Pular para o conteúdo

Os melhores alimentos para controlar glicose alta

O açúcar elevado no sangue é um problema com consequências graves para o organismo, como diabetes e doenças cardiovasculares. Além de hábitos como atividade física, a melhor maneira de manter esses ingredientes em níveis adequados é ter uma dieta equilibrada.

Qualquer pessoa com diabetes sabe que deve evitar níveis elevados de açúcar no sangue a todo custo. Para facilitar esse controle, alguns alimentos têm grande efeito no organismo.

Alimentos para controlar diabetes

1. Brócolis 

O brócolis é rico em vitaminas A, B9 (folato), C, E e K, além de minerais como cálcio, magnésio e ferro, e suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias aumentam a saciedade e reduzem a produção de glicose, entre outros Alimentos com a mesma função são: agrião, couve-flor, couve-flor, repolho e rúcula.

2. Canela

A alimentação impede que o corpo absorva grandes doses de glicose e evita picos de açúcar no sangue. A canela é uma grande aliada para pessoas com diabetes, aumentando a sensibilidade à insulina e combatendo o estresse oxidativo nas células. Também reduz o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos e protege o sistema cardiovascular.

3. Peixes gordurosos

O ômega-3 ajuda a prevenir e controlar o diabetes tipo 2, pois aumenta a sensibilidade das células musculoesqueléticas à insulina. Este ácido graxo está muito presente em peixes oleosos como salmão, atum, sardinha e cavala.

4. Leguminosas

Feijões e outras leguminosas, como ervilhas, lentilhas e grão de bico, não devem ser deixados no prato por pessoas com altos níveis de glicose. Rico em fibras, equilibra a taxa de absorção de glicose e ajuda a controlar o apetite. Só tome cuidado para não exagerar na hora de servir.

5. Sementes

As sementes de linhaça e chia são exemplos de sementes que reduzem a produção de insulina porque diminuem o pico glicêmico. Esse processo evita que o corpo se torne resistente ao hormônio, impedindo o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Embaladas com fibras, elas também combatem inflamações.

6. Oleaginosas

As gorduras boas presentes nas nozes, castanhas de caju, castanhas-do-pará, amêndoas e avelãs ajudam a equilibrar os níveis de glicose e colesterol no sangue. Além disso, são potentes na reposição do magnésio, embora sejam muito calóricos e devam ser consumidos em pequenas porções.

7. Maçã

As frutas contêm pectina, um tipo de fibra que ajuda a controlar o açúcar no sangue e a reduzir a absorção do colesterol ruim. Também aumenta a saciedade e auxilia no bom funcionamento do intestino.

8. Abacate

Esta fruta é rica em gorduras boas que favorece o equilíbrio entre o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL) e ajuda a combater a resistência à insulina. Basta tomar uma colher de sopa de abacate por dia para garantir seus benefícios, sempre lembrando que o alimento é rico em calorias.

9. Aveia

A fibra é essencial para prolongar a saciedade e retardar a absorção de glicose pelo corpo. A aveia é rica em fibras, que além de proteger o sistema cardiovascular, também ajuda a manter a glicemia no nível correto.

10. Batata-yacon

Por exemplo, este ingrediente é rico em insulina, o que permite chegar ao organismo com menos açúcar do que uma batata inglesa absorveria. O Yacon tem um sabor mais adocicado e vai bem com um lanche da manhã ou da tarde, sempre em pequenas porções.