Selagem capilar: o que é, para que serve e como fazer?

Selagem capilar: o que é, para que serve e como fazer?
Conteúdo Criado e Revisado pela nossa equipe

A selagem capilar é um tratamento que utiliza queratina e aplicação de calor para promover a reestruturação capilar, reduzir o frizz e deixar os cabelos mais macios, hidratados e menos volumosos.

Este procedimento destina-se principalmente a cabelos danificados, que foram submetidos a exposição prolongada a tinturas e procedimentos químicos e requerem nutrição extensiva.

Ao fechar a cutícula e potencializar a hidratação dos fios, o cabelo reduz seu volume, dando a impressão de estar mais liso, embora a vedação não seja para alisar o cabelo.

A selagem pode ser feita por um profissional ou em casa, desde que a pessoa tenha o produto necessário e o utilize conforme orientação do cabeleireiro, pois dependendo da quantidade e do tipo de produto utilizado, o efeito pode não ser tão bom quanto o esperado. Será necessário repetir a vedação logo após.

Selagem capilar

Para que serve

Os selos capilares são usados ​​para renovar os fios, principalmente para cabelos danificados por químicas, como alisamentos e tinturas, ou com uso regular de chapinhas ou escovas, sem proteção térmica.

Como os produtos utilizados no selo são à base de queratina e vitaminas, o processo reconstrói o cabelo e garante brilho, maciez e resistência.

Passos para fazer a selagem capilar em casa

Para resultados mais duradouros, recomenda-se a selagem em salão, mas esse processo também pode ser feito em casa. Para selar você vai precisar de:

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de máscara de reconstrução capilar;
  • 1 colher (de sopa) de queratina líquida;
  • 1 ampola de sérum;
  • Protetor térmico.

Modo de preparo

Combine a máscara de reconstrução capilar, a queratina líquida e as ampolas de sérum em um recipiente até formar um creme uniforme. Misture os ingredientes no recipiente até obter uma mistura homogênea. Então siga o passo a passo:

  1. Lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos para abrir as cutículas do cabelo;
  2. Secar suavemente o cabelo com uma toalha, somente para tirar o excesso de água;
  3. Separar o cabelo mecha por mecha e aplicar a mistura de cremes, em todo cabelo;
  4. Finalizar com um pouquinho de protetor térmico;
  5. Secar o cabelo com secador;
  6. Passar a chapinha em todo o cabelo;
  7. Lavar o cabelo para retirar todo o produto;
  8. Aplicar um protetor térmico;
  9. Secar o cabelo com secador e chapinha para finalizar.

Apesar de ser um processo simples, pode ser demorado, e o tempo para realizar a selagem pode variar dependendo do tamanho e quantidade de cabelo.

As selagens podem ser refeitas aproximadamente a cada 3 meses, pois essa é a duração média do tratamento, que pode variar de acordo com os cuidados realizados após o uso do produto, como número de lavagens ou exposição ao cloro e produtos químicos.

Cuidados depois da selagem capilar

Após a selagem capilar no salão ou em casa, existem alguns cuidados que ajudarão a manter os resultados por mais tempo. Essas precauções incluem:

  • Não use shampoos de limpeza profunda, que são anti-resíduos todos os dias;
  • Reduza o número de vezes que lava o cabelo;
  • Use produtos específicos em cabelos quimicamente tratados.

Além disso, após a selagem do cabelo, recomenda-se que nenhum outro tratamento ou procedimento, como coloração ou alisamento, seja realizado no cabelo pelos próximos 3 meses para permitir que o cabelo recupere a estrutura e a hidratação.

Dúvidas comuns sobre selagem capilar

1. A selagem capilar alisa o cabelo?

O objetivo da selagem não é alisar os cabelos, mas sim promover a reorganização dos fios, reduzindo assim o volume dos fios, garantindo assim um aspecto mais liso.

No entanto, os produtos normalmente utilizados para selagem não possuem química, portanto, não alteram a estrutura dos fios e não facilitam muito o alisamento.

Por outro lado, alguns produtos utilizados em salões de beleza podem conter pequenas quantidades de formaldeído ou derivados, o que pode causar alterações na estrutura capilar que podem levar ao alisamento dos fios.

O uso de formaldeído em produtos de beleza deve obedecer às diretrizes da ANVISA, pois o formaldeído pode ser prejudicial à saúde.

2. A selagem capilar masculina é diferente?

Não, é o mesmo para o cabelo masculino, porém, como o cabelo geralmente é mais curto, não há necessidade de passar o cabelo, basta usar um secador de cabelo.

3. Grávida pode fazer selagem capilar?

Sim. No entanto, é importante ficar atento aos ingredientes dos produtos utilizados, pois alguns deles podem conter formaldeído, substância contraindicada em gestantes.

Portanto, é aconselhável verificar os rótulos dos produtos antes de usar e sempre escolher produtos naturais que não contenham outros ingredientes químicos.

4. Cauterização e selagem capilar é a mesma coisa?

Apesar de técnicas semelhantes, cauterização e selagem não são o mesmo tipo de tratamento. A selagem é projetada para reestruturar o fio e requer o uso de um produto combinado, enquanto a cauterização corresponde a um nível mais profundo de hidratação e não requer tanto produto.

Confira: Selagem capilar: O que é, para que serve e fórmula caseira

Imagem de perfil

Escrito por Francisco Araújo

Todos os Direitos Reservados ao site - bemaisaude.com.br © 2024 Por Logo Robô das Receitas Robô das Receitas