[faceturbo][bloqueador]
Você sabia que a infecção urinária pode ser tratada em casa? Dependendo dos sintomas relacionados a ela, com a ajuda de algumas plantas medicinais e a adoção de alguns hábitos, a doença vai embora.
Veja também: Nutella Caseira, confira esta deliciosa receita
Porém, é bom que você saiba que, apesar das ervas serem eficientes, elas não substituem a consulta médica, principalmente nos casos onde os sintomas são mais severos e o paciente possui condições especiais de saúde.
A partir da leitura desse artigo, o Remédio Caseiro vai tirar todas as suas dúvidas em relação à infecção urinária e ensinar todas as formas possíveis para que a doença seja tradada em casa.
Aprenda como tratar infecção urinária em casa
Na maioria dos casos, a infecção urinária é identificada com mais frequência entre as mulheres. Há estudos que indicam que, pelo menos 30% das mulheres vão apresentar a doença em algum estágio da vida.
Nesse caso é importante destacar que a doença não é exclusividades delas, os homens e as crianças também podem sofrer de infecção urinária. Para tratar a doença em casa, o vinagre de maçã, bicarbonato de sódio e os chás são excelentes armas.
Depois dessa breve orientação, você vai aprender algumas formas de tratar a infecção urinária em casa, a partir da utilização de ingredientes que podem ser encontrados com facilidade na sua cozinha.
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é ideal para acabar com as bactérias (Foto: depositphotos)
O bicarbonato de sódio possui ação antibacteriana, ou seja, ele é ideal para acabar com as bactérias que podem estar causando a infecção urinária. Ele também ajuda a diminuir a formação de cálculos e remove os materiais que constitui as pedras nos rins.
Ingredientes
- 125 ml de água;
- ¼ de colher (de sopa) de bicarbonato de sódio.
Modo de preparo
Com ajuda de um copo, coloque os dois ingredientes indicados na receita e misture bem. Antes de ingerir a água com bicarbonato, você deve beber dois copos de água pura. Logo em seguida, beba a água com o bicarbonato.
Veja também: ‘Super’ planta trata desde resfriados até infecções urinárias
Leite de coco virgem
Esse produto age contra a bactéria conhecida como Coli (Foto: depositphotos)
O leite de coco virgem é uma substância que possui o poder de matar as bactérias causadoras da infecção urinária. Ele também age contra a bactéria conhecida como Coli, que apresenta resistência à maioria dos antibióticos.
Ingredientes
- 2 colheres (de sopa) de leite de coco virgem.
Modo de consumo
Para usar o leite de coco virgem para acabar com a infecção urinária, basta consumir duas colheres (de sopa), diariamente. No tratamento também é recomendado que o paciente ingira um copo de água ou o leite de coco em jejum e antes de dormir.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã combate a inflamação e reforça a imunidade (Foto: depositphotos)
O vinagre de maçã é um ingrediente que pode ser usado no combate a problemas ocasionados pela infecção urinária, como a cistite por exemplo. Por possui ação antioxidante ele reforça a imunidade e combate a inflamação.
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 2 colheres (de sopa) de vinagre de maçã.
Modo de preparo
Com ajuda de uma vasilha grande, coloque a água e logo em seguida adicione as duas colheres de vinagre de maçã. Mexa bem e beba a água em pequenos goles, durante todo o dia.
Veja também: Aprenda a fazer remédios naturais para curar infecção urinária
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Cebola
A cebola tem poder antibactericida eliminando o problema com rapidez (Foto: depositphotos)
Entre os benefícios da cebola que são vinculados ao tratamento da infecção urinária está à ação diurética e o poder antibactericida. Dessa forma, a partir da sua utilização, o problema de infecção urinária vai logo embora.
Ingredientes
- 500 ml de água;
- 1 cebola.
Modo de preparo
Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Logo em seguida, lave bem a cebola, descasque, corte em quatro pedaços e coloque para ferver junto com a água. Marque 20 minutos e desligue o fogo. Deixe repousar por oito horas e beba.
Banho de assento para tratar infecção urinária
Além dos tratamentos caseiros para a infecção urinária, o problema também pode ser resolvido a partir de uma técnica muito conhecida e eficiente: o banho de assento. O banho de assento é aplicado na região pélvica, parte das coxas e baixo ventre.
Para um bom banho de assento, é recomendado colocar os ingredientes necessários dentro da banheira ou bacia devidamente limpa com álcool e permanecer sentado dentro dela por alguns minutos.
Dependendo daquilo que se pretende tratar, o banho de assento pode ser quente, frio ou alternado (quente e frio). Confira a seguir uma receita de banho de assento para tratar infecção urinária.
Ingredientes
- 3 litros de água;
- 2 colheres (de sopa) de vinagre de maçã.
Modo de preparo
Com ajuda de uma panela, coloque a quantidade de água para ferver. Ela deve estar morna, ou em uma temperatura que você consiga suportar quando colocar a mão. Coloque em uma bacia grande e acrescente o vinagre de maçã.
Misture bem e sente-se por 20 ou 30 minutos. O vinagre de maçã possui ação antioxidante e combate a inflamação da região. Ele também ajuda a acabar com as bactérias causadoras do problema.
Sintomas de infecção urinária
A infecção urinária é um problema que pode ser identificado a partir da observação de alguns sintomas. Na maioria dos casos a dor ou a ardência ao urinar são predominantes.
Veja também: Chá de Cabelo de milho trata infecção urinária e distúrbio cardíaco
“A Infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida popularmente como infecção urinária, é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres”, afirma o médico Juliano Pimentel.
A infecção urinária é causada por bactérias originárias do intestino. As mulheres estão mais propícias a serem afetadas por essas bactérias devido a proximidade do ânus com a uretra.
“As causas variam de acordo com o local onde há infecção. Os tipos mais comuns de infecção urinária são a cistite e a uretrite, que acometem a bexiga e a uretra, respectivamente”, acrescenta Pimentel.
Além da dor e ardência ao urinar, a infecção urinária pode desencadear desejo forte e frequente de urinar, mas apenas em pequenas quantidade; dores musculares; dor abdominal; cansaço; urina turva; urina com cheiro forte e dor pélvica.
Na maioria dos casos, uma infecção urinária não grave desaparece dentro de dois a três dias de tratamento.
Infecção urinária com sangue
Quando o paciente percebe que a urina está com uma cor avermelhada, isso é uma evidência da presença de sangue. Conhecida no meio científico por hematúria, o problema é ocasionado por problemas nos rins ou no trato urinário.
Na maioria dos casos, o problema também é comum entre os pacientes que apresentam pedra nos rins. Isso acontece devido a fratura que a pedra ocasiona no canal quando está se encaminhando para ser expelida.
“A infecção urinária pode ser grave em raras situações, casos mais graves às vezes são observados em idosos, pessoas com sistemas imunitários reprimidos ou mulheres grávidas, e precisam de antibióticos para o tratamento”, explica Pimentel.
Infecção urinária em homens
Como foi dito anteriormente, os casos de infecção urinária são mais recorrentes entre as mulheres, mas os homens também podem ser atingidos pelo problema. A partir dos 50 anos é quando são identificados a maioria dos casos entre os homens.
De acordo com o médico, existe um fator específico que apresenta mais probabilidade. “Nos homens que não foram circuncidados, ou em homens que têm algum bloqueio na saída da urina ou usam sondam para urinar”, pontua Pimentel.
Infecção urinária infantil
Entre as crianças pequenas, sobretudo bebês, identificar a infecção urinária pode ser mais complicado. Isso acontece pelo fato deles não conseguirem dizer exatamente o que estão sentido. Nesses casos, os pais precisam ficar atentos aos sintomas.
