Pular para o conteúdo

Oxitocina: Qual é a Sua Importância e Como Atua na Saúde

[faceturbo][bloqueador]

Oxitocina é um hormônio extremamente importante para saúde, e é impossível viver sem ele.  Ela esta presente tanto em homens como em mulheres por um bom motivo. Esse hormônio é produzido pelo cérebro, e a presença dele no nosso corpo tem grande influencia nas nossas relações íntimas, no que envolve a área dos relacionamentos interpessoais, assim como a sensação de bem-estar, alegria e nos níveis de estresse.

A oxitocina é tão importante que conquistou a fama de ‘hormônio do amor‘, devido aos seus efeitos ligados às relações humanas (1).

Já para os homens, existe o alerta para o aumento da testosterona no corpo, que pode diminuir a concentração e o efeito da oxitocina no seu organismo.

Vamos conhecer os benefícios tanto para o homem quanto para a mulher, desse hormônio que ajuda no bem-estar geral.

Não deixe de ler e compartilhar.

Benefícios

O efeitos do hormônio oxitocina na sua forma natural tem um papel incrível e importante no organismo, como por exemplo; no homem esse componente químico cerebral tem o poder de torná-lo menos agressivo, mais amável, generoso e auxilia para um comportamento social mais adequado; é como se ele fosse um regulador emocional.

Porém, o seu efeito pode ser bloqueado e diminuído caso a pessoa esteja com altos níveis de testosterona no organismo.

Na forma sintética ele também possui efeitos benéficos, como: auxiliar na área comportamental, melhorar o desempenho sexual, aumentar a sensibilidade nas áreas erógenas, facilitar a lubrificação vaginal, melhorar a qualidade da ejaculação, ele também pode agir como relaxante muscular.

Estudos mostram que a oxitocina também está ligada ao controle da pressão arterial e a vasodilatação das artérias; o que ajuda a evitar a hipertensão e o infarto.

Benefícios Na Gravidez E Pós-Parto

Oxitocina: O Que É e Para Que Serve?. Imagem: (Divulgação)

O hormônio oxitocina aumenta no organismo da mulher durante a gestação, o seu papel também é de extrema importância durante o parto e no período pós-parto.

Durante o parto o corpo libera uma grande quantidade do hormônio para auxiliar o nascimento do bebê, ele também ajuda a controlar a quantidade de sangue perdido no momento do parto e assim reduzir o sangramento (2, 3).

No período de gestação, o útero da mulher cresce e se expande muito acima do normal para acomodar o bebê e toda a mudança interna que acontece; quando o bebê nasce, o útero trabalha para voltar ao tamanho normal, em um processo conhecido por involução; é nesse momento que o hormônio oxitocina auxilia a região do útero à voltar ao normal e em aumentar as contrações uterinas.

Na amamentação os níveis da oxitocina também aumentam; estudos mostram que as mães que amamentam os seus bebês geralmente perdem menos sangue no pós-parto (4).

Além disso, a amamentação previne que a mulher passe pela dolorosa e crítica depressão pós-parto.

Perigos da Falta De Oxitocina

Como a oxitocina regula os sentimentos de bem-estar a ajuda a manter as nossas emoções equilibradas, a diminuição desse hormônio é prejudicial a saúde.

A consequência da falta de oxitocina no organismo, pode ser depressão, falta de alegria e desânimo, pode também prejudicar a capacidade de expressar emoções e os relacionamentos interpessoais.

Pessoas com depressão, ansiedade e estresse exagerado, ficam com os níveis de oxitocina muito baixos; isso faz com que elas encontrem dificuldades em relacionamentos, na libido e em manter a alegria.

Por isso é recomendável consultar um médico; alguns deles recomendam o hormônio oxitocina sintético para repor os níveis que faltam no organismo.

Alertas Para O Uso

No caso dos homens que preferem aderir ao hormônio vendido em farmácias no formato de capsulas, líquido ou spray nasal, para aumentarem a concentração do hormônio no organismo; vale ressaltar e alertar que antes consultem um médico urologista ou um médico psiquiatra.

É importante que antes de tomar qualquer medicação, incluindo hormônios, que você consulte um medico adequado para a sua situação e verificar se a sua saúde permite o uso desse medicamento.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Como Aumentar A Oxitocina

Oxitocina: Estimule através de abraços. Imagem: (Divulgação)

A mulher também pode e deve beneficiar-se desse hormônio fora do período de gestação. E como eu já disse, é importante que o homem também receba os benefícios desse hormônio no seu organismo.

Existem outras formas de aumentar e estimular a produção da oxitocina natural no corpo, que são:

  • Permitir-se sentir sensações como de bem-estar, segurança, relaxamento e proteção; ao estimular essas sensações você faz com que o seu cérebro libere uma concentração maior de oxitocina em sua corrente sanguínea;
  • O contato físico como os abraços, massagens e cafunés também estimulam a produção do hormônio, incluindo o contato íntimo;
  • Ao realizar atividades físicas e outras atividades que relaxam e proporcionam prazer, também é uma forma de auxiliar o cérebro a produzir e liberar a oxitocina;
  • Uma alimentação adequada e saudável também ajuda a aumentar os níveis de oxitocina no cérebro, o que vai melhorar muito a sua qualidade de vida;
  • Praticando boas ações, como a generosidade, o altruísmo, empatia, honestidade e compaixão; você ajuda a sociedade e ajuda o seu corpo a produzir mais hormônios do amor (5).

Por isso que essas atividades dão uma sensação maior de bem-estar, prazer e alegria; elas são essenciais para a qualidade de vida, beneficiam tanto você quanto os que o cercam.

Por você melhorar o seu estado de espirito, você ainda ajuda o seu cérebro a produzir outros hormônios tão importantes quanto a oxitocina, como por exemplo, a dopamina, a serotonina e a endorfina. Esses hormônios são importantes para manter a sua felicidade sensação de bem-estar.

Eu sempre incentivo o consumo de comidas saudáveis por que faz parte do meu estilo de vida, compartilho isso porque sei que comer comida de verdade é um dos segredos de uma vida mais feliz. O tratamento é de dentro pra fora, e  a reeducação alimentar vai refletir em todos os âmbitos da sua vida (5).

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva! Eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde no Brasil! Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz!

[/bloqueador][/faceturbo]