Infelizmente, a obesidade infantil está se tornando cada vez mais comum. Atualmente, este é um sério desafio para a saúde, embora em muitos casos os pais pareçam ter se tornado a principal causa da obesidade infantil.
A infância é uma etapa importante no desenvolvimento de hábitos saudáveis (incluindo a prevenção de problemas de peso). Portanto, gostaríamos de aproveitar este artigo para fornecer algumas sugestões e explicar como prevenir a obesidade infantil.
A alteração agora vai prevenir as doenças de amanhã
Se você quer ajudar seu filho a manter um peso saudável, você precisa controlar as calorias consumidas nos alimentos e as calorias consumidas por meio de esportes e atividades de vida.
Lembre-se de que, para crianças com sobrepeso, o objetivo é realmente reduzir o ganho de peso enquanto permite o crescimento e desenvolvimento normais.
Se você descobrir que seu filho ganhou mais peso do que deveria, é hora de consultar um pediatra. Em qualquer caso, você também precisa mudar seu estilo de vida.
Portanto, a chance de lutar contra asma, diabetes, pressão arterial e doenças cardiovasculares será reduzida no futuro. Além disso, a obesidade não está relacionada apenas a doenças físicas, mas também a doenças mentais, como depressão e falta de autoestima.
O melhor conselho para evitar a obesidade em crianças
A seguir está uma lista das melhores sugestões para ajudar a prevenir a obesidade infantil.
1. Incentivar hábitos alimentares saudáveis
- Forneça e familiarize as crianças com o consumo de muitas frutas e vegetais. Além disso, prefira carnes magras, como frango e peixe, para obter proteínas.
- Incluir alimentos que são “menos atraentes” nos seus momentos de diversão. Não há nenhum link sobre o junk food momentos de maior felicidade e prazer. Isso é contraproducente, porque a alimentação saudável pode ser visto como um castigo.
- Oferecer porções de tamanho razoável.
- Incentive a ingestão de bastante água durante o dia. Beber água vai satisfazer a criança e reduzir a tentação de comer junk food.
- Limite muito açúcar e junk food. Não se esqueça de que pequenas mudanças podem ajudar a construir hábitos alimentares mais saudáveis.
2. Incentivar a atividade física
Outro segredo para prevenir a obesidade infantil é praticar exercícios físicos e evitar sentar-se sedentário. Embora o tempo para leitura e atividades tranquilas seja bom, recomenda-se limitar o tempo que as crianças passam em frente à TV brincando, jogando videogame ou navegando na Internet.
Lembre-se de que, além de deixar as crianças felizes, o exercício físico regular também traz muitos benefícios à saúde. Alguns deles são: fortalecimento dos ossos, controle de peso, aumento da autoestima, redução do estresse e ansiedade, etc.
Não se esqueça de que as crianças imitam os adultos. Portanto, este também é um bom momento para você começar a praticar exercícios físicos, ou melhor, juntos.
3. Limite de tempo na frente de dispositivos eletrônicos
Com todos os dispositivos que existem hoje, a maioria das crianças prefere ficar em casa na frente de um computador ou videogame em vez de brincar com outras crianças.
Promover um estilo de vida ativo significa gastar menos tempo com esses aparelhos eletrônicos, afinal, eles reduzem o tempo gasto ao ar livre. Você passa muito tempo usando dispositivos eletrônicos, como assistir muita TV, o que está intimamente relacionado à obesidade infantil.
Portanto, restringir essas atividades sedentárias é uma das chaves para reduzir o tempo em casa e incentivá-los a praticar outros tipos de atividades mais benéficas à saúde. Quando crescerem, terão tempo suficiente para ficar na frente do computador!
4. Exclusão as refeições na frente da tv
Por fim, recomendamos que você não deixe seus filhos comerem enquanto assistem TV. Além de limitar o tempo com a família e as conversas saudáveis, seu corpo não percebeu que seu estômago está cheio, porque sua atenção se voltou para a tela da TV.
Além disso, a dieta mecânica também pode causar indigestão e dores de estômago.
Antes de concluir, é preciso lembrar que todos os familiares devem participar dessas mudanças, independente do peso. Dessa forma, a criança não se sentirá sozinha.
Se você seguir as sugestões acima, poderá atingir seus objetivos. Não se esqueça de que toda mudança começa com um desejo de mudança.