A umectação capilar é um tratamento que deixa os cabelos bem nutridos, brilhantes, macios e ainda mais fortes, é um dos tratamentos mais procurados, principalmente para mulheres com cabelos cacheados e crespos.
Isso porque é por meio da umectação capilar que nossos fios são repostos com diversos nutrientes que são perdidos diariamente com sol, vento, água do mar e piscina, procedimentos químicos como tinturas e alisamentos, uso frequente de chapinhas e secadores, etc. de outros.
A seguir, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre como hidratar os cabelos, desde o passo a passo até como escolher um óleo para o tratamento perfeito e como conseguir cabelos nutridos, leves e vibrantes!
O que é a umectação capilar?
Esse tratamento está fazendo cada vez mais sucesso entre as donas de cabelos cacheados e crespos, que são mais propensos ao ressecamento.
Além disso, para quem já conhece a conhecida rotina de cuidados com os cabelos da linha do tempo capilar, a hidratação corresponde à fase chamada nutrição capilar.
Como você deve ter adivinhado, umectar significa hidratar. Mas isso não significa que você pode deixar o cabelo mais hidratado apenas molhando-o.
Isso porque a umectação capilar deve ser feita com óleo. Diz-se que a técnica se originou na Índia, onde muitas mulheres indianas afirmam que hidratar o cabelo é a principal razão para o crescimento de cabelos fortes e saudáveis.
Uma das coisas pelas quais o cabelo indiano é conhecido é ser super forte e brilhante, não é? Então é de se esperar que uma técnica inventada por uma dona de cabelo como essa tenha seu valor.
O brilho e a força dos fios estão diretamente relacionados. Isso porque quando nossos fios estão mais fragilizados, eles adquirem um aspecto opaco e ficam mais fáceis de cortar.
Portanto, se existe um tratamento que visa dar mais brilho aos fios, ele deve atuar na fibra capilar, fortalecendo-a e devolvendo o brilho aos nossos cabelos.
Quais são as vantagens dessa técnica?
Além dos tratamentos químicos como alisamentos e colorações, esse procedimento também é responsável por repor os nutrientes que perdemos todos os dias devido a fatores externos como vento, sol e poluição.
Esses tratamentos visam mudar nossa aparência e, portanto, agem na estrutura do fio, tornando-o fraco e mais propenso à quebra.
É para quem tem mechas extremamente danificadas e sente que só a hidratação não é suficiente para dar brilho e força à fibra capilar.
Embora a maioria das informações sobre molhar o cabelo seja específica para cabelos cacheados, a técnica funciona em todos os tipos de cabelo.
A umectação vai selar as fibras capilares e mantê-las hidratadas e nutridas por mais tempo. Assim, você terá cabelos mais macios, mais definidos e com mais brilho. Então, se você acha que seu cabelo está opaco e sem vida, consiga o cabelo que deseja com uma pomada!
Como fazer a umectação capilar?
Agora que você conhece as origens e o funcionamento da hidratação capilar, é hora de entendermos como ela deve ser feita.
Já está claro que essa técnica requer o uso de óleo, certo? Mas como exatamente eles são aplicados, o que são esses óleos e quanto tempo devemos deixá-los no cabelo?
Vamos explicar tudo para você! Pode ficar tranquilo, ok? A tecnologia de umectação capilar é simples, de baixa dificuldade e o efeito é incrível!
Existem duas formas de molhar o cabelo: com óleo nos fios ou na raiz, mas cuidado para não exagerar, ok? Além disso, o óleo pode ser aplicado e removido após pelo menos 3 horas, ou para uma hidratação mais profunda, você pode aplicar o óleo no cabelo e removê-lo na manhã seguinte.
Dicas preciosas para uma umectação capilar poderosa
Existem duas formas de molhar o cabelo: com óleo nos fios ou na raiz, mas cuidado para não exagerar, ok? Além disso, o óleo pode ser aplicado e removido após pelo menos 3 horas, ou para uma hidratação mais profunda, você pode aplicar o óleo no cabelo e removê-lo na manhã seguinte.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
Além disso, se você optar por dormir com óleo, tente enrolar o cabelo em uma camisa de algodão para evitar que o óleo manche o travesseiro.
Hidratar durante a noite é muito eficaz e cria uma camada de gordura ao redor do cabelo que ajuda a manter os nutrientes na fibra capilar.
Se optar por lavar o cabelo durante o dia, deixe o óleo agir no cabelo o maior tempo possível ou pelo menos 3 horas antes de enxaguar o cabelo.
É uma forma prática para quem não quer dormir com produto no cabelo. Pode ser útil usar uma tampa para acelerar o tempo de ação do produto.
Também muito importante, ao contrário da hidratação, não há necessidade de lavar o cabelo antes da umectação capilar.
Isso porque o óleo não penetra no fio, então a cutícula não precisa necessariamente ser aberta para receber o produto. Isso significa que você pode molhar o cabelo com o cabelo sujo sem nenhum problema.
Qualquer óleo serve para fazer a umectação?
Como você pode imaginar, o óleo é mais do que apenas óleos que você pode usar para hidratar o cabelo, certo? Refere-se aos óleos vegetais, que são óleos extraídos de plantas ricas em triglicerídeos. Por exemplo, podemos citar o óleo de coco, óleo de abacate, óleo de semente de uva, óleo de rícino, óleo de argan, etc.
Entre para o nosso grupo no facebook: Hidratação caseira
Conheça algumas opções
Muitas pessoas usam azeite de oliva extra virgem porque é fácil de encontrar e tem propriedades hidratantes impressionantes.
O óleo de mamona também é outro óleo favorito porque é barato, fácil de encontrar e fácil de usar. Proporciona maciez e limpeza, além de apoiar o crescimento saudável do cabelo.
O óleo de coco é outra ótima opção para hidratar os cabelos, pois tem um cheiro agradável e diversos benefícios que deixam os cabelos macios e com brilho. É rico em vitamina E e ácidos graxos para ajudar a nutrir o cabelo.
O óleo de argan, também conhecido como “o ouro do Marrocos”, ganhou manchetes em jornais de todo o mundo destacando seus benefícios.
Este óleo favorito dos cabeleireiros também pode ser usado para hidratar os cabelos; seu alto poder hidratante ajuda a reduzir o frizz, além de proteger contra os raios UV.
Você viu? Não faltam opções de óleos vegetais para hidratação capilar que vão ajudar seus fios a ficarem mais nutridos, brilhantes, vibrantes e saudáveis!
Incorpore esses óleos em sua rotina de cuidados com os cabelos e veja os resultados que podem ser vistos rapidamente!