Pular para o conteúdo

Pipoca de microondas pode causar Alzheimer? A pesquisa diz que sim, confira!

Descubra por que a pipoca de microondas pode causar Alzheimer por causa dos compostos presentes nela. Saiba mais sobre este estudo da USP para ver por que você deve evitá-lo.

Quem não gosta de comer uma deliciosa pipoca de micro-ondas enquanto assiste a um programa ou filme? No microondas fica pronto em 5 minutos, sem bagunça, mas parece que toda essa felicidade tem um preço. Um estudo recente da USp sugere que a pipoca de micro-ondas pode contribuir para o mal de Alzheimer devido às substâncias químicas presentes em seus ingredientes, além de ser prejudicial ao organismo. Veja abaixo para um melhor entendimento.

Pipoca de microondas pode causar Alzheimer? Compreenda

Bem, tudo começou com um estudo da USP em São Carlos, que observou que, após analisar as células cerebrais de camundongos que comeram o alimento por 90 dias, encontraram moléculas de compostos diacetil. É responsável pelo sabor amanteigado e aroma da pipoca no microondas. Os achados reforçam o argumento de que o consumo regular e altas concentrações de substâncias podem levar a danos cerebrais, como o Alzheimer.

Como foi feito o estudo?

No estudo, os cientistas alimentaram camundongos por 90 dias com diacetil, a substância que dá à pipoca seu sabor amanteigado. Foram utilizados 12 roedores, divididos em dois grupos: um grupo recebeu a substância e o outro recebeu placebo. As doses de adição foram calculadas para simular o consumo normal por adultos. Utilizando concentrações próximas ao consumo diário normal, os cérebros de roedores foram avaliados com o auxílio de dois aparelhos: um espectrômetro de massa (para ler e mapear as ondas de calor do órgão) e um cromatógrafo (para determinar as alterações nas proteínas).

Os resultados vieram quando os cérebros dos animais foram analisados, revelando aumento das concentrações de beta-amilóide, molécula que indica o surgimento de doenças como o Alzheimer. Das 48 proteínas avaliadas, 46 apresentaram desregulação, algumas das quais também estavam ligadas ao desenvolvimento de demência e câncer.

Em humanos? o que acontece?

Bem, como há problemas éticos em fazer o mesmo teste em humanos, eles não podem chegar à mesma conclusão. Mas os dados são sólidos o suficiente para que a pipoca de micro-ondas seja evitada o máximo possível, especialmente os sabores amanteigados que contêm muito diacetil.

Confira: Abacate 15 motivos para você consumir todos os dias