A queratina desempenha um papel crucial na preservação da saúde da pele, unhas, pelos e cabelos, sendo um componente frequente em diversos produtos capilares e de skincare, como séruns, máscaras e ampolas capilares.
Mas afinal, qual é o propósito desse ingrediente, onde podemos encontrá-la e é necessário repô-la? Todas essas perguntas serão respondidas aqui!
O que é queratina?
É uma proteína natural presente em todos os organismos animais, encontrada na pele, unhas, pelos e cabelos.
Conforme o Dossiê Técnico do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) destaca, esse componente é o componente mais utilizado em tratamentos capilares e para a pele, desempenhando funções cruciais relacionadas à saúde capilar e cutânea.
A estrutura molecular desse ingrediente confere propriedades especiais a essa proteína, como resistência, elasticidade e impermeabilidade à água.
Mesmo após a morte das células da pele e cabelo, que contêm queratina, elas atuam como uma barreira mecânica natural contra agressores externos.
Qual é a função dela?
A função principal é proteger e auxiliar na recuperação de áreas danificadas do cabelo e da pele. Suas propriedades hidratantes contribuem para o fechamento dos poros da pele e das cutículas capilares, retendo a umidade e protegendo contra agressores externos.
Quais são os benefícios?
Na pele, ela promove um efeito revitalizador, reequilibrando a umidade, ajustando o pH, fechando os poros e formando uma camada protetora.
Nos cabelos, seus benefícios incluem a retenção de umidade, fortalecimento e flexibilidade dos fios, evitando que se tornem quebradiços, frágeis e danificados.
Hidratação Caseira para Qualquer Tipo de Cabelo! Confira 3 Receitas Caseiras
O organismo perde queratina?
Sim, o organismo perde naturalmente, especialmente devido à exposição ao sol, ressecamento causado pelo vento e poluição na pele, e ao uso de equipamentos de calor e tratamentos químicos nos cabelos.
Dúvidas frequentes:
Como a queratina é mais comum em produtos capilares, abordaremos algumas dúvidas específicas sobre cuidados com os cabelos e a queratina.
- Como saber se o cabelo está com falta de queratina?
- Sinais como quebra, fragilidade, opacidade, pontas duplas e procedimentos químicos frequentes indicam a necessidade de queratina.
- Como repor queratina no cabelo?
- Utilize produtos como shampoos, condicionadores, máscaras e ampolas capilares que contenham queratina na fórmula. Para cabelos danificados, considere uma reconstrução capilar.
- O que acontece se deixar o produto muito tempo no cabelo?
- O excesso pode causar enrijecimento e perda de brilho. Siga as indicações do fabricante e do profissional de confiança.
- Quantas vezes por mês posso usar queratina no cabelo?
- Para tratamento com queratina líquida, uma vez por semana é recomendado. Se os cabelos estiverem saudáveis, use pelo menos uma vez por mês.
Lembre-se de buscar orientação profissional se sentir necessidade e explore outros conteúdos em nosso blog para obter dicas adicionais sobre cuidados com cabelo e pele. Estamos aqui para ajudar você a conquistar a saúde dos seus sonhos!
Entre para o nosso grupo no facebook: Hidratação caseira
Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares!