Pular para o conteúdo

Previna e trate a diabetes e a resistência à insulina com esses chás naturais

O diabetes pode ser curado naturalmente infundindo as folhas das árvores frutíferas.

O diabetes mellitus é uma doença crônica causada por excesso de glicose (açúcar) no sangue. Isso é causado pela falta ou má absorção de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas e é classificado como diabetes tipo 1 e tipo 2.

Diabetes tipo 1

É caracterizada por excesso de açúcar no sangue e o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A insulina é um hormônio que ajuda a introduzir glicose nas células, que será convertida em energia. O diabetes tipo 1 é mais comum na infância e adolescência e é dependente de insulina, ou seja, requer injeções diárias de insulina.

Diabetes tipo 2

Como o diabetes tipo 1, o diabetes tipo 2 é caracterizado por hiperglicemia. Essas células são resistentes aos efeitos da insulina, uma doença que geralmente afeta pessoas com mais de 40 anos e que não dependem da insulina.

Sintomas de diabetes

O diabetes é uma doença assintomática e muitas pessoas não sabem sua condição.

Quando presentes, os sintomas mais comuns são:

  • Sede excessiva e aumento do apetite
  • Urinar de forma excessiva, inclusive várias vezes à noite
  • Perda de peso mesmo se alimentando excessivamente
  • Cansaço sem razão aparente
  • Vista embaçada ou turvação visual
  • Infecções de pele frequente
  • Feridas que não cicatrizam ou demoram para cicatrizar
  • Dormência e/ou formigamento nos pés e nas mãos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem 13 milhões de diabéticos no Brasil e esse número tende a aumentar. Portanto, é importante controlar a glicose presente no sangue e evitar o tratamento de disparos ou quedas ao longo do dia. Esses são três chás naturais que podem ajudar a controlar o diabetes, e também há um chá que pode resistir à insulina.

Chá da folha de mamão

As folhas de mamão contêm antioxidantes, cálcio, ferro, magnésio e outros minerais essenciais.

Para as pessoas que já têm diabetes, o chá de folhas de mamão pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2. Para as pessoas que ainda não foram diagnosticadas com a doença, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

De acordo com um estudo da Universidade de Juareta Basco (UJAT), no México, as folhas de mamão têm efeitos hipoglicêmicos e antioxidantes.

Além disso, melhora a distribuição de lipídios em ratos diabéticos e auxilia ativamente nas funções do fígado e do pâncreas.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folha de mamão picada
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo e consumo:

Coloque as folhas de mamão limpas e picadas em um copo e adicione água fervente para deixar de molho por meia hora.

Em seguida coe, e depois tome uma vez por dia durante 30 dias consecutivos ou em dias alternados.

[maxbutton id=”2″ url=”https://bemaisaude.com.br/10-beneficios-do-mamao/” text=”Veja 10 benefícios do mamão” ]

Chá de folha de manga

As folhas de manga contêm taninos chamados antocianinas, que ajudam a tratar o diabetes.

Além disso, possui também um extrato de tartarina 3-beta e acetato de terc-butila, esses dois compostos estimulam a síntese de glicogênio.

Essa substância está abundantemente presente no fígado e nos músculos e é convertida em glicose quando o corpo precisa dela.

De acordo com um estudo da Universidade Tianjin de Medicina Tradicional Chinesa, o chá de folha de manga pode ajudar a tratar a hiperglicemia.Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folha de manga picada
  • 1 xícara de água fervente

Importante: escolha somente as folhas mais novinhas (do broto) e bem verdinhas.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Modo de preparo e consumo:

Coloque as folhas limpas e picadas em um copo, adicione água fervente e deixe de molho por meia hora.

Em seguida, filtre e tome uma vez por dia durante 30 dias consecutivos ou em dias alternados (uma vez em dias alternados). Se quiser repetir o tratamento após os primeiros 30 dias, é necessário um intervalo de dois meses.

Dica: 

Se necessário, você pode misturar duas folhas (mamão e manga). Uma colher de sopa de cada folha picada mais dois copos de água fervente, tome de manhã e à tarde por 30 dias ou uma vez em dias alternados.

Chá da folha de amora

Folhas de amora silvestre contêm 1-desoxinojirimicina (DNJ), um composto que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), o chá de folhas de amora ajuda a reduzir a incidência de açúcar no sangue em ratos diabéticos.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folha de amora picada
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo e consumo:

Coloque as folhas de amora-preta picadas e limpas em um copo, adicione água fervente e deixe de molho por meia hora. Filtre e beba ordenadamente uma vez por dia durante 30 dias consecutivos ou alternadamente em dias alternados.

Resistência à insulina

Quando comemos, parte da comida é convertida em açúcar (glicose) no sangue para fornecer energia para o corpo.

O pâncreas é o órgão que secreta insulina e permite que todas as nossas células recebam glicose.

[maxbutton id=”2″ url=”https://www.diabeticosnaluta.com.br/2021/02/micro-pancreas-nova-esperanca-de-cura.html” text=”Veja mais sobre Micro-pâncreas a nova esperança de cura para a diabetes” ]

No entanto, quando nos tornamos resistentes à insulina, as células não realizam esse processo, então o pâncreas vai produzir cada vez mais insulina.

Resumindo, a resistência à insulina é um estado no qual o corpo pode produzir insulina, mas não pode usá-la adequadamente. Portanto, a seguinte fórmula (chá de folha de coroa de abacaxi) pode ajudar neste tratamento.

Chá da folha da coroa do abacaxi

As folhas da coroa do abacaxi são ricas em fibras, o que ajuda a melhorar os níveis de açúcar no sangue, insulina e lipídios. Um estudo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) confirmou que as folhas de abacaxi têm efeito antidiabético.

Ingredientes:

  • 3 folhas da coroa de abacaxi
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo:

Lave bem as folhas de abacaxi, pique-as, coloque em uma xícara e acrescente água fervente.

Deixe repousar 30 minutos, filtre e retire.

Trate por 30 dias consecutivos ou dia sim, dia não, dia sim, dia não.

Este chá fará com que você não tenha resistência à insulina e ajudará a glicose a ser absorvida pelas células.

Importante: 

Para todos os tratamentos, nunca exceda os parâmetros especificados (30 dias). Em outras palavras, não beba chá por vários meses seguidos, porque sobrecarregará o corpo.

Além disso, é necessário manter uma alimentação saudável e balanceada e fazer exercícios.

Além disso, para fumantes, como o fumo pode causar estreitamento de veias e artérias, recomenda-se eliminar o consumo de cigarros.