieta, ainda mais se for por conta própria. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas, que são de domínio público na internet.Sempre procure o especialista, não somos consultores nem indicamos nenhuma receita de dieta!

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

LEIA MAIS: Arroz Branco e Arroz integral – Qual é a Diferença?

Recomendamos

[/bloqueador][/faceturbo]