O ovo de galinha é considerado um dos alimentos mais completos da natureza. Nesse sentido, muitos questionam a tabela nutricional de ovos crus, cozidos e fritos, principalmente considerando sua especificidade.
Para responder não só a isso, mas também a algumas outras perguntas sobre o ovo, preparamos este artigo especial com base no ingrediente. Além de conhecer os benefícios, você saberá muito mais sobre o ovo do que pensa.
Veja também: Sintomas de Gastrite: Conheça os Principais Indícios
Veja também: Prepare um delicioso creme de alho branco
Vale lembrar que se tiver alguma dúvida sobre o consumo de ovos, consulte o seu médico. Como resultado, o corpo sempre desfruta do melhor. Portanto, fique de olho em todos os pontos!
Tabela nutricional do ovo
A tabela nutricional é uma ferramenta importante para as pessoas compreenderem os valores nutricionais, carboidratos, minerais, calorias e energia dos alimentos consumidos ao longo do dia.
Para aqueles que estão fazendo dieta ou sofrem de doenças de base alimentar, eles devem conhecer muito bem este dispositivo. A partir de agora, você aprenderá informações mais detalhadas sobre a tabela de nutrição do ovo, incluindo diferentes formas de alimentação.
Tabela nutricional do ovo cru
Na tabela nutricional de ovos crus, o foco está na quantidade de calorias (64,35 kcal). Este é o ponto básico que será observado em outras tabelas a partir de agora. Você verá o quanto o índice muda dependendo do tipo de ovo.
Preste muita atenção à proteína – a proteína dos ovos crus é de 5,85 g – porque o índice também será diferente para ovos cozidos e ovos fritos. Agora, consulte a tabela de nutrição de ovos crus para outros detalhes.
Tabela Nutricional do ovo cozido
Na maioria dos casos, o consumo de ovos cozidos é mais comum entre pessoas que fazem dieta e se exercitam regularmente para buscar hipertrofia muscular.
Também foi dito em um estudo que os ovos cozidos podem ajudar no processo de perda de peso. Porém, para que isso seja possível, a dieta do paciente deve ser ajustada. Veja todos os detalhes da tabela nutricional de ovos cozidos.
Tabela Nutricional do ovo frito
Dentre todas as formas de consumo de ovos, o modo frito é o que apresenta maior teor calórico (120 kcal). Isso graças ao processo de preparação, que primeiro requer a ingestão de manteiga, margarina ou azeite.
A gordura total também merece destaque. É 4,01 g nos ovos crus, 4,28 g nos ovos cozidos e 9,3 g na fritura. Se o seu objetivo é perder peso, não coma ovos fritos.
Benefícios do ovo
Depois de compreender toda a tabela nutricional de ovos crus, ovos cozidos e ovos fritos, é hora de aprender mais detalhes sobre os benefícios dos ovos.
Antes de começar a listar todos os benefícios do ovo para a saúde, é bom saber que ele é considerado um dos alimentos mais completos disponíveis. Entre os nutrientes que fornece, um total de 13 são identificados.
A lista de sais minerais apresentada pelos ovos inclui ferro, fósforo, manganês, potássio e zinco. Além disso, vitaminas B, E e ácido fólico também aparecem em seus ingredientes.
Veja mais benefícios do ovo:
- Faz bem para os olhos
- Prevenção de doenças cardíacas
- Combate os radicais livres
- Regula a atividade cerebral
- Prevenção do câncer de mama
- Pode ser usado no tratamento da diabetes
- Trata doenças inflamatórias
Agora é a hora de elaborar cada vantagem. Quanto à inclusão de ovos na solução da situação acima, é mais aconselhável consultar um médico. Porque todo paciente precisa de atenção especial.
Faz bem para os olhos
A presença de carotenóides, luteína e zeaxantina torna os ovos um ingrediente indispensável para prevenir a degeneração ocular. Portanto, os pacientes ficam protegidos de problemas relacionados à visão, especialmente catarata.
Prevenção de doenças cardíacas
A inclusão do ovo na alimentação tende a aumentar o índice de colesterol bom do corpo, o conhecido como HDL. Em contrapartida, ele diminui o colesterol LDL, também conhecido como colesterol mau.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Essa condição reduz, significativamente a incidência de doenças relacionadas ao coração. “Muitos estudos mostram que os ovos realmente podem melhorar a qualidade do colesterol”, afirma o médico Juliano Pimentel.
Veja também: Comer Kiwi Emagrece ou Engorda? – Saiba a Verdade!
Combate os radicais livres
Na composição dos ovos, vitaminas e oxidantes ganham destaque. Na verdade, atua diretamente no combate aos radicais livres, eliminando assim o risco de desenvolver certas doenças graves.
Outro ponto positivo em relação à captação de ovos é a possibilidade de retardar a senescência natural das células. Esse benefício também pode ser sentido na aparência facial, que pode reduzir algumas marcas de expressão.
Regula a atividade cerebral
Devido à presença de uma substância chamada colina, os ovos têm o benefício de regular a atividade cerebral. Portanto, os sistemas nervoso e cardiovascular podem funcionar de maneira saudável.
Prevenção do câncer de mama
A possibilidade de eliminação das toxinas acumuladas no organismo faz dos ovos um excelente alimento para a redução da incidência do câncer de mama. Segundo alguns estudos, essa redução pode chegar a cerca de 44%.
Pode ser usado no tratamento da diabetes
Através da existência de gorduras estratégicas, o ovo pode ser usado no tratamento de diabetes tipo 2. Essas gorduras acabam por saciar e nutrir o corpo, “mantendo os níveis de açúcar e insulina baixos no sangue”, como certifica o médico Patrick Rocha.
Trata doenças inflamatórias
O efeito anti-inflamatório faz do ovo um excelente aliado no tratamento de doenças como artrites, dores de coluna e enxaquecas. Mas, para obter esses benefícios, é preciso seguir uma dieta equilibrada, até porque, comendo o ovo pontualmente não vai resolver.
O ovo faz mal para a saúde?
Os ovos são um tipo de alimento animal, que podem ser comidos não importa onde as pessoas estejam. É rico em proteínas e pode ser usado para preparar vários alimentos ou comer sozinho.
Na composição dos ovos, o branco representa baixo teor de gordura e colesterol. Dessa forma, ela pode entrar no cardápio dos pacientes que precisam ajustar o cardápio e daqueles que levam uma vida saudável.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam há muitos anos, a clara do ovo não faz mal à saúde, principalmente ao colesterol. Tem gordura boa para o corpo e baixa caloria.
Na composição da clara do ovo, uma das grandes características é a presença de água (90%) e proteínas (10%). Em média, a clara do ovo pesa cerca de 33g, contém 3,6g de proteína, 0,24g de carboidratos e 55mg de sódio.
Em relação à gema de ovo, seu conteúdo calórico pode ser um dos principais fatores que a tornam totalmente inadequada para pessoas que desejam perder peso. No entanto, também é rico em colesterol, vitaminas, minerais e nutrientes, essenciais para o funcionamento normal do corpo humano.
A gema do ovo é rica em colesterol, um tipo de gordura animal que pode exercer diversas funções para a saúde, sobretudo no que diz respeito a produção de hormônios e vitaminas.
“O ovo é um alimento de proporção menor de proteína quando comparada a carne bovina e ao peito de frango. Enquanto 50g (1 unidade) de ovo possuem 6,3g de proteína, a carne bovina tem 25,2g e o peito de frango 24,6 em 120 g”, destaca a nutricionista esportiva Vanessa Lodi.
O ovo emagrece?
Como vimos antes, os ovos podem ser um excelente aliado para quem quer perder alguns quilos. De acordo com um estudo do Departamento de Obesidade do Pennington Biomedical Research Center da Louisiana State University, comer ovos pode ajudar a perder peso.
A declaração é baseada na análise de alguns voluntários que receberam uma dieta especial à base de ovo. Portanto, o estudo pode comprovar que a ingestão regular de ovos, principalmente no café da manhã, ajuda a perder peso.
“Ovos contêm poucos carboidratos, ou seja, são considerados Low carb, mas possuem muita proteína e gordura. Por isso, eles contribuem muito para a saciedade”, endossa o médico Juliano Pimentel.
Como armazenar o ovo corretamente
Embora seja um alimento muito comum nas casas das pessoas, nem todos têm uma compreensão precisa de como armazenar os ovos. Para referência, não há necessidade de refrigerar os ovos para que possam ser consumidos.
Em temperatura ambiente, os ovos podem durar de 10 a 15 dias. No entanto, algumas pessoas preferem guardar os ovos na geladeira. Mas engana-se quem pensa que o lugar certo é na porta.
Este local específico é mais suscetível às mudanças de temperatura, principalmente devido à constante abertura e fechamento da porta da geladeira durante o dia. Portanto, o local de armazenamento mais adequado é dentro do refrigerador.
Neste caso, uma prateleira colocada com outros materiais é o ideal. Se você não tem certeza se o ovo está danificado, coloque-o em um recipiente com água fria. Se ele flutuar, descarte-o.
Usando bem o ovo na alimentação
Até agora, você deve se considerar um especialista em todas as coisas sobre ovos, certo? É importante lembrar que não há dúvida de que você deve consultar um médico.
Veja também: Shake Caseiro para secar barriga rapidamente
Essa indicação também se aplica aos dados coletados nas tabelas nutricionais de ovos crus, cozidos e fritos. Com base em seu objetivo, veja qual desses tipos se encaixa melhor em sua vida diária.