O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse nesta terça-feira (9) que a pasta começou a usar nitazoxanida (vermífugo) para pacientes que foram infectados com novo coronavírus (mesmo assintomático).
Segundo o anúncio de Pontes com o presidente Jair Bolsonaro na 34ª reunião do governo, esses testes são críticos para medir a evolução do vírus no organismo.
Para ele, se a droga provar ser eficaz contra a doença, “é mais uma arma”. Na segunda fase, a pasta vai precisar de 300 voluntários.
A nidazolidina foi originalmente desenvolvida como um medicamento antiparasitário de amplo espectro e mais tarde foi aprovada para o tratamento de gastroenterite viral, que está no mercado há mais de 15 anos.
Veja Mais: Afivavir primeiro antiviral eficaz contra covid-19
Nos últimos anos, o medicamento foi estudado para tratar outras doenças etiológicas virais, incluindo doenças relacionadas ao sistema respiratório. Estudos publicados internacionalmente em testes in vitro (H1N1, EBOLA e SARS-Cov1) e in vivo (H1N1) mostraram que esses medicamentos têm sido bem sucedidos em efeitos antivirais. Como o Covid-19 possui uma estrutura semelhante à SARS-Cov1 e compartilha alguns mecanismos de infecção celular com os medicamentos acima, espera-se que os resultados de pesquisas em andamento sejam benéficos para o tratamento do COVID-19.
No entanto, atualmente não há evidências científicas para provar sua eficácia no tratamento, portanto, a automedicação não é recomendada.
Saiba mais sobre o medicamento e sua especificidade.
De acordo com o folheto informativo, a nitazoxanida é um medicamento antiparasitário sintético de amplo espectro, derivado do ácido nitrotiazolil-salicílico e pode ser tomado por via oral. É um pó cristalino amarelo brilhante, ligeiramente solúvel em etanol, quase insolúvel em água. Quimicamente, é 2-acetoxi-N- (5-nitro-2-tiazolil) benzamida. A fórmula molecular é C12H9N3O5S e o peso molecular é 307,3.
Para o que é usado?
- Gastroenterites virais provocadas por rotavírus e norovírus;
- Helmintíases provocadas por nematódeos, cestódeos e trematódeos, como Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercolaris, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Trichuris trichiura, Taenia sp e Hymenolepis nana;
- Amebíase, para tratamento da diarreia por amebíase intestinal aguda ou disenteria amebiana causada pelo complexo Entamoeba histolytica/díspar;
- Giardíase, para tratamento da diarreia causada por Giardia lambliaou Giardia intestinalis;
- Criptosporidíase, para tratamento da diarreia causada por Cryptosporidium parvum;
- Blastocistose, balantidíase e isosporíase, causadas, respectivamente, por Blastocistis hominis, Balantidium colie Isospora belli.
Quais as contraindicações do Nitazoxanida?
Como todos os medicamentos, a nitazoxanida não deve ser usada em determinadas situações. como:
- Doenças hepáticas ou doença renal.
- Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Além disso, os comprimidos revestidos não são utilizados em crianças com menos de 12 anos de idade, enquanto os pós orais são proibidos para crianças menores de 1 ano de idade.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Nitazoxanida?
As pessoas que usam este medicamento podem ter efeitos colaterais, como dor abdominal do tipo cólica, diarréia, náusea, vômito e dor de cabeça.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Nitazoxanida com outros remédios?
De acordo com a bula do produto, a nitazoxanida não tem efeito significativo na inibição do citocromo P450. Portanto, não são esperadas interações medicamentosas. No entanto, a nitazoxanida tem uma alta taxa de ligação às proteínas plasmáticas, portanto, está associada a outros fármacos com altas taxas de ligação às proteínas (como os anticoagulantes da cumarina (como a varfarina) e a fenitoína sódica anticonvulsivante.
Gravidas podem usar o medicamento?
De acordo com o folheto informativo, não se sabe se a nitazoxanida é excretada no leite humano. Portanto, a nidazolamida deve ser usada apenas durante a lactação, desde que seus benefícios sejam um risco potencial para o bebê. No entanto, mulheres grávidas sem orientação médica ou dentista não devem usar este medicamento.
A Nitazoxanida é eficaz para o tratamento do coronavírus? O medicamento é indicado para o tratamento da doença?
A nitazoxanida é um agente antiparasitário sintético de amplo espectro derivado da nitrotiazolil-salicilamida para administração oral.
Um medicamento comercialmente disponível contendo nitazoxanida não tem indicação para o coronavírus. Dado que outra proposta de indicação de medicamento requer estudos de eficácia e segurança, ainda não há publicação com fortes evidências científicas sobre a segurança e eficácia de seu uso em pacientes durante as manifestações de COVID-19.
Por que a Nitazoxanida foi classificada como medicamento controlado?
É um medicamento que não tem indicação para pacientes com COVID-19, ou seja, a indicação no folheto informativo que contém este medicamento é para um amplo espectro de agentes parasitários.
Juntamente com a pandemia global em curso do COVID-19, a população acredita que qualquer medicamento listado na mídia pode ser usado que tenha alguma conexão com a redução do COVID-19, porque as pessoas estariam seguras contra o COVID-19.
Para limitar esse uso sem nenhum critério, é necessário introduzir medidas restritivas, e uma dessas medidas é colocá-lo na lista de medicamentos controlados.
Quando saberemos esse medicamento é eficaz no tratamento ao Covid-19?
Somente após a realização de estudos com evidências “in vivo” de sua eficácia e segurança para pacientes com COVID-19 e a publicação de estudos com fortes evidências científicas sobre como, quando e sob quais condições ele deve ser administrado.
Nitazoxanida precisa de receita?
Agora, toda prescrição de medicamentos baseada em nitazolidina deve adotar uma prescrição bidirecional especial. A decisão foi tomada na Resolução 372/2020 do Conselho Universitário (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), emitida em 16 de abril de 2020.
As novas regras incluem esses medicamentos na lista de medicamentos controlados. Dessa forma, ele só pode ser entregue ou vendido em farmácias nas mãos de pessoas com prescrições especiais. Portanto, uma via da receita permanece na farmácia, enquanto o outra fica com o paciente.
A nitazoxanida é uma droga antiparasitária sintética de amplo espectro usada para tratar gastroenterite viral e helmintíase causada por nematoides. Existem estudos sobre sua eficácia contra o coronavírus, mas não se pode afirmar que comprove seu efeito sobre esta doença. Além disso, não é recomendável usá-lo sem a recomendação de um médico.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!