[faceturbo][bloqueador]
Você sabe qual é o melhor chá diurético? Na busca pelos tratamentos caseiros para solucionar o excesso de líquidos, esses chás diuréticos fazem sucesso. Nesse ponto, certamente você já deve ter se perguntado qual desses chás diuréticos são os melhores para a sua saúde e necessidade.
No intuito de responder essa e muitas outras perguntas a respeito dos chás diuréticos, fique de olho até o fim desse artigo. Isso vai possibilitar que muito conhecimento seja agregado a sua vida.
Feito a partir de ingredientes naturais, o chá pode ser uma solução bem viável para acabar com o inchaço causado pelo mau funcionamento do corpo e a retenção de líquidos, além de muitos outros problemas.
Ervas como o chá verde, urtiga, cavalinha, sabugueiro, entre outras, são potentes diuréticos naturais. Elas acabam com a sensação de desconforto e inchaço, que é causada pela retenção de líquidos no organismo.
6 melhores ervas diuréticas
Muitas das ervas tidas como diuréticas podem ser facilmente encontradas em mercados, feiras livres e lojas especializadas na venda de ingredientes naturais. Porém, apesar do acesso facilitado, para incluir qualquer que seja a erva no seu dia a dia é preciso certos cuidados.
Uma providência indispensável é recorrer a um profissional para certificar o seu uso e prescrever as quantidades ideais para cada tipo de necessidade. Isso vale, sobretudo, para aqueles pacientes que já possuem doenças especificas.
Dependendo da erva, a ação diurética vai ser conquistada a partir da combinação de substâncias e onde elas atuam. Por isso que é tão importante saber exatamente a forma correta de usar cada uma delas.
A partir de agora, veja quais ervas são consideradas ótimos diuréticos:
1- Chá de hibisco
O hibisco é bastante conhecido pelo seu poder diurético. Dependendo do uso, ele também serve para eliminar gordura de certas regiões do corpo, principalmente da área abdominal.
A erva também possui outros benefícios para a saúde, sobretudo quando se relaciona a dietas de emagrecimento. Fora isso, a erva também regula a pressão arterial e evita o acúmulo de gordura.
O chá de hibisco é referência quando o assunto é redução da retenção de líquidos (Foto: depositphotos)
Coloque 1 litro de água para ferver. Assim que estiver borbulhando, desligue. Logo em seguida, acrescente 2 colheres (de sopa) de hibisco e deixe descansar por 10 minutos.
Passado esse tempo, use uma peneira para remover todo o hibisco utilizado no preparo do chá. Depois, é só ingerir. Não é recomendado o uso de açúcar, adoçante ou mel, já que pode cortar parte dos efeitos da erva.
Veja também: Chá de hibisco em pó emagrece? Veja se é bom e quais os benefícios
2- Chá verde
O chá verde é uma das ervas mais consumidas. Ele é visto como um poderoso diurético, conhecido por eliminar o excesso de água do organismo, assim como as toxinas que podem provocar inflamações e doenças.
A erva é rica em cafeína e possui propriedades antioxidantes. “O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica, facilita a digestão e faz com que perca peso”, endossa a nutricionista Juliana Dragone.
O chá verde é considerado como um dos mais poderosos chás diuréticos (Foto: depositphotos)
Com ajuda de uma panela com tampa, coloque 200 ml de água para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente 1 colher (de sopa) da erva do chá verde. Deixe descansar por 10 minutos, depois é só coar e ingerir. Não precisa adoçar.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
3- Chá de dente-de-leão
O chá da folha de dente-de-leão aumenta a frequência de urina, por isso ele pode ser usado para eliminar o excesso de líquido e toxinas do organismo. Fora isso, a erva também ajuda no tratamento de cistites e infecções do trato urinário.
Para que a bebida obtenha o efeito desejado, a nutricionista Juliana Dragone diz qual a forma certa. “O ideal é ingerir de três a quatro copos por dia, sendo meio copo antes das refeições principais do dia, pois ele dá a sensação de saciedade”.
