Pular para o conteúdo

O que é uma dieta mono e por que não é recomendada?

Uma dieta mono é uma dieta em que apenas um alimento é ingerido em cada refeição. Ele se propõe a perder peso rapidamente, mas na realidade tem muitas desvantagens. E é preciso levar em conta que um padrão saudável é caracterizado por variedade e equilíbrio de energia.

Planos alimentares restritivos geralmente não funcionam a médio e longo prazo. Na verdade, eles têm problemas de aderência. Além disso, a perda efetiva de peso depende de outros fatores, como atividade física regular.

Recomenda-se promover o crescimento muscular primeiro para que seja mais fácil manter os déficits de energia posteriormente. Além disso, outros hábitos saudáveis ​​devem ser praticados. Voltando ao assunto, qual é o problema de uma única dieta?

Como é realizada a monodieta?

Na verdade, as informações sobre dietas individuais são conflitantes. Algumas pessoas afirmam que você só pode comer certos alimentos por dia. Outros afirmam que essa escolha é feita a cada refeição.

De qualquer forma, estamos falando de uma abordagem muito rígida que pode levar a graves deficiências nutricionais. A primeira coisa que acontece – entre outras coisas – é a perda de massa muscular. Além disso, para mantê-lo, é necessário garantir uma ingestão diária mínima de proteínas, o que é difícil de conseguir com uma única dieta.

De acordo com a pesquisa publicada no Annals of Nutrition and Metabolism, você precisa de pelo menos 0,8 gramas de proteína por quilo de peso corporal para manter a função muscular normal. Nos atletas, os requisitos são facilmente multiplicados por 2 ou 3.

Mono-dietas são restritivas e muitas vezes levam a deficiências nutricionais que colocam em risco a saúde.

Como seguir uma monodieta?

Existem vários tipos de mono-dietas, apresentando assim diferentes opções metodológicas. Agora, geralmente depende de apenas um alimento por refeição. Pode ser batatas, maçãs, ovos, etc.

No entanto, também existe a opção de incluir mais variedade usando alimentos do mesmo grupo. Dessa forma, você pode incluir vários tipos de grãos, carnes magras, legumes ou frutas.

No momento, não foi determinado por quanto tempo é seguro prolongá-lo. No entanto, devido à sua natureza restritiva, não pode exceder duas semanas. Caso contrário, as deficiências nutricionais começarão a prejudicar a saúde.

Durante esse período, a perda de peso já pode estar presente. Embora isso seja perceptível, na verdade pode ter outros efeitos negativos em seu estado de espírito e corpo.

Após duas semanas, reintroduza gradualmente outros alimentos, como sopas, saladas e smoothies. Em seguida, serão tomadas medidas para recomendar uma dieta equilibrada e variada, sem restrições alimentares para todos os grupos.

Os alimentos mais comuns em uma única dieta são batatas, ovos, maçãs, bananas, chocolate e toranja. No entanto, também pode ser preparado com carne ou legumes.

A monodieta ajuda a perder peso?

Ao contrário do que afirmam seus defensores, uma dieta mono não é uma opção eficaz para perda de peso. É verdade que alguns quilos podem ser perdidos durante a sua abordagem, mas parte disso corresponderá a glicogênio e líquidos.

No entanto, uma parte do tecido muscular será destruída, o que é considerado prejudicial à saúde e ao estado da composição corporal a médio prazo. Como resultado, ao retornar à dieta normal, o peso voltou a ganhar peso, ainda mais do que antes de iniciar essa dieta.

Esses tipos de dietas muito rígidas geralmente têm um efeito rebote mais tarde, levando a pessoa a um lugar pior do que começou. É sempre melhor apostar em bons hábitos do que em planos milagrosos.

Contraindicações da monodieta

Para além da perda de massa muscular e consequente efeito rebote, as mono-dietas apresentam outro conjunto de contra-indicações que vale a pena conhecer. Deve ser mencionado que o fornecimento insuficiente de ácidos graxos afeta o ambiente hormonal.

Por exemplo, se a gordura saturada não for consumida em quantidades ideais, os níveis de testosterona podem ser reduzidos, afetando a vitalidade, a força e a saúde, de acordo com um estudo publicado no Journal of Steroid Biochemistry and Molecular Biology.

Também pode haver problemas no controle da produção de radicais livres porque a ação dos antioxidantes não é suficiente. Isso é abordado à medida que o processo de envelhecimento acelera e aumenta o risco de desenvolver condições crônicas.

Com o tempo, a disfunção ocorre no nível mitocondrial e a inflamação aumenta, levando a danos nos níveis celular e de DNA.

Outras opções para perder peso

Quando falamos em perder peso, não há necessidade de uma abordagem tão restritiva. Os requisitos de proteína são mais bem atendidos em uma dieta variada, mas ligeiramente deficiente em energia.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Será a prática de atividade física que realmente fará a diferença. É muito difícil perder peso apenas reduzindo a energia sem afetar as despesas diárias. No entanto, existem outros hábitos saudáveis ​​que você também deve desenvolver, como:

  • Reduzir a presença de alimentos processados na dieta.
  • Melhorar a qualidade do sono.
  • Aumentaro consumo de água.
  • Introduzir o trabalho de força na rotina.
Perder peso
A perda de peso requer uma abordagem multidisciplinar e personalizada. Portanto, dietas milagrosas não são uma boa opção.

A monodieta, uma opção restritiva não recomendada

Em suma, nenhuma dieta é recomendada para perda de peso. É um regime restritivo e insustentável que cria deficiências em nutrientes essenciais. Portanto, causa alterações no funcionamento normal do corpo. Por sua vez, aumenta o risco de doenças crônicas e envelhecimento prematuro.

Qualquer dieta com propriedades milagrosas terá efeitos colaterais na saúde. Embora prometam grandes resultados por um curto período de tempo, muitas vezes causam um efeito rebote mais tarde, além de apresentar alguns perigos durante a inicialização.

O melhor é pensar a médio prazo e fazer escolhas sustentáveis ​​para gerar adesão. Dadas as complexidades de cada organismo, o melhor é obter um plano individualizado de um profissional de nutrição.

Confira: É possível emagrecer comendo! Veja 5 alimentos para incluir hoje na dieta