Laranja e seu Benefícios para saúde – Confira aqui

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A laranja é conhecida principalmente pela vitamina C,mas também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro.

Você já parou para pensar nos reais benefícios dessa fruta? Estamos tão acostumados a manter nossa alimentação como aprendemos na infância, que em muitos momentos nem observamos de fato, o potencial daquilo que se come.

Saber os benefícios que a laranja tem para seu organismo é fundamental para saber quando, quanto e porquê consumir a fruta .

Não deixe de ler e compartilhar!!

Laranja e os Benefícios

Descubra os principais benefícios de se consumir a laranja.

1-Vitaminas e Minerais

  • Vitamina C

Com certeza a vitamina C é o potencial mais sabido da laranja. Para se ter ideia, uma laranja grande pode fornecer mais de 100% de vitamina C que a ingestão diária recomendada.

  • Tiamina

Mas, não é só vitamina C que a laranja pode te beneficiar. Conhecida também como B1, a tiamina é importante para o metabolismo e o bom funcionamento do coração, músculos e do sistema nervoso .

  • Folato

Também conhecido como vitamina B9, ele é importante para o desenvolvimento celular e na formação do DNA (3).

  • Potássio

A laranja é uma boa fonte de potássio, o que ajuda a diminuir a pressão arterial em pessoas com hipertensão e auxilia na saúde cardiovascular .

  • Fibras

Laranja é uma boa fonte de fibras, por exemplo, uma laranja grande (184 gramas) possui cerca de 18% da ingestão diária recomendada.

Vale lembrar que todas essas medidas é em relação à fruta. O suco da laranja, por exemplo, contém   uma concentração muito menor de fibras do que na fruta inteira.

As fibras são importantes para melhorar a função do sistema digestivo, pois alimentam as bactérias benéficas que moram lá.

Elevado teor de açúcar presente na fruta, a laranja possui um índice glicêmico grave que varia de 31 a 51.

O curioso é que as fibras presentes na fruta ajudam a moderar o aumento de açúcar no sangue, essa é uma forma de medir a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea depois ser consumido.

De concordância com pesquisas é a presença das fibras que auxilia o grave índice glicêmico na laranja.

Por termo, as principais fibras encontradas na laranja são a pectina, celulose, hemicelulose e lignina. A fibrilha também pode facilitar na perda de peso em diminuir os níveis do colesterol.

Compostos Vegetais

Além de vitaminas a laranja também é rica em vários compostos de plantas bioativas, e de concordância com pesquisas eles são benéficos para a saúde.

Para se ter ideia, a laranja possui dois dos principais compostos vegetais oxidantes, que são  os fenólicos e os carotenoides.

  • Fenólicos 

Esses compostos vegetais presentes nela são ricos em fenólicos, principalmente os flavonoides, que contribuem para as propriedades antioxidantes da laranja.

Os flavonoides podem ter efeitos protetores contra doenças cardíacas.

  • Carotenoides

Presente em todos os citrinos, o carotenoides é uma classe de antioxidantes responsável pela coloração da fruta.

Um carotenoide importante encontrado nela, é o beta-cripto xantina que o nosso corpo é capaz de transformar em vitamina A. O licopeno também é um antioxidante encontrado em alta concentração na laranja vermelha, assim como nos tomates.

  • Ácido cítrico

A laranja faz parte do grupo de frutas cítricas, rica em ácido cítrico e citratos que trazem o sabor levemente azedo à fruta. Pesquisas dizem que esses ácidos podem ajudar a prevenir a formação de cálculos renais.

  • Previne Pedra Nos Rins

De concordância com pesquisas, o ácido cítrico e os citratos presentes na fruta são responsáveis por prevenir o surgimento do cálculo renal.

O citrato de potássio é conhecido por ser prescrito para pacientes com cálculo renal, e o citrato presente na fruta parecem ter o mesmo efeito.

Porquê Consumir

Estudos mostram que consumir qualquer durante as refeições pode retardar o esvaziamento gástrico, dando a sensação de saciedade posteriormente as refeições.

Vale lembrar que consumir a fruta é mais vantajoso do que tomar o suco.

Enfim, os sucos industrializados têm uma grande concentração de açúcares, conservantes e aromatizantes como nos refrigerantes, o que prejudicam o seu organismo. Outrossim, neles você encontra muito pouco do suco proveniente da fruta.

Elevado Teor De Açúcar

A laranja é composta principalmente por água e carboidratos.

A forma dominante de carboidratos presentes na laranja são os açúcares simples como a frutose, glicose e a sacarose, além de sustar quantidades muito baixas de proteínas, gorduras e calorias.

Por isso, prefira consumir a fruta. E se for fazer suco, não adoce.

O consumo do açúcar, como eu sempre falo, pode levar o seu corpo a ter resistência a insulina e várias doenças graves ao longo dos anos como obesidade, diabetes tipo II, doença cardiovascular e muitos outros problemas.

É importante você estimar como consumirá a laranja, sempre com moderação. Assim como equilibrar o consumo de carboidratos.

Lembre-se de sempre consultar o seu médico e estimar os benefícios de uma alimentação saudável para você e a sua família.

Aqui você encontra muitas dicas de como alimentar-se de verdade de forma saudável e saborosa, fazendo uma reeducação alimentar.

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