Essa erva e seu chá ajudam no tratamento de cistites (Foto: depositphotos)
Coloque 200 ml de água para ferver em uma panela com tampa. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente 1 colher (de sopa) de dente-de-leão na água. Deixe descansar por 10 minutos. Antes de ingerir, use uma peneira para remover a erva utilizada.
4- Chá de cavalinha
O chá de cavalinha é visto como aliado do corpo quando o assunto é a eliminação de líquidos do organismo. Ele é recomendado para ser usado também no tratamento de pedras nos rins, edema, infecções do trato urinário e incontinência urinária.
Esse chá consegue combater infecções do trato urinário (Foto: depositphotos)
Coloque 200 ml de água para ferver. Logo em seguida, despeje 1 colher (de sopa) do caule da cavalinha picado. Deixe ferver por 2 minutos, desligue o fogo e abafe por 15 minutos. Coe e beba quando amornar.
5- Chá de salsa
Muito utilizada no preparo de alguns pratos na culinária, a salsa também é vista como uma excelente solução para eliminar o excesso de líquido do organismo. Ela contém vitamina C, vitamina A e vitamina K. Fora isso, a salsa também apresenta sais minerais como ferro e enxofre.
Veja também: Benefícios da salsa para saúde do organismo
Devido a todas essas substâncias, a salsa poder ajudar em casos de pedras nos rins, pedras na vesícula e icterícia, além do mais, é uma auxiliar no processo de emagrecimento, mas deve ser usada com moderação.
Por ser diurético, esse chá favorece o emagrecimento (Foto: depositphotos)
Coloque 200 ml de água para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente um punhado de salsa. Espere 10 minutos e conserve a panela tampada. Passado esse tempo, basta usar uma peneira para remover a salsa e o chá está pronto para ser ingerido.
6- Chá de urtiga
O chá de urtiga ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquido, justamente pela presença de substâncias como vitaminas e sais minerais. Ele também ajuda no tratamento de outras doenças como, diabetes, úlceras e pedras nos rins.
Segundo um estudo publicado no “Journal of Ethnopharmacology”, o chá de urtiga é ideal para quem quer eliminar o excesso de sódio do corpo, diga-se de passagem, um dos principais causadores da retenção de líquidos.
O chá de urtiga consegue eliminar o excesso de sódio do organismo (Foto: depositphotos)
Com ajuda de uma panela, coloque 200 ml de água para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente 1 colher (de sopa) de urtiga. Espere 10 minutos antes de coar. A bebida deve ser ingerida ainda morna.
Benefícios dos chás diuréticos
Depois de conhecer todas as ervas que possuem efeito diurético, agora chegou a hora de saber quais os benefícios que a ingestão regular dos chás diuréticos podem trazer para o corpo humano.
O primeiro e mais importante benefício desse tipo de chá é eliminar o excesso de líquidos que provocam sensação de inchaço. Isso acarreta no aumento acentuado das medidas de certas áreas do corpo, o que traz muito desconforto.
Geralmente esses efeitos são provocados pela ingestão de sódio em excesso. Na maioria dos casos, esse problema vem a partir da falta de cuidado com a alimentação e a não inclusão de atividades físicas regulares na rotina diária.
Além do mais, outros fatores como: hormônios desregulados, calor em excesso e TPM também podem ser os causadores da retenção de líquidos. Problemas nos rins, estômago ou coração também podem causar a retenção de líquidos.
Veja também: Aprenda receita caseira infalível contra inchaço nas pernas e pés
De acordo com a nutricionista Karina Gouvêa, os chás diuréticos “são aqueles que auxiliam no funcionamento dos rins, ajudando na excreção dos resíduos metabólicos produzidos pelo corpo”.
Ela ainda completa a explicação falando que, “por incentivar essa eliminação de resíduos, os chás diuréticos costumam contribuir bastante para o emagrecimento”.
Nesse sentido, vale a pena ficar de olho em todas essas vantagens para aproveitar o melhor que as ervas diuréticas têm para oferecer. Não esqueça da responsabilidade em consultar um profissional médico.
[/bloqueador][/faceturbo]