Gergelim e seus benefícios para saúde

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Gergelim é rico em zinco e o zinco é essencial para uma série de funções no corpo. Este grão é útil, por exemplo, para aumentar o HDL – o colesterol bom. Também é uma importante fonte de magnésio, ao consumir gergelim você pode repor este importante mineral.

O gergelim, é uma semente rica em antioxidantes, lignanos, vitamina E e outros micronutrientes que garantem diversas propriedades para a saúde .

O gergelim pode ser de vários tipos, podendo ser encontrado o gergelim preto,branco, amarelo, marrom e vermelho,de acordo com o local em que é cultivado.

Benefícios do gergelim a saúde

Comer sementes de gergelim todos os dias ou quatro vezes por semana trará benefícios reais para o seu corpo e para toda a sua vida.

Para evitar prisão de ventre


As fibras auxiliam na formação do bolo fecal, ou seja, aumentam o volume das fezes. O consumo de gergelim terá um grande impacto em seu intestino e cocô. Se um intestino preso for uma realidade, aumente a ingestão de água e gergelim. Essas minissementes são muito ricas em fibras alimentares.

Além das fibras, os ácidos graxos insaturados presentes nas sementes ajudam a eliminar a constipação.

Com alto teor de óleo, o gergelim é o melhor remédio para constipação disponível atualmente. Afinal, ao repor água no trato gastrointestinal, ajuda a drenar as fezes secas.

Além disso, você pode moer as sementes e usá-las com temperos ou farinha.

Para prevenir doenças crônicas

O gergelim é rico em antioxidantes. Os antioxidantes são substâncias que desempenham um papel importante na prevenção ou desaceleração de diferentes tipos de danos às células humanas.

Por exemplo, os antioxidantes podem proteger o corpo do estresse oxidativo. O estresse oxidativo é como uma inflamação. No longo prazo, é uma das principais causas do desenvolvimento de muitas doenças crônicas (incluindo diabetes, doenças cardíacas e câncer).

Algumas das melhores fontes de antioxidantes incluem frutas, vegetais, nozes, grãos inteiros e sementes.

Todas as sementes de gergelim contêm antioxidantes e fitoquímicos saudáveis, mas as sementes de gergelim preto parecem ser uma fonte particularmente desses nutrientes.

Gergelim para diminuir a pressão arterial

Por ser rico em ácidos graxos poliinsaturados, sesamina e vitamina E, eles atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes e ajudam a relaxar os vasos sanguíneos;

Um estudo com 30 adultos mostrou que tomar cápsulas contendo 2,5 gramas de sementes de gergelim preto diariamente durante 4 semanas pode reduzir significativamente a pressão arterial sistólica (o valor máximo de uma leitura). 

Além disso, existem outros estudos que mostram os benefícios dessa semente no controle da pressão. Isso se deve ao magnésio presente nas sementes.

Isso significa que as gorduras poliinsaturadas e o composto encontrado no óleo de gergelim mantêm a pressão arterial sob controle.

Gergelim emagrecer

A semente de gergelim é rica em bons nutrientes, como proteínas, gorduras, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, manganês, ferro e zinco.

Por serem tantos nutrientes, isso está relacionado à perda de nutrientes. Afinal, pode aumentar a saciedade e suavizar a absorção de carboidratos. Ou seja, reduz o pico de insulina no sangue.

Os antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação causada pela gordura e regulam a oxidação do colesterol ruim. Além disso, o ômega 3 presente no gergelim pode reduzir a inflamação. Finalmente, outro benefício do cálcio é que ajuda a regular o peso.

Para a prevenção de câncer

Claro, o câncer se desenvolve por muitas razões. Mas quando você evita os alimentos ruins que inflamam seu corpo e come alimentos ricos em propriedades que beneficiam a saúde do seu corpo, você reduz o riso do câncer.

Os compostos de sesamol e sesamina presentes no gergelim preto contribuem para suas propriedades anticancerígenas.

O sesamol pode combater o estresse oxidativo. Além disso, ajuda a regular vários estágios do ciclo de vida da célula e vias de sinalização, cada uma das quais desempenha um papel no desenvolvimento do câncer.

A sesamina desempenha um papel semelhante na prevenção do câncer. Afinal, promove a destruição das células cancerosas por meio da apoptose (morte celular programada) e autofagia (remoção das células danificadas).

No geral, as sementes de gergelim têm muito a oferecer, portanto, adicione-as à sua lista de compras.

Composição nutricional

A tabela a seguir mostra o conteúdo nutricional de 1 colher de sopa de gergelim, que equivale a 10 gramas:

Componentes 1 colher de sopa de gergelim (10 g)
Energia 56,7 kcals
Proteínas 1,69 g
Gorduras 4,8 g
Carboidratos 2,60 g
Fibras 1,7 g
Vitamina B1 0,12 mg
Vitamina B2 0,05 mg
Vitamina B3 0,55 mg
Vitamina B6 0,01 mg
Folatos 9,6 mcg
Vitamina A 0,3 mcg
Vitamina E 0,02 mg
Colina 2,56 mg
Cálcio 13,1 mg
Ferro 0,79 mg
Magnésio 34,6 mg
Fósforo 77,4 mg
Potássio 40,6 mg
Zinco 1,02 mg
Selênio 3,44 mcg
Cobre 0,15 mg
Fitoestrógenos 8008 mcg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios acima, o gergelim deve ser adicionado a uma alimentação equilibrada e saudável.

Como consumir o gergelim?


O grão pode ser consumido naturalmente, na forma de sementes, ou usado para fazer pastas, pães, bolos e biscoitos, por exemplo.

Também pode ser adicionado ao iogurte, arroz, salada, barras de cereais, cereais, mingaus, vitaminas, suco ou homus, por exemplo, para ajudar a reduzir a absorção de carboidratos e aumentar a saciedade, ajudando assim a perder peso,pois não alteram o sabor dos alimentos.

Receitas com gergelim

Biscoito de gergelim low carb

O biscoito de gergelim é uma ótima opção de lanche ou para comer com o café e com o chá.

Ingredientes

  • 1 ½ xícara de farinha de trigo integral;
  • ½ xícara de gergelim;
  • ½ xícara de semente de linhaça;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 ovo.

Modo de preparo

Em um recipiente, combine todos os ingredientes e misture manualmente até formar uma massa. Em seguida, estenda a massa, corte em pedaços menores, coloque em uma assadeira untada e faça pequenos furos nos pedaços com um garfo. Em seguida, leve a forma ao forno pré-aquecido a 180 ºC e aguarde por cerca de 15 minutos ou até dourar. Por fim, deixe esfriar um pouco e consuma.