Com tantas opções de alimentos industrializados, o excesso de sódio nos alimentos se tornou uma realidade. Em uma época em que a utilidade é prioridade, nem todos se preocupam com os ingredientes dos produtos ultraprocessados.
Os próprios aditivos químicos e sais podem eventualmente alterar o funcionamento do metabolismo, produzindo quadros clínicos graves.
Conheça os tipos de colesterol
O colesterol é uma gordura encontrada em todas as células, ao redor das membranas celulares. No entanto, eles se enquadram em duas grandes categorias: HDL (considerado colesterol bom) e LDL (com efeitos negativos).
Nesse caso, pode bloquear a circulação sanguínea e promover o bloqueio das artérias, o que pode levar a problemas cardíacos.
O que você sente quando está com o colesterol alto?
- Você percebe depósitos de gordura sob os olhos e até nas pálpebras, que são caracterizados por xantomas e xantelasmas.
- Sintomas relacionados a doenças cardiovasculares, como fadiga inexplicável, fadiga diária, dor no peito e falta de ar.
- Tonturas frequentes podem indicar que uma placa aterosclerótica se formou nas artérias carótidas do coração, o que pode afetar o batimento.
- Dificuldade em ir ao banheiro, intestino preguiçoso associado a dor abdominal e cólicas.
- Dor nas pernas ao caminhar e má circulação súbita nas extremidades inferiores ou superiores.
É importante que nenhum paciente inicie automedicação, ainda mais sem prescrição médica, pois alguns componentes podem aumentar o risco de ataques cardíacos precoces.
Cuidados em relação à saúde
Para evitar que esses riscos afetem seu corpo, comece a se cuidar o quanto antes e busque construir uma rotina saudável. Coma naturalmente, faça exercícios físicos e preste atenção à água potável.
Não se esqueça de ter uma boa noite de sono para manter as reservas de energia do seu corpo altas e promover a disciplina necessária, mas se notar algum sintoma, não se esqueça de procurar ajuda de um profissional de saúde o quanto antes.
Confira: Benefícios do suco verde que reduz o colesterol ruim