Pessoas com artrite reumatóide devem retirar alguns ingredientes de suas refeições em busca de alívio da dor. Atualmente, o conhecimento sobre as intolerâncias alimentares avançou significativamente. No entanto, os pesquisadores continuam lutando para vincular os hábitos dos pacientes a certos desconfortos.
Por que alimentos naturais podem fazer mal?
Como mencionado acima, tudo o que uma pessoa consome tem alguma reação no metabolismo, seja ela positiva ou negativa. Certas ervas podem causar envenenamento se consumidas em grandes quantidades. Seja qual for o ingrediente, os órgãos precisam processá-lo e, na ausência de enzimas suficientes, não conseguem digerir certas moléculas, causando todo tipo de desconforto.
Uma pesquisa da Physicians Committee
A análise de 2.000 pessoas, publicada pelo Conselho de Médicos, gerou algumas reflexões. Aqueles que comiam mais carne vermelha, gordura, sal, açúcar e cafeína eram mais propensos a apresentar sintomas de artrite. Entre outras coisas, o que surpreendeu os especialistas foi a relação entre o consumo de duas frutas e o aumento da dor: maçã e tomate.
Dores crônicas e a relação com a alimentação
Maçãs e tomates aumentam a inflamação, o que pode piorar o reumatismo. Não há nenhuma explicação definitiva sobre se a produção de frutas transgênicas ou frutas carregadas de pesticidas está causando isso. Da má alimentação à ingestão excessiva de certos elementos, nem sempre as explicações se limitam a um único fator.
O acompanhamento nutricional faz diferença
Além de consultar um médico que entenda o seu quadro clínico, um nutricionista ou nutrólogo poderá avaliar quais alimentos você deve evitar. Adaptar-se às suas necessidades nutricionais é importante para manter sua saúde sempre segura. Reduza o risco de problemas futuros e comece a trabalhar em reclamações específicas o mais rápido possível.
Observe se o estado de saúde piora ou melhora após a alimentação, se há alguma reação adversa, e anote todos os detalhes para não esquecer na hora de falar o que pensa durante a consulta.
Confira: Chá de ervas para: Dores nas articulações, artrite, infartos