[faceturbo][bloqueador]
A tapioca, cada vez mais consagrada no território tupiniquim, conquistou o coração de muitas famílias e fez com que trocassem o seu já consagrado pão na chapa com manteiga. Mas será que essa troca é positiva para a saúde do povo brasileiro? É o que veremos hoje, respondendo a pergunta: Tapioca ou Pão Integral – Qual o melhor?
Tapioca ou Pão Integral – Qual o melhor?
Bom, como canso de falar por aqui, é sempre bom evitar generalizações e afirmar que alimento X é melhor, que Y é o mais saudável ou que Z emagrece e W engorda.
Portanto, para falarmos se é melhor comer tapioca ou pão integral, a primeira questão que devemos ter em conta é: melhor para que ou para quem?
Antes de procurar uma resposta pronta, assuma a responsabilidade por sua alimentação e se comprometa a investigar o que é melhor pra você, nas suas condições.
Se você é uma pessoa que sofre com a doença celíaca ou a outros sintomas relacionados ao consumo de glúten, por exemplo, é evidente que a tapioca é a melhor opção, justamente por não conter glúten.
Mas, dado esses avisos e exemplos, vamos analisar essa pergunta de uma maneira mais ampla.
Tapioca X Pão Integral
Bom, quando surgem perguntas sobre dois tipos de carboidratos, quase sempre a real intenção das pessoas é perguntar:
Qual dos dois engorda mais?; qual é melhor para quem está fazendo dieta?
Pois bem, já conhecendo vocês e as intenções por trás dessas perguntas, vamos logo aos dois fatores que mais interessam quando precisamos comparar duas fontes de carboidratos: as calorias e o índice glicêmico.
Calorias
Primeiro, vejamos as calorias da tapioca:
Em 60g de farinha de tapioca, temos 144kcal.
Já em uma porção de 50g de pão integral, que equivale a 2 fatias, temos 159kcal.
Ou seja, se formos comparar grama por grama, a tapioca é menos calórica, apesar de a diferença não ser tão significativa.
O que precisamos ficar atentos é que muitas vezes essas 50g de pão integral podem ser mais volumosas do que a tapioca, que é uma farinha mais densa.
Índice Glicêmico
O outro fator importante na hora de comparar dois tipos de carboidrato é o IG dos alimentos. É algo que sempre estamos conversando por aqui, inclusive já falamos sobre o IG da tapioca neste post.
A Farinha de Tapioca possui um IG de 115, que é considerado alto. Isso significa que a farinha de tapioca, assim que é consumida, rapidamente eleva a nossa glicemia.
Já o pão integral, por ser feito com farinha integral e muitas vezes conter adição de outras fibras, possui um IG mais baixo, normalmente por volta de 70. Isso significa que o pão não é transformado em açúcar de maneira tão rápida quanto a tapioca, o nosso corpo vai digerindo e processando ele de maneira mais devagar, elevando a glicemia aos poucos.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Conclusão
Então, olhando de maneira geral, vemos que a Tapioca não é nenhum alimento milagroso, vindo de outro mundo para resolver todos os seus problemas.
Inclusive, a farinha de tapioca é um alimento bem parecido com o pão francês. Se colocamos ela em um combate com o pão integral, na maior parte dos casos o pão integral leva a melhor.
O Tendão de Aquiles aqui, realmente é a questão do glúten, que gera cada vez mais polêmica. Então o critério de escolha entre os dois acaba se reduzindo a isso:
Você quer evitar o glúten? A tapioca é melhor!
Você não se importa com o glúten? Fique com o pão integral!
SummaryReviewerGabrielReview Date 2018-05-19Reviewed Item Tapioca ou Pão Integral? – Qual é a melhor opção?Author Rating 5
Relacionado
[/bloqueador][/faceturbo]