Pular para o conteúdo

Grávida pode usar neosoro?

Grávida pode usar Neosoro? Este é um dos remédios que devem ser evitados durante a gravidez, pois traz alguns riscos.

Neosoro é uma medicação em gota que pode ser colocada no nariz para tratar congestão nasal, aliviar resfriados, doenças alérgicas do nariz, rinite e sinusite (sinusite).

Consiste em uma substância chamada cloridrato de nafazolina e vem na forma de uma solução em gotas. As informações são do folheto incluído na embalagem do adulto Neosoro, fornecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Veja Também: Ansiedade para engravidar: Descubra quais as consequências

Não é muito difícil encontrar alguém que use este medicamento quando o nariz está muito entupido. Mas sera que realmente todas as pessoas que podem usá-lo?

Uma grávida pode usar Neosoro?

Para descobrir se uma mulher grávida pode usar Neosoro, decidimos usar o folheto informativo fornecido pela Anvisa. O documento informa que mulheres grávidas e lactantes devem usar este medicamento somente após consultar um médico.

Portanto, depois de descobrir que está grávida, uma mulher que usou o Neosoro precisa consultar um médico para saber se pode continuar a usá-lo e como, em que dose, frequência e duração do medicamento.

Da mesma forma, as mulheres grávidas que não o usaram e que têm congestão nasal também devem consultar um médico para tratar o problema.

A princípio, os remédios mais indicados para uma grávida desentupir o seu nariz são as soluções salinas ou o soro fisiológico, remédios caseiros para nariz entupido.

Os descongestionantes nasais devem ser evitados durante a gravidez, pois não há evidências de segurança fetal durante a gravidez. Eles podem ser usados ​​se os benefícios superarem os riscos potenciais, mas pelo período mais curto possível (conforme recomendado pelo seu médico).

Note-se que o folheto incluído no pacote adulto Neosoro, fornecido pela Anvisa, apresenta o ingrediente ativo do medicamento – cloridrato de nafazolina – exatamente como descongestionante nasal.

A congestão nasal é normal durante a gravidez, devido ao aumento dos hormônios estrogênio e volume sanguíneo, que podem causar inchaço das veias nasais e aumento da produção de muco, que pode bloquear a área.

Os riscos do abuso dos descongestionantes nasais

Mesmo fora da gravidez, devido ao efeito rebote, o uso prolongado de descongestionantes não é recomendado, ou seja, eles agravam a congestão nasal, levando à rinite induzida por medicamentos.

A médica otorrinolaringologista, que atua no Hospital da Cidade (HC), Dra.Thaís Marques da Costa alerta sobre o uso contínuo e indevido dos descongestionantes: “O uso abusivo dos descongestionantes nasais (medicamentos a base de nafazolina, fenoxazolina e oximetazolina) pode ser perigoso.

A droga alivia imediatamente a sensação de nariz entupido, limpa o caminho e dá uma sensação imediata de felicidade, o que é evidente em casos agudos de gripe, sinusite e resfriados. Mas, a longo prazo pode ter consequências à saúde.” enfatiza.

Veja mais: Sinusite – Como se livrar

Parte das substâncias vasoconstritoras que fazem parte da composição da droga é absorvida pelo organismo e pode atingir o sistema cardiovascular. “O nariz é muito vascularizado, quando entope há dilatação dos vasos, dificultando a respiração, e essas gotinhas têm efeito vasoconstritor, isto é, fazem com que os vasos sanguíneos do nariz desinchem.

Problemas provocados pela superdosagem de Neosoro

A sobredosagem refere-se ao uso de mais doses do que o medicamento recomendado, ou seja, abuso. Quando uma quantidade excessiva de Neosoro é usada por adultos, os pacientes podem enfrentar os seguintes problemas:

  • Arritmias cardíacas;
  • Cefaleia (dor de cabeça);
  • Náuseas e vômitos,
  • Diminuição do batimento cardíaco,
  • Hipotensão (queda) ou hipertensão (aumento) da pressão arterial;
  • Hiperemia nasal (vermelhidão do revestimento interno do nariz);
  • Depressão do sistema nervoso central.

Se isso acontecer, é recomendável levar a embalagem médica o mais rápido possível, de acordo com a gravidade da situação, a fim de procurar tratamento adequado.

As informações são da bula de Neosoro de uso adulto, disponibilizada pela Anvisa.

Qual é a forma correta de lavar o nariz?

Grávida pode usar neosoro

Outra maneira de aliviar a congestão nasal sem medicação é lavar as narinas com solução salina ou salina e soluções de bicarbonato.

Os especialistas recomendam que, para uma pessoa saudável, lave o nariz com solução salina a 0,9%, duas vezes por dia (manhã e noite), sem rinite ou inflamação.

Você também pode realizar um tratamento higiênico na banheira, porque a água e o calor ajudam a suavizar e promover a limpeza.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!