Óleo de abacate para cabelo: ingredientes que você precisa saber. Hidrata, fortalece, reduz a quebra… os óleos vegetais são um curinga nos rituais capilares, além de seus muitos benefícios para os fios.
O óleo de abacate para cabelos é extraído do fruto do abacateiro, comum no Brasil, mas originário da América Central e do México.
Abacates são ricos em proteínas e vitaminas A, C e E, folato e potássio. Esta fruta é conhecida por conter muita gordura e calorias. Mas quem pensa que o valor energético dos abacates os torna vilões está errado – em vez disso, a fruta ajuda a manter os níveis de colesterol sob controle.
Essas propriedades do abacate ajudam que o óleo extraído dele seja rico em proteínas amigas do cabelo. A extração ocorre quando a fruta já está madura e, portanto, contém mais vitaminas.
Conheça mais sobre o ingrediente e saiba como usá-lo para proteger seus cabelos!
Tudo sobre óleo de abacate para o cabelo!
Abaixo, listamos todos os detalhes que você precisa saber sobre esse óleo vegetal, desde seus benefícios até as melhores formas de usá-lo:
Benefícios do óleo de abacate para o cabelo
Afinal, o que é o óleo de abacate para o cabelo? Respondemos com esta lista cheia de boas notícias:
- Repõe as vitaminas dos fios: Cabelos quimicamente danificados e secos, que perderam proteínas essenciais da fibra capilar, podem se beneficiar da alta quantidade de vitaminas que o óleo de abacate contém.
- Ajuda no fortalecimento: Este óleo contém nutrientes que fortalecem os fios, ajudando-os assim a crescer. Pessoas com cabelos finos podem se beneficiar.
- Hidrata e nutre: O óleo de abacate funciona em todos os tipos de cabelo, mas o cabelo seco tem uma vantagem maior porque absorve melhor a umidade e as substâncias nutritivas penetram mais facilmente no interior das fibras, mantendo-as hidratadas e nutridas.
- Reduz a queda e quebra dos fios: Os nutrientes desse óleo fortalecem os fios, evitando que as fibras caiam e se quebrem. Frizz também é reduzido.
Umectação com óleo de abacate: passo a passo
A forma mais comum de usar o óleo de abacate é durante a umectação capilar, trata-se de um tratamento que nutre intensamente a fibra capilar e é o preferido dos cabelos cacheados! Veja como fazer abaixo:
- Aplique o óleo de abacate em todo o cabelo seco.
- Deixe agir por 30 minutos.
- Lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.
- Deixe secar naturalmente ou seque com secador se quiser mais rápido.
Óleo de abacate na umectação noturna
Você também pode usar o óleo de abacate como umectação noturna . Aprenda passo a passo:
- Aplique óleo de abacate no cabelo seco.
- Há óleo nos fios enquanto dorme.
- Você pode usar uma touca de banho para evitar que as fronhas fiquem sujas.
- Assim que acordar, lave bem o cabelo com shampoo e condicionador para retirar toda a oleosidade do cabelo.
- Se preferir, pode secar o cabelo com secador ou naturalmente.
Outras 4 formas de usar o óleo de abacate
O óleo de abacate também pode ser usado para o cabelo de diferentes maneiras.
Combinado com outros óleos vegetais
Há também pessoas que misturam óleo de abacate com óleo de rícino para resultados mais eficazes e ainda hidratam com abacate e óleo de coco.
Como pré-shampoo
O objetivo aqui é proteger o cabelo do desgaste do shampoo. Para fazer isso, basta aplicar um pouco de óleo no comprimento, espalhar uniformemente e deixar agir por alguns minutos. Em seguida, enxágue e use xampu e condicionador como de costume.
Na sua máscara de tratamento
Para potencializar o efeito da máscara, experimente adicionar uma pequena quantidade de óleo de abacate e deixe agir pelo tempo recomendado pelo fabricante. Enxágue e observe os fios ficarão mais macios e saudáveis!
Na fórmula de produtos
Uma das melhores formas de aproveitar os benefícios do abacate para o cabelo é investir em produtos que contenham abacate em suas fórmulas. Assim, você aproveitará o que os abacates têm para oferecer ao seu cabelo de maneira segura, pois esses produtos foram desenvolvidos e testados.
Óleo de abacate escurece o cabelo?
Existe uma receita caseira que afirma que a dupla de abacate (neste caso a própria fruta) e óleo de coco ajudam a escurecer os fios.
Não há eficácia comprovada, mas se você quiser experimentar, precisará misturar os dois ingredientes para formar uma pasta, massagear e aplicar nos cabelos limpos.Em seguida, deixe agir por 20 minutos e lave normalmente.
Mas lembre-se: é sempre recomendado consultar seu dermatologista ou cabeleireiro antes de usar receitas caseiras, até mesmo para evitar resultados indesejados. Não use esta mistura em seu cabelo se você tiver cabelos loiros.
Pode usar óleo de abacate no couro cabeludo?
Você pode, basta lavar bem o cabelo com xampu e condicionador após a aplicação do óleo de abacate. Portanto, certifique-se de que não haja excesso de produto no couro cabeludo para que ele não fique oleoso.
Como fazer óleo de abacate para o cabelo?
- Para fazer o óleo de abacate, você precisará de 4 abacates médios, que renderão 100ml de produto.
- Corte a fruta ao meio, retire a polpa com uma colher e bata no liquidificador para formar um purê.
- Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até dourar o creme de abacate.
- Desligue o fogo e despeje o creme em um pano limpo e fino.
- Esprema em um recipiente até que todo o óleo seja extraído.