Quando o assunto é cuidar dos cabelos, é preciso ficar atento: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação de sete pomadas modeladoras. A alegação é de que o produto não atendia aos padrões de higiene prescritos.
A ação foi divulgada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (16). Por fim, a agência informou que alguns produtos já possuem restrições de comercialização e uso. Agora, a fabricação também é proibida.
Produtos
Confira a lista de produtos proibidos:
- Pomada Modeladora para Tranças Anti-frizz Be Black (da empresa Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli)
- Pomada Black – Essenza Hair, e Pomada Modeladora para Tranças Boxbraids – fixa liss (ambas da Evolução Indústria de Cosméticos)
- Pomada Braids Hair (da Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli)
- Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos e Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, (ambas da Microfarma Indústria e Comércio)
- Rosa Hair Pomada Modeladora Mega Fixação 150g (da Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos)
- Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher (da Supernova Indústria, Comércio e Serviços)
Consumidor
Para produtos produzidos exclusivamente pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda (CNPJ 68.722.743/0001-09), recomenda-se ir além. A agência pede que os consumidores que tiverem esses produtos em casa entrem em contato com a empresa para verificar o formulário de devolução.
Isso ocorre porque o fabricante precisa recolher todos os produtos disponíveis no mercado. Além disso, é recomendável interromper o uso imediatamente.
Para os demais produtos, a Anvisa ainda avalia as medidas sanitárias a serem tomadas. Por fim, vale lembrar que neste mês a Anvisa emitiu um alerta em relação à pomada Cassu Braids. Este produto pode causar danos como irritação ocular, pálpebras inchadas e dor ocular.
Confira: Pré Shampoo: Como funciona, o que faz e muito mais!