Quando os pequenos estão com infecção urinária eles apresentam febre acima de 37,5°C; choro ao urinar; urina com cheiro intenso; presença de sangue na fralda; irritabilidade e diminuição do apetite.
Infecção urinária feminina
Entre as mulheres, a probabilidade de desenvolver infecção urinária é maior. Isso acontece devido a proximidade do ânus com a uretra. Dessa forma, os especialistas afirmam que, ao menos uma vez na vida, elas vão desenvolver o problema.
“Com cada ITU, o risco de uma mulher continuar tendo infecções recorrentes aumenta. Pesquisas sugerem que, após uma infecção urinária inicial, uma em cada cinco mulheres desenvolverá outra ITU dentro de seis meses”, comenta o médico.
Veja também: Cranberry ajuda a tratar infecção urinária
Infecção urinária e suas causas
De acordo com o médico Juliano Pimentel, alguns fatores podem aumentar a probabilidade de desenvolver infecções do trato urinário, por isso, é bom ficar atento para que o problema seja evitado.
Fazer relação sexual sem o uso de preservativo pode ser um dos agentes causadores, além do uso de espermicida; uso do cateter ou diafragma; gravidez; sistema imunológico reprimido e diabetes.
“Hábitos de higiene, como limpar-se corretamente depois de usar o banheiro, ou de manter relações sexuais, assim como vestir roupas soltas podem ajudar a evitar a infecção urinária”, discorre Juliano Pimentel.
Qual tipo de chá é bom para tratar infecção urinária
Na busca pelos tratamentos caseiros para os casos de infecção urinária, a natureza oferece muitas opções a partir dos benefícios de algumas ervas medicinais. Elas podem ser encontradas com facilidade e ajudam muito na resolução do caso.
A partir de agora, veja algumas receitas de chás que podem ser incluídos nos tratamentos para os casos de infecção urinária. Nesse ponto, procure orientação médica, já que ela se faz imprescindível para resolução do caso.
Chá de carqueja
Tome esse chá de três a quatro vezes ao dia (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 20g de folhas de carqueja.
Modo de Preparo
Coloque a água para ferver. Assim que ela entrar em ebulição, desligue o fogo e coloque as folhas picadas da carqueja. Tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe. Você pode tomar de três a quatro vezes ao dia.
Chá de salsa
Para eliminar o desconforto tome esse chá até duas vezes ao dia (Foto: depositphotos)
Ingredientes
- 500 ml de água;
- 2 colheres (de sopa) de salsa.
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque a água para ferver juntamente com a salsa lavada e picada. Assim que atingir o ponto de ebulição, marque cinco minutos e desligue o fogo. Deixe descansar por 10 minutos. Beba o chá de salsa duas vezes por dia.
Veja também: Propriedades do chá de funcho para tratar o fígado e rins
Chá de aroeira
Esse chá é muito usado para tratar doenças do trato urinário (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 20g de casca da aroeira.
Modo de Preparo
Coloque as cascas da aroeira dentro da água e ponha no fogo para ferver. Após a ebulição, marque 15 minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar e use uma peneira para coar. Conserve na geladeira. Consuma três vezes ao dia.
Chá de alfazema
Esse chá também consegue tratar problemas digestivos (Foto: depositphotos)
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 2 colheres (de chá) de folhas frescas de alfazema.
Modo de Preparo
Com ajuda de uma panela com tampa, ferva a água. Após a ebulição, desligue o fogo e adicione as folhas de alfazema na água. Deixe o recipiente tampado por 10 minutos. Espere esfriar. Coe e beba até quatro vezes ao dia.
Veja também: Chás para tratar infecção urinária
Chá de folha de abacate
Esse chá é conhecido por conseguir eliminar parasitas intestinais (Foto: depositphotos)
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 10 folhas de abacate.
Modo de Preparo
Coloque a água para ferver juntamente com as folhas do abacateiro. Deixe ferver por três minutos e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba. Consuma até três vezes ao dia.
[/bloqueador][/faceturbo]