A selagem é um tratamento de ação profunda que, além de alinhar e fechar a cutícula, restaura os cabelos – o que pode ser uma boa opção para devolver a saúde aos cabelos danificados. Venha saber mais!
Como muitos, você provavelmente já perguntou se a selagem pode danificar seu cabelo. Respondemos de imediato: Não. O que acontece é que, assim como o Botox para cabelos, o tratamento pode ser vendido como alisante, mas o procedimento real não tem essa intenção.
Veja também: 5 máscaras para ter uma pele macia e jovem
O selagem capilar é utilizada para restaurar a saúde dos fios, principalmente os fios mais danificados. Então, se esse é o seu caso, explicamos tudo sobre o assunto.
Selagem estraga o cabelo?
Como já mencionamos, não. Uma selagem verdadeira não danifica os fios e é livre de formaldeído. Como o nome sugere, este tratamento sela a cutícula, repara os cabelos danificados e repõe a queratina e os nutrientes perdidos. O resultado é um cabelo saudável, mais hidratado, macio e arrumado.
No entanto, alguns locais vendem o procedimento como uma técnica de alisamento, uma escova progressiva, o que não é verdade. O efeito da selagem é manter os fios mais alinhados, mais hidratados e com menos volume e frizz.
Selagem X progressiva
Por exemplo, uma das diferenças entre selagem e progressiva é que a selagem não altera a estrutura do fio e deixa o cabelo para trás quando você lava.
A progressiva é um procedimento químico que altera a estrutura do cabelo e só cai quando é cortado.
Por isso insistimos: a selagem do cabelo deve ser feita por um cabeleireiro de confiança com o produto certo para evitar problemas. Abra o olho!
Selagem em cabelo danificado
A selagem é um dos tratamentos recomendados para cabelos danificados, principalmente aqueles que passaram por muitos procedimentos químicos, como tinturas e descolorações, ou aqueles que usam aparelhos quentes regularmente, como chapinhas, secadores e babyliss.
Se você ainda está se perguntando se seu cabelo está danificado, aqui estão alguns recursos a serem observados. Cabelos ásperos, opacos, porosos e secos podem ser considerados cabelos extremamente danificados. Portanto, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.
Porém, dependendo do dano, a vedação pode não ser o tratamento mais adequado. Explicamos melhor a seguir.
Quem faz progressiva pode fazer selagem no cabelo?
Pode. Como já explicamos, o selo original não contém formaldeído em seus ingredientes e usa queratina e vitaminas para ajudar a reestruturar o cabelo. Esse tratamento se aplica inclusive aos fios que passaram por procedimentos químicos como as progressivas.
Se você está em dúvida de quanto tempo pode selar após progressiva, nosso conselho é esperar uma semana entre um procedimento e outro. Em todo o caso, consulte o seu profissional de confiança para saber qual a gama mais adequada para o seu cabelo.
Veja também: Estimule o crescimento natural do seu cabelo com apenas 3 ingredientes
Cabelo quebrado pode fazer selagem?
Não só pode, como deve. A selagem vai ajudar a recuperar esses fios com um boom de vitaminas e nutrientes. Mas como a gente já disse, preste atenção para ver se os fios estão quebrados mesmo ou se estão caindo desde a raiz. Se for a segunda opção, desista da selagem.
Cabelo elástico pode fazer selagem?
Sim você pode. Um dos sinais de cabelo danificado é o cabelo saltitante, também conhecido como cabelo emborrachado. Isso acontece quando você puxa o fio, não quando você o solta, ele não volta ao seu formato original, ele enruga.
Cabelo com corte químico pode fazer selagem?
Sim. O corte químico ocorre justamente por causa do excesso de produtos químicos no fio ou de uma combinação de produtos químicos incompatíveis que fazem com que o fio se quebre completamente. A selagem é um dos tratamentos que podem ser utilizados para restaurar a saúde do cabelo.
Pode fazer selagem com o cabelo caindo?
Se essa queda for por quebra, pode fazer sim. Mas se for uma queda pela raiz, é aconselhável consultar um dermatologista para descobrir o que está causando isso.
Selagem para cabelos finos e fracos
O cabelo danificado muitas vezes torna-se fino e quebradiço. Por isso, os tratamentos oclusivos são usados para selar a cutícula capilar e proporcionar uma recuperação profunda, e utilizam tratamentos à base de queratina que acabam com a textura áspera do cabelo e repõem todas as vitaminas e nutrientes que o cabelo perdeu.
No entanto, antes de investir no tratamento, você pode se preparar em casa, inclusive adicionando hidratação à sua rotina. É exatamente por isso que os fios não precisam estar secos. Por isso, pelo menos uma vez por semana, use uma máscara hidratante adequada ao seu tipo de cabelo e comece a restaurar os fios.
Por que os cabelos ficam danificados?
A primeira suposição é que você provavelmente não estará dando ao seu cabelo os cuidados necessários. Como já dissemos, uma das causas de fios danificados é o uso excessivo de equipamentos de aquecimento. Então dê uma pausa nessas ferramentas enquanto você está selando cabelos danificados.
Tinturas, descolorações e alisamentos químicos também precisam de uma pausa. Esses processos estão intimamente relacionados a outros processos que tornam os fios porosos, ressecados e quebradiços.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Portanto, mantenha seu cabelo livre de produtos químicos enquanto o restaura com selagem capilar e outros tratamentos. Caso contrário, você não será capaz de recuperá-los para a saúde.
Quando seu cabelo voltar ao normal, não se esqueça: hidrate-o uma vez por semana e aplique protetor térmico nos fios ainda úmidos ao usar qualquer equipamento de aquecimento.
Com que outros tratamentos combinar a selagem?
Para quem quer cuidar dos cabelos com selagem em casa, o tratamento pode ser combinado com um cronograma capilar. Portanto, seu cabelo é garantido para permanecer saudável mesmo após o término do tratamento.
Confira: Babosa no cabelo: Confira 5 benefícios e dicas práticas de como